quarta-feira, 20 de março de 2024

Resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com o 1º livro de Harry Potter que ouvi aos poucos pela Audible. Pode conter SPOILERS.

 Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. 

No inicio somos apresentados a familia Dursley. A Srª Dursley é a irmã de Lilian Potter. Essa familia é perfeitamente normal, mas tem um segredo que teme que os vizinhos descubram. Sua a esquisitice da familia Potter. Valter D. já sabe que tem algo errado com o mundo, com tanta maluquice acontecendo na rua. A partir do que ouviu, ele sabe que tem algo haver com a irmã de sua esposa. Alvo D. veio deixar o orfão Harry Potter com a familia Dursley. Alvo conta para Minerva sobre a morte de Lilian e Thiago Potter assassinados pelo Lord Voldemort. Alvo resolve deixar Harry com a familia D. para ficar longe de sua fama e ficar protegido dos magos das trevas. Hagrid trás Harry para Alvo. Não entendo porque Alvo não bateu na porta para entregar Harry, ele somente deixou Harry na soleira da porta com somente uma carta explicando tudo sobre a morte dos Potters.

Se passaram 10 anos desde aquela noite. E a familia D. gosta de esconder Harry de todos com medo de sua esquisitice. É o aniversário de Duda. E Harry dorme no armário debaixo da escada. A familia D. não gosta de Harry, e não o trata como um ser humano fornecendo as necessidades básicas que todos precisam, somente com as sobras de Duda e do que ele não quer mais. Harry ficou muito rapido para fugir de Duda, quando Duda resolve fazer de Harry seu saco de pancadas pessoal. Duda é um piralho mimado insuportável. A familia D. quer que Harry se torne cada dia mais invisível para o mundo. Harry acaba indo no zoológico com a familia já que não tem baba para Harry. Tem alguns flashback da infancia de Harry, sendo castigados por sua mágica acidental. No Zoológico, Harry sem querer com mágica acidental liberta a cobra do tanque em que ela esta. Por Harry ter libertado a cobra e assustado Duda, Harry ficou no armário de castigo por semanas.

Chegou as ferias de verão, quando finalmente Harry foi libertado do seu armário. Harry vivia fora de casa para evitar apanhar de Duda. Duda é burro para caramba e seus tios acham ele o mais inteligente do mundo. Finalmente chegou a carta de Hogwarts para Harry, mais antes que ele podesse esconder a carta, Duda falou ao pai da carta que Harry recebeu. Petunia percebeu que tipo de carta era logo que a pegou na mão. Petunia e Valter acham que estão sendo vigiados pelos malucos. Por isso, eles mudaram Harry do armario para o 2º quarto de Duda. A cada dia que passa, chega mais cartas para Harry enquanto os tios ficaram doidos por causa disso. Por causa das cartas, os tios vão viajar para uma ilha remota no meio do nada. Mais não adiantou de nada, pois Hagrid ainda assim achou o Harry. É finalmente o aniversário de Harry.

Hagrid chegou onde Harry estava. Harry é apresentado a Hagrid. Hagrid faz um bolo de aniversário para Harry. E finalmente Harry vê o que tinha na carta endereçada a ele. Hagrid percebe que Harry não sabe sobre Hogwarts. E Harry consegue um pouco de informações sobre seus pais. Valter D. tenta proibir Hagrid de contar a verdade sobre o Harry. Petunia finalmente diz a Harry que sempre soube o que Harry era, e que nunca quis realmente cuidar dele. Harry descobre a verdade de como seus pais morreram. E Hagrid conta a Harry sobre Voldemort e a primeira guerra bruxa. E que depois de matar seus pais quando tentou mata-lo, Voldemort foi morto e seu corpo destruído. Valter com raiva do que Hagrid contou a Harry que insultou Alvo D. e Hagrid dá um rabo de porco a Duda. 

No dia seguinte, Harry vai com Hagrid ao Beco Diagonal, depois de sair da cabana em que estava. Ele começa a aprender sobre o dinheiro Bruxo. Nuques são moedas de bronze. Harry acaba de descobrir que seus pais deixou dinheiro pra ele em Gringotes, o banco dos bruxos. E Hagrid vai contando coisas pra ele. E diz a Harry que sempre quis um dragão de estimação. Harry pega sua carta que informa do que ele precisa comprar para o 1º ano de escola. Harry entra no beco diagonal pela passagem escondida que tem no Caldeirão Furado. Eles vão ao banco retirar o dinheiro que Harry precisa para comprar o material escolar. Harry fica admirado com o quanto de dinheiro seus pais lhe deixaram quando vai no seu cofre. Sicles são de prata e Galeões são de ouro. Harry conhece Draco na loja de roupas para toas as ocasiões. Draco é um idiota e ofende Hagrid. No retorno de Hagrid, Harry tem mais perguntas pra fazer sobre esse mundo novo. E Harry vai ao Olivaras conseguir uma varinha. Harry acabou conseguindo a varinha gema da que Voldemort usava quando matou seus pais e lhe fez a cicatriz de raio na testa. E Harry ganha uma coruja nevada de Hagrid como presente de aniversário.

Duda está apavorado com Harry. Harry chamou sua coruja de Edwiges. Harry pede para seu tio levá-lo a estação de trem. Harry foi levado à estação de trem, mas ainda não sabe como entrar na plataforma para Hogwarts. Ainda bem que Harry conheceu Molly Weasley. Molly Weasley explicou para Harry, como entrar na plataforma de trem para Hogwarts. Ele também conhece os gêmeos Weasley. Mais tarde, Harry conhece Rony e percebe que Rony é de uma família muito antiga de bruxos. Rony está chocado que Harry, fala o nome do assassino dos seus pais, quando nenhum bruxo consegue dizer o nome dele. Finalmente Harry conhece, e se torna amigo de alguém. Harry diz a Rony, que no mundo dos trouxas, as fotos não se mexem como as fotos bruxas.Eles conhecem Neville e Hermione. Harry conhece Draco Malfoy, que é muito rude com Rony e ele. Eles entram em Hogwarts no primeiro ano, por barcos em um lago com uma lula gigante nele.

Harry conhece Minerva, a professora de transfiguração e vice-diretora de Hogwarts. Eles vão ser selecionados para uma casa de Hogwarts, e para descobrir isso, é feito um teste de personalidade, para ver qual casa se encaixa em você. Começou a classificação de Hogwarts, e Hermione foi parar na Grifinória. Harry também acabou na Grifinória com Rony. Começou o jantar no salão principal,e eles conhecem o senhor Nicolas, que é o fantasma da casa de Grifinória. Augusta achava que Neville era um aborto, porque não fazia mágica quando criança. Eles cantam o hino de Hogwarts para encerrar o jantar, e logo vão para o dormitório da Grifinória. Mais tarde, Harry sonha com um clarão Verde.

Harry é famoso, mas não quer isso, porque é famoso por sobreviver ao impossível. Ele descobre quais são suas aulas durante a semana. Ele teve aula de transfiguração e defesa contra as Artes das Trevas. Ele também teve uma aula de Poções durante a sexta-feira, e logo depois foi visitar Hagrid em sua Cabana. Severo Snape odeia Harry, por ter sobrevivido a noite de Halloween. Harry descobriu que os ladrões queriam um pacote, que ele e Hagrid pegaram naquele mesmo dia.

Chegou o dia da aula de voo.Neville nunca voou, porque é muito desastrado. Draco já percebeu que Harry não recebe presente de ninguém, por causa da aula de voo, e de sua rivalidade com Draco, fazendo Harry voar muito bem. Com isso, Harry se torna o apanhador mais jovem do século. Draco desafia Harry para um duelo de bruxos. Acontece que era uma armadilha de Draco, para fazer Harry ser pego e expulso de Hogwarts. Só que ele se escondeu, antes de ser pego pelo zelador de Hogwarts. Mas com isso, eles acabaram no corredor proibido.Ao entrar na sala proibida, viram que tinha um cachorro de três cabeças, em um alçapão escondendo alguma coisa.

Draco percebeu que Harry não foi expulso. Harry ganha um presente via coruja, a sua vassoura Nimbus 2000, por ser um apanhador. Harry começa seu treinamento, para participar do time de quadribol da Grifinória como o apanhador. Hogwarts é mais casa de Harry do que com sua tia Petúnia. Rony foi tão mal com Hermione de novo, que ela foi se esconder no banheiro das garotas e não sabe sobre a entrada do trasgo na escola. Harry contou para Rony que Hermione está em perigo pois não sabe sobre o trasgo. O trago acabou no banheiro em que Hermione estava. Depois que Harry e Rony salvam Hermione do trasgo, os três se tornam melhores amigos, e são chamados em Hogwarts, o trio de ouro da Grifinória.

Novembro começou a nevar, e semana que vem é a partida de quadribol da Grifinória contra a Sonserina. Harry descobriu que Snape quer o que o cachorro de três cabeças está guardando. Chegou o dia do primeiro jogo oficial de Harry no quadribol. Hagrid aparece para ver o jogo. Enquanto o pomo de ouro aparece pela primeira vez no jogo,alguém está azarando a vassoura de Harry. Hermione percebeu que alguém está azarando a vassoura de Harry. Harry quase engole o pomo de ouro, quando o captura para finalizar a partida de quadribol.

Chegou o Natal em Hogwarts e Harry resolveu ficar para o feriado.Draco está ciumento pelo talento de Harry no quadribol. Snape salva Draco de apanhar outra vez.O trio Dourado está tentando descobrir quem é Nicolas Flamel.Harry ganha um suéter Weasley de Molly e recebe a capa de invisibilidade que era de seu pai.Enquanto procurava por Nicolas Flamel, Harry acaba encontrando o espelho do desejo em uma sala vazia.Harry vê seus pais refletido no espelho do desejo. Harry vê seus pais e o restante da sua família refletidos no espelho do desejo, a família bruxa e a família trouxa. Dumbledore explica para Harry como o espelho funciona, já que o espelho mostra o desejo mais desesperado dos seus corações.

O treino de quadribol recomeçou. Snape vai ser o árbitro na partida de quadribol. Draco azará Neville com feitiço de perna presa. Eles finalmente descobriram quem era Nicolau Flamel, e perceberam que o cachorro de três cabeças está protegendo a Pedra Filosofal. Porque Dumbledore foi assistir a partida, Snape não pode fazer nada contra Harry. Draco e Rony brigam nas arquibancadas. Harry tem mais talento que seu pai no quadribol. Snape e Quirrell ficam brigando às escondidas na floresta proibida.

Hermione faz Harry e Rony começarem as revisões de fim de ano. Rony descobre que Hagrid está querendo aprender como cuidar de um dragão.Hermione descobriu quem ajudou o Dumbledore a proteger a Pedra Filosofal. Eles tentam ajudar Hagrid com a transferência do filhote de dragão, para reserva na Romênia. Hagrid descobre que Draco viu o dragão na cabana dele. Draco delatou os três para a professora Minerva, e todos eles acabam em uma detenção na floresta proibida.

Minerva coloca eles quatro em detenção.Eles perderam muitos pontos para a Grifinória ao tentar ajudar Hagrid. Os alunos viram as costas para Harry, por ter perdido os 150 Pontos para Grifinória, de uma vez só. Eles acabam em detenção na floresta proibida, ajudando Hagrid a procurar quem está machucando os unicórnios. Eles encontram uma sombra tomando a força, sangue de unicórnio. Harry descobre que é Voldemort, que está se alimentando do sangue dos unicórnios. Hagrid conseguiu achar o Unicórnio ferido na floresta. Harry viu um unicórnio morto enquanto Voldemort tomava seu sangue na floresta. Harry é salvo por um Centauro. Com Friese Harry descobre que Voldemort, matou um unicórnio, e quer pegar a Pedra Filosofal para se tornar Imortal.

Harry faz as provas finais do primeiro ano.Agora Harry tem pesadelos diários com Voldemort, depois do que aconteceu na floresta proibida. Harry descobre que Hagrid, contou para um estranho como passar para o cachorro de três cabeças. Eles eles contam para Minerva sobre o possível roubo da Pedra Filosofal. Harry vai para no terceiro andar, para impedir Voldemort de pegar a Pedra Filosofal. Eles passam pelo cachorro de três cabeças, e atravessa o visgo do diabo. Apesar de tudo, Harry não perde a cabeça em uma crise de vida e morte. Eles passam pelas Chaves aladas, e Rony os ajuda a passar pela partida de xadrez gigante. Só que Rony e Hermione acabam se machucando, então Harry vai deter Voldemort sozinho.

Para detê-lo Harry foi pegar a Pedra Filosofal sozinha. Quem quer pegar a pedra Filosofal, é o professor de defesa contra as artes das Trevas de duas caras. Harry descobre que Voldemort está na nuca do professor de defesa contra as artes das Trevas. Harry consegue a Pedra Filosofal, pois somente quem não quer usá-la, para ganhos próprios é que consegue pegá-la. Harry descobre que Voldemort, estava atrás dele e não de seus pais. Harry mata Quirrell em legítima defesa. Depois disso, ele acabou desmaiando. Ele ficou desacordado por três dias. Harry sabe que um dia, Voldemort vai voltar de vez. Ele sabe que Voldemort não pode tocá-lo, porque sua mãe o amava o bastante, para morrer por ele. No último dia de aula, o trio de ouro conseguiu pontos o bastante para a Grifinória, e conseguiu ganhar a taça das casas.Hagrid vai visitar Harry na enfermaria, e dá um álbum de fotos para ele com foto de seus pais. Assim termina o primeiro ano do Trio Dourado em Hogwarts.

Por hoje é isso.

Volto em breve com a continuação da jornada de Harry Potter.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário