domingo, 28 de janeiro de 2024

Filme Sociedade Da Neve

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme, baseado em uma história real que está na Netflix, com aproximadamente 2h25min de duração. Pode conter SPOILERS.

Fala sobre o caso que ocorreu em 1972, quando o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, cai em uma geleira no coração dos Andes. Apenas 29 de seus 45 passageiros sobrevivem ao acidente. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis no planeta, eles são obrigados a recorrer a medidas extremas para se manterem vivos.

Em 13 de outubro de 1972, houve um desastre de avião, contendo 40 passageiros e 5 tripulantes. O que acontece quando o mundo te abandona? Precisa voltar ao passado e descobrir os motivos desse fato. No momento, está tendo um flashback das pessoas conseguindo dinheiro para as passagens de avião.

A maioria dos passageiros são adolescentes, comemorando o encerramento da faculdade. Para a maioria, será a última viagem que variam juntos, porque depois da formatura, normalmente cada pessoa segue para um lado bem diferente do que estão acostumados. Um dos narradores é Nuno de 24 anos de idade.

Para a maioria desses adolescentes é sua primeira viagem internacional. O CDF explica para as pessoas qual é a rota indicada para chegar no Chile com segurança. Agora voltou ao tempo atual com o desastre de avião. Foi feito um pouso de emergência, que praticamente destruiu o avião, deixou vários mortos e muitos feridos gravemente.

Os sobreviventes estão perdidos na neve. O piloto estava tão ferido que sabe que ia morrer. Tem muitos feridos gravemente, que se dormir por conta do frio, morrem congelado. Os sobreviventes estão ilhados nas montanhas geladas, sem terem como pedir ajuda via rádio, porque o que restou do avião, são destroços de metal.

Aqueles que sobreviveram tentam tratar os ferimentos dos que sobraram. Eles tentam se aquecer da forma que conseguem, com o que encontra pelo caminho nos destroços do avião. Já estão perdidos a 3 dias nas montanhas geladas.muitos parentes que estavam juntos, acabaram mortos com a queda do avião.

Eles viram um outro avião sobrevoando a montanha, e eles iludidos acharam que eram uma equipe de resgate. Os mais velhos não querem acabar com a esperança dos mais novos, e ter fé que o resgate chegará alguma hora. É nessas horas que vemos, o que somos realmente capazes para nos manter vivos.

Se passaram 6 dias desde o acidente, e o que restava de comida já está acabando de vez. Eles estão ficando doidos de fome e definhando, acontece que algum sobrevivente diz que para continuar vivo, precisa comer carne humana, ele come do mesmo jeito, se isso permitir que ele continue vivo.

A situação está preta literalmente, já que eles estão urinando preto. Mais uma acabou morrendo, por conta das condições precárias que eles estão enfrentando naquele momento. Estão ficando tão doido, que começaram a dar permissão para comerem seus corpos, se algum deles morrerem, enquanto esperam o resgate.

Agora acabou toda a comida que tinham, e os mais corajosos faziam o trabalho que ninguém queria, que era desmembrar os mortos, longe dos vivos, para se tornar comida para quem sobreviveu. Com o concerto do rádio, eles ficam sabendo que as buscas por sobreviventes vão parar por um tempo, por conta da pouca visualização por causa da neve.

Algum sobrevivente foi atrás de coisas que sobrou do avião, e quase morre congelado durante a noite. A fome é tanta, que quem não queria comer restos humanos dos mortos, estão cedendo a tentação pela fome. Eles ficam soterrados na neve, mesmo dentro do avião com a avalanche que aconteceu, e com isso mais pessoas morreram.

Antes alguém fazia com que as coisas que comiam, não tivesse nem nome e nem rosto, mas com todos soterrados na neve, dentro do avião, tentar continuar da mesma forma não era possível. Eles se viram com o que tem. Depois disso, mais alguns morrem. Um por colapso no pulmão e outro por falência de órgãos.

Alguns voluntários, agora que começou o degelo depois de mais de um mês, fazem uma longa caminhada, super agasalhados, para ver se encontram alguma coisa para continuar vivendo, ou a equipe de resgate. Os médicos voluntários continuam em frente, só os 2 por 10 dias, até achar alguém nas montanhas a cavalo, e conseguir avisar a equipe de resgate que tem sobreviventes no avião.

Essa viagem começou com 40 passageiros e 5 tripulantes. No dia do resgate, em 22 de dezembro de 1972, só restaram vivos 16 passageiros. Enquanto tratam os que foram resgatados, depois deles terem se reencontrado com os ente queridos que deixaram para trás, os médicos estão abismados deles terem sobrevivido dessas condições.

O estado lamentável e sujo de suas roupas, o estado esqueléticos de seus corpos, a sujeira impregnada de suas peles. Os jornais os chamam de “Os heróis dos Andes”, mas aqueles que sobreviveram, não se acham heróis por estarem vivos, para eles foi um milagre se encontrarem com suas famílias outra vez.

Eles precisaram de ajuda, para as coisas mais básicas por um tempo de novo. Um dos que foi resgatado com vida, encheu uma mala com cartas daqueles que morreram, com uma última mensagem para sua família, mesmo depois de estarem mortos. Aqueles que viveram, juraram para as almas de seus amigos mortos, que iriam eventualmente contar tudo o que eles viveram isolados naquela montanha, por 70 e poucos dias antes do resgate.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário