domingo, 3 de dezembro de 2023

Seriado Alias Grace

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com uma minissérie que está na Netflix, que foi baseado em um livro da escritora de O CONTO DA AIA. Os episódios tem aproximadamente 50min de duração. Pode conter SPOILERS.

Grace Marks é uma jovem irlandesa de classe média baixa, que decide tentar a vida no Canadá. Contratada para trabalhar como empregada doméstica na casa de Thomas Kinnear, ela é condenada à prisão perpétua pelo assassinato brutal do seu patrão e da governanta da casa, Nancy Montgomery. Passados 16 anos desde o encarceramento da imigrante, o Dr. Simon Jordan se apaixona por Grace e fará de tudo para descobrir a verdade sobre o caso.

Dr. Simon Jordan é contratado para fazer uma avaliação psiquiátrica da célebre assassina Grace Marks, que seus apoiadores esperam que seja libertada como resultado do relatório de Jordan. Grace foi presa por assassinato nos últimos 15 anos, enquanto seu co-conspirador James McDermott foi enforcado. Embora ela não se lembre dos assassinatos reais, ela conta a Jordan sobre a imigração da Irlanda para o Canadá e a procura de emprego como empregada doméstica. Sua mãe morreu durante a viagem e seu pai abusivo e alcoólatra a agrediu sexualmente. Seu pai exige que ela ganhe a vida e sustente a família. 

Jordan parece ter desenvolvido interesse em Grace e fantasia com ela. Grace conta a ele sobre sua amizade com Mary Whitney, outra empregada. Mary é extrovertida e defensora da igualdade, ela tenta transmitir essas ideias a Grace e as duas rapidamente se tornam amigas. Grace é apresentada a um mascate chamado Jeremiah, que lê sua sorte, dizendo que ela encontrará dificuldades, mas que tudo ficará bem. Eventualmente, Mary fica grávida, mas se recusa a contar a Grace quem é o pai, embora esteja implícito que é filho do dono da casa. Mais tarde, Mary morre de complicações de um aborto, e Grace tem alucinações ao ouvir Mary falando com ela. 

Jordan continua a fantasiar sobre Grace enquanto eles continuam suas sessões, falando sobre os acontecimentos após a morte de Mary. Grace conhece Nancy, governanta do Sr. Thomas Kinnear. Nancy oferece a Grace um emprego com melhor remuneração. Embora outra empregada avise Grace para não aceitar o emprego, ela aceita, em parte porque Nancy lembra Grace de Mary. Depois de chegar à fazenda em Richmond Hill, Ontário, Grace conhece Jamie, um jovem fazendeiro, bem como James McDermott, um trabalhador rural. 

Jordan desenvolveu uma paixão por Grace enquanto sua senhoria, a Sra. Humphrey, se sente atraída por ele. Grace continua contando a história de sua vida para ele. Quando Nancy decide demitir McDermott, McDermott diz a Grace que Nancy e o Sr. Kinnear estão dormindo juntos. Grace perde o respeito por Nancy ao descobrir que Nancy está grávida e elas começam a brigar. De acordo com Grace, McDermott diz que eles deveriam matar Nancy e Kinnear e jogar seus corpos no porão. No entanto, de acordo com a confissão escrita de McDermott, Grace queria assassinar Nancy e Kinnear envenenando-os, mas McDermott recusou-se a ajudá-la. Jeremiah vem se despedir devido a uma mudança de carreira, e pede a Grace que fuja com ele, mas ela decide não fazê-lo quando ele diz que não acredita em casamento. 

Jeremiah reaparece no presente, transformando-se em um neuro-hipnotizador conhecido como Dr. DuPont, mas apenas Grace sabe de sua verdadeira identidade. Ele sugere colocar Grace em transe para tentar acessar suas memórias. Embora Jordan discorde, Grace está disposta a permitir que Jeremiah a hipnotize. Grace mais tarde diz a Jordan que ela tentou alertar Nancy sobre as ameaças de McDermott de matar ela e Kinnear, mas ela dá de ombros. Quando Kinnear viajou, Nancy aproveitou a oportunidade para demitir McDermott e Grace. A confissão de Grace diz que McDermott bateu em Nancy e a jogou no porão, onde a estrangulou com o lenço de Grace, mas ela diz que não consegue se lembrar disso e que seu advogado ditou sua confissão. 

Jordan visita o advogado de Grace em Toronto, que lhe diz que Grace provavelmente é culpada e pode ter uma queda por ele. Ao retornar para ver Grace, ele a incentiva a ser hipnotizada, que concorda se Jordan disser. Jeremiah hipnotiza Grace, que assume a personalidade e a voz de Maria. Jordan pergunta se ela já teve relações com McDermott, e ela, como Mary, afirma que os dois se beijaram apaixonadamente, o que é descrito como um método para irritar e deixar Jordan com ciúmes. Ela tenta provocá-lo, dizendo que sabe dos sentimentos dele por ela. Ela também afirma ter tentado atrair McDermott e Kinnear. Mary afirma que assassinou Nancy, mas que Grace não sabe da existência de Mary, insinuando que Grace era inocente. Assim que Jeremiah a tira do transe, Grace parece não ter consciência do que ela disse e diz que devia estar dormindo. Onze anos depois, Grace recebe o perdão e é libertada da prisão. Ela fica surpresa ao se reunir com Jamie Walsh, que pede desculpas por seu papel em sua condenação e a pede em casamento. Depois de hesitar, ela aceita. Os dois levam uma vida agradável, e Grace agora tem a vaca Jersey e as galinhas Leghorn que Mary previu que teria quando fossem adolescentes, bem como um marido cujo nome começa com "J", como Mary previu. Grace recusa a sugestão de Jamie de contratar ajuda e também fica preocupada com seus constantes questionamentos sobre sua vida no asilo, o que a lembra de Jordan e suas desculpas pela dor que causou a ela. A narração agora fica conhecida como uma longa carta que Grace está escrevendo para Jordan. Sem o conhecimento dela, ele foi gravemente ferido na Guerra Civil Americana e ficou em estado semicatatônico.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário