quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Filme A Menina Que Roubava Livros

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme, baseado em um livro com o mesmo nome. Está na STAR+ com aproximadamente 2h15min de duração. Pode conter SPOILERS.

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.

O filme se passa durante a 2ª Guerra Mundial, e quem narra a história é a MORTE. A única certeza que se tem é a morte. Liesel está em um trem fugindo de sua cidade natal. Durante a viagem, o irmão mais novo dela acaba morrendo, e eles param o trem só por tempo suficiente para enterrá-lo.

A família está fugindo do novo regime no país. E Liesel foi entregue a uma nova família adotiva. Liesel foi entregue a Rosa e Hans Hubermann. Hans gosta de tocar acordeão. Rudy foi a casa de Liesel para levá-la para a escola. As pessoas adoravam H. na Alemanha Nazista. Liesel começa a escola muito tarde, e ainda não sabe ler nadinha, e briga na escola para se defender dos outros.

Liesel e Rudy se tornam melhores amigos em pouco tempo. Hans percebe que Liesel não sabe ler, e resolve ensiná-la enquanto melhora a si mesmo na habilidade de ler as coisas. Max é outro Judeu que está fugindo do regime nazista. Liesel finalmente conseguiu ler o livro “Manual do coveiro” que pegou na estrada a caminho de sua nova casa.

Liesel escreve uma carta para sua mãe biológica, sem saber que sua carta nunca seria respondida por ela. O exército nazista faz uma fogueira para queimar os livros proibidos. Liesel pega na fogueira um livro que não foi queimado e esconde na sua roupa. Hans logo descobriu sobre o novo livro da coleção de Liesel.

Max finalmente conseguiu chegar na casa de Hans Hubermann. Hans prometeu à família de Max que ajudaria a eles se fosse preciso. Passou-se muitos anos antes que Max precisasse de ajuda. Max e Liesel se tornam amigos de cabeceira. Liesel começa a trabalhar entregando roupas passadas para ajudar na renda da família.

A família rica que ela entrega roupas, tem uma biblioteca magnífica em sua mansão. Os alemães estão entusiasmados com a declaração de guerra. Liesel a cada três dias entrega roupas naquela mansão, e lê um capítulo de um novo livro que encontra por lá. Max e Liesel conversam sobre as coisas importantes da vida.

Max acaba se mudando para o porão da casa, para sua própria segurança. Conforme Rosa vai perdendo clientes, ela começa a fazer racionamento de refeições. Hans e Liesel com Max fazem uma guerra de neve no porão. Depois de 2 anos da chegada de Max aos Huberman 's, ele fica muito doente, e Liesel vela seu sono enquanto lê livros para ele.

Rudy descobre sobre Max sem Liesel contar para ele. Com o passar do tempo, Liesel rouba mais livros da casa do prefeito. Max continua em coma, dormindo no porão. Finalmente depois de muito tempo, Max acorda do coma. Liesel começa a ler nos esconderijos dos porões da rua.

Descobriram que o sapateiro da rua era Judeu. Algum tempo depois, Max para proteger toda a família, ele sai da casa dos Hubermann 's. Rudy foi escolhido para a escola militar de verão. Hans foi convocado para a guerra. Liesel está cada dia mais chateada, por todos que ela conhece, está saindo de sua vida de uma hora para outra.

Agora Liesel está contando histórias para passar o tempo no porão. Hans foi dispensado da guerra por ferimentos adquiridos em combate. Liesel começa a escrever seu livro de memórias da sua vida com o presente de Max. Por estar escrevendo seu livro no porão, é que Liesel foi salva depois que sua rua foi atingida por bombas alemãs.

A procura de sobreviventes na rua, o exército encontra Liesel ainda viva no porão excluído da casa. Depois que descobriram que Liesel sobreviveu ao bombardeio da sua rua, os prefeitos da cidade resolveram adotá-la. Dois anos depois, quando a guerra acabou, Liesel começou a trabalhar na sapataria com o pai de Rudy. Pouco tempo depois, Liesel encontra Max que também sobreviveu a guerra. Liesel viveu uma vida plena e morreu aos 92 anos de idade.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário