sexta-feira, 5 de maio de 2023

Dorama: Uma Advogada Extraordinária

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um dorama maravilhoso, foi concluído, estava com lançamento semanal, e foi concluído dia 31 de agosto de 2022. Com 16 episódios de aproximadamente 1h cada. Está lançado na Netflix dublado. Pode conter SPOILERS.

Woo Young Woo é uma advogada de 27 anos com síndrome de Asperger. Young Woo é uma profissional excelente, tendo o QI de 164,  ela se formou como a melhor estudante da turma na prestigiada Universidade Nacional de Seoul. Devido à sua inteligência e memória fotográfica, ela conseguiu um trabalho em um grande escritório de advocacia. Por outro lado, emocionalmente, Young Woo não se dá muito bem com interações sociais. Como resultado, muitos a enxergam como uma esquisita ou solitária, tendo sido alvo de bullying na escola. A série tem foco no crescimento de Young Woo como advogada e pessoa, enquanto ela conhece novas pessoas que irão fazer a diferença em sua vida.


Woo foi diagnosticada como Autista aos 5 anos de idade. Finalmente depois de todo esse tempo ela conseguiu falar alguma coisa. Woo é um gênio. Com 5 anos já tinha decorado o livro de código penal. Foi a primeira autista da cidade a se tornar uma advogada. Vai começar no escritório com a nota mais alta no exame da Ordem dos advogados. Seu 1º caso como uma advogada formada, envolve a agressão de um casal de idosos. Woo vai defender a mulher que cuidou dela quando criança. A mulher se lembra dela logo de cara. Todos ao redor não acreditam que ela possa fazer algo no escritório, mas ela consegue ver o que ninguém mais vê. Woo sabe que se a idosa for condenada, porque vive do dinheiro do marido que ela agrediu. O pessoal do escritório nunca termina de explicar as coisas, sempre deixa tudo na metade. Só mais tarde, é que um advogado se dá conta de que precisa ajudar Woo com seu caso. Woo informa a idosa que sua intenção na hora do incidente vai ser importante pro juiz. A memória de Woo é uma coisa louca, ela se lembra de tudo que escuta ou lê, não importa se é bom ou ruim. A Woo no dia do júri popular foi jogada aos leões, sem ninguém conseguir entendê-la direito no tribunal. Apesar do velho ser difícil, a mulher dele não queria que ele morresse. Ele já estava muito doente quando foi atingido na cabeça com o ferro. A habilidade de Woo de conseguir se lembrar de detalhes acaba sendo a chave para salvar a mulher de uma acusação bem maior e ser presa. Se não fosse a Woo, a mulher tinha sido presa por assassinato.

A noiva estava em sua festa de casamento, quando seu vestido rasgou e houve um escândalo entre a família da noiva. Agora que Woo encontrou alguém com quem falar sobre as baleias, ela vai tentar diminuir o quanto fala sobre elas. Agora o pai da noiva quer processar o hotel onde ocorreu a festa de casamento por danos morais, físicos e psicológicos à reputação. É impressionante o quanto ninguém sabe lidar com a Woo. Woo e seu colega de escritório vão visitar a noiva, e ela conta sua história aos dois. Como Woo é detalhista ao extremo, ela acaba fazendo a pergunta mais embaraçosa para a noiva. Depois da conversa com a noiva, eles vão conversar com o noivo. A garota que trabalha com Woo fica com ciúmes porque o cara que ela gosta, fica de papo sobre as baleias com ela. A garota que estava com Woo passa mal e quem tem que fingir ser a noiva é a Woo, e Jun-ho fica surpreso de como ela fica linda com um vestido de noiva. Como Woo não desiste das coisas, ela encontra uma testemunha em favor da noiva. Mas as coisas não vão bem pro lado da noiva não, já que o advogado da outra parte contra atacou com força total. A noiva conta toda a história por trás do casamento para os advogados, e Woo tem uma ideia para resolver as coisas. A ideia de Woo faz com que a noiva ganhe parcialmente ganhando totalmente a causa ou não. Mas a noiva desiste de tudo no final para ser feliz longe de seu pai. Ela finalmente está aprendendo sobre interações sociais aos poucos e lembrando das pessoas importantes pra ela.

As coisas finalmente estão melhorando para Woo e ela consegue sua própria sala no escritório de advocacia, e está bem feliz com sua conquista. Isso até ela participar de um caso em que ela precisa defender outra pessoa com autismo. Ela precisa defender ele da acusação de assassinato do seu proprio irmão mais velho. Woo foi escolhida para esse caso, justamente porque tem autismo, e descobriria uma maneira de se comunicar com ele para descobrir o que realmente houve na fatídica noite. Woo pede conselhos ao seu pai sobre como se comunicar com ele, e ficamos sabendo mais da infância de Woo, quando seu pai finalmente descobriu uma nova forma de se comunicar com ela. Assim ela descobre como realmente falar com ele, e ao visitar a casa da vítima e ao prestar atenção aos detalhes, acaba descobrindo fatos importantes que podem mudar completamente o caso dele. O irmão que morreu já tinha tentado se matar varias vezes antes do dia em questão, e o irmão acusado de assassinato, no dia fatidico estava tentando salvar a vida do irmão mais velho e não matá-lo, o que aconteceu foi uma consequencia dele tentar salvá-lo. E no decorrer desse caso, as coisas horríveis que Woo escutou e presenciou sendo feito para o acusado e mais tarde para ela mesma, acabaram fazendo Woo ficar reflexiva e deprimida. Com o caso terminado, Woo pede demissão do trabalho. 

No inicio desse episódio, as pessoas do escritório já descobriram que Woo apresentou sua carta de demissão, e todos ficam sem intender a situação, pois agora que eles estavam se acostumando com o jeito maluco dela, ela pede demissão. Woo esta lá, ajudando no restaurante do seu pai, quando sua melhor amiga veio até ela pedir ajuda em nome de seu pai. Ela conta que o pai foi enganado pelos irmãos mais velhos, com a lei hereditária de sucessão de bens. No caso dele, ele foi enganado e esta com dividas e ficará sem dinheiro, enquanto seus outros irmãos realmente ficam com a grana. Ficamos sabendo como Woo e ela se tornaram amigas. Woo acha que não esta mais contratada pelo escritório, mas o seu chefe não deu baixa em seu pedido de demissão, então ela assume o caso da amiga. No começo nada ia bem, o pai da amiga tinha sido passado a perna e não entendia de leis, as testemunhas dele foi compradas pelos irmãos mais velhos. Mais como Woo não desiste facil das coisas e tem maneiras diferentes de fazer as coisas, ela encontra uma maneira de ganhar esse caso. No final, os irmãos se resolveram e dividiram as coisas entre eles igualmente. O seu chefe percebe que qual seja a situação, Woo acaba por cima mesmo sem querer.  

Esse episódio foi difícil de assistir em vários níveis diferentes de sentimento. Aqui Woo é designada para trabalhar em um caso com seu colega estagiário, que claramente tem ciumes do que ela faz, pelo que vimos anteriormente e claramente se torna um imbecil com ela ao não fornecer informações vitais pertinentes ao caso, tudo porque ficou com medo de perder a vaga de trabalho permanente para ela, que ele pensa ser inferior por ser autista. No decorrer das coisas, Woo precisa aprender a identificar quando alguém está mentindo sobre as coisas no tribunal. E quanto mais aprende sobre isso, mas ela se dá conta de que quem eles estão defendendo nesse caso estão mentindo descaradamente. E conforme ela foi identificando os sinais de mentiras descaradas, mas parecia que ela estava treinando eles para mentir no tribunal, e o idiota com quem ela esta trabalhando no momento, jogou isso tudo na sua cara, enquanto eles discutiam a verdade das coisas sobre esse caso. Esse colega de escritório enquanto eles estão trabalhando em casos diferentes, está tudo bem, mas quando eles estão trabalhando juntos, ele é um verdadeiro imbecil, só pra acabar com a concorrência e se achar o melhor advogado do local. PELO AMOR DE DEUS que ódio, eles estão trabalhando juntos, e ele não a respeita e quando os outros descobrem que ela é autista, ele diz às pessoas que ela é seu serviço comunitário da vez. Em pensar que passo por coisas semelhantes(Euzinha: essa que vos escreve), já que são deficiências diferentes e insultos com coisas subentendidas tacadas na cara, isso junto com preconceito descarado às vezes.(Euzinha sou cadeirante).

A Woo e sua colega precisaram defender uma mulher que foi presa 5 anos depois de ser julgada. Ela fugiu da prisão para que sua filha recém nascida pudesse lembrar dela quando fosse presa novamente. Woo vai trabalhar com sua amiga Sol de Primavera. Woo vai trabalhar no caso para tentar acalmar sua colega, mas ao visitar a detenta, ela fica tão envolvida com o caso quanto ela. Ela foi presa por conta de uma denúncia feita por uma casa vizinha, em que a vizinha sabia que sua vizinha de porta apanha muito do marido. Woo descobre que a detenta antes, só tinha fugido para criar a filha por tempo suficiente, para que a criança possa se lembrar dela mais tarde. Tudo pela devoção e amor a sua filha. O outro advogado que ajuda a Woo, Jun-ho gosta dela, mas não admite isso, porque tem medo. Ao tentar defender a que esta presa, eles descobrem que a vítima apanha do marido. Elas tentam de todas as formas libertar a presa, ate que o juiz descobre uma forma legal de fazer isso, para que a presa possa futuramente se libertar e conseguir criar a filha, tudo porque Woo o convenceu disso no final. Esse caso mexe muito com o lado emocional de Woo, porque a faz se questionar qual a verdadeira razão da mãe ter abandonado ela.

Os advogados da Hanbada precisam impedir que uma empresa construtora acabem destruindo uma vila inteira. O povo da vila quer impedir isso. Principalmente porque quem quer construir não dá a minima para os moradores da vila. Woo esta confusa pra caramba com o que sente por Jun-ho. Os advogados vão conhecer os habitantes da vila. Eles descobrem o que realmente importa para os habitantes da vila. Jun-ho gosta mesmo de Woo mais não tem coragem de dizer. A colega Sol de Primavera já percebeu que ele gosta da Woo. Mas Woo não entende dessas coisas, e por isso não percebe o que esta na sua cara com relação a sentimentos. Graças a BFF da Woo, ela descobre se gosta dele ou não. Mais para Woo ter realmente certeza desse fato, ela precisa de algum tipo de contato fisico para medir a frequência cardiaca. Woo precisa brigar com sua mãe no tribunal, por conta de um caso na advocacia. Eles querem levar o juiz no vilarejo antes de decidir sobre o caso. O pai da Woo vai ver sua amiga de faculdade, e assume que a Tsumi é a mãe da Woo, que Tsumi realmente teve uma filha fora do casamento. Todo mundo consegue o 1º emprego por indicação, aquele outro colega é um hipócrita. Sol de Primavera coloca Jun-ho contra a parede para ele ter coragem de se declarar para Woo. Tsumi não esta gostando de estar perdendo para a propria filha no tribunal. O outro esta com ciúmes da Woo, porque ela conseguiu o emprego por seu pai conhecer a diretora e ele não, ele é muito hipócrita. E ainda quer denunciar Woo para o conselho de advocacia. 

Woo com raiva de seu pai ter interferido em sua vida profissional, sai de casa e vai passar uns tempos na casa de sua BFF. Ela esta estranhando tudo, mas ela fez isso por escolha propria. Estão todos no escritorio falando sobre a Woo pelas costas, mais ninguém quer avisá-la, somente sua amiga Sol de Primavera que avisa ela disso. Sol de Primavera diz a Woo que tem certeza de quem foi o responsavel pela calunia contra Woo, e esta com muita raiva dele por isso. Tsumi quer arranjar um jeito de Woo sair da Hanbada para não perder mais casos para ela no tribunal. O pai de Woo finalmente revela para ela quer é sua mãe, e conta a verdadeira história de seu nascimento. E agora Woo esta com raiva de sua mãe pelo que ela fez com seu pai e ela. Por causa de como as coisas foram depois do nascimento de Woo ele se arrepende de muitas coisas, a unica coisa do qual ele não se arrepende é a Woo. Ela finalmente tem certeza de que gosta de Jun-ho. Graças ao seu pai, Woo descobre uma forma de impedir a demolição da vila. Mais tarde, Woo se encontra com sua mãe novamente, agora sabendo o que eles são uma para a outra, mas Tsumi não tinha reconhecido a filha pelo que ela era a principio, ate Woo dizer a ela.

Quem esta sendo defendido dessa vez, é um cara que luta pela libertação das crianças, para que elas possam finalmente ser realmente crianças. Ele sequestrou o ônibus do cursinho da familia e foi brincar com as crianças. Woo se encontra com Jun-ho a caminho de se encontrar com o réu do caso. Jun-ho e Woo discutem sobre caso em questão. As pessoas ali levam muito a serio a questão da reputação familiar em vez de ligar para o que as crianças realmente sentem no coração. Woo e sua amiga ficam que nem adolescentes fofocando sobre o CRUSH. Sua BFF dá conselhos a Woo de como agir se quiser conquistar o coração de Jun-ho. Woo é muito desastrada nas coisas que faz, ela é desastrada em tudo literalmente, só no tribunal é que ela não é desastrada sendo uma advogada. Woo já descobriu o que realmente importa nesse caso, mas vai ser dificil conseguir defendê-lo, pois só quem realmente consegue compreendê-lo são as crianças que tem mente livre de pressões e não os adultos sufocados pelo mundo corporativo. Woo finalmente se declara para Jun-ho. Jun-ho gosta tanto da Woo que até se sente doente por dentro. E assim que ele se decide sobre o que fazer em relação a isso, ele vai atrás e se declara para ela.

Nesse caso Woo defende o direito de uma pessoa autista de manter seu relacionamento amoroso. A acusação afirma que o cara abusou da autista, sendo que ao encontrá-los juntos Woo sabe que esse relacionamento é totalmente consensual. Ninguém realmente acredita no que Woo diz pelo fato dela também ser autista. A mãe da garota autista realmente discute com Woo por ela estar defendendo o namorado de sua filha. Mas Woo faz isso porque quer um dia ter um relacionamento amoroso com Jun-ho. O juri apesar de saber que o relacionamento dos dois era consensual, por conta da mãe dela afirmar que o relacionamento deles foi o que levou sua filha a se auto machucar. Assim o juri o manda para a prisão por dois anos por agressão sexual. Woo e Jun-ho assumem que gostam um do outro, mas apesar disso a aversão ao toque de Woo pode acabar causando problemas em seu futuro relacionamento com ele. Apesar do que todos acham de Woo ter um relacionamento, ela vai em frente para crescimento pessoal, e ela e Jun-ho finalmente se beijam pela primeira vez.

Quando um jogador compulsivo se nega a dividir o dinheiro que prometeu aos amigos se ganha-se na loteria, Woo é chamada para defender o caso do ganhador do jogo. Pela forma como a testemunha olha para o jogador no julgamento, Woo tem certeza que os dois tem um caso amoroso extra conjugal. Pelo fato do acordo de casamento deles serem: cada um fica com o que ele proprio conseguiu durante o casamento, ele agora que ganhou o caso e está rico, ele quer pedir o divorcio para não dividir nenhum dinheiro que ganhou com a esposa. Woo agora pensa em como revelar isso para a esposa do cara, sem desistir do sigilo advogado-cliente que ela assinou ao defender o cara. De um jeito bem estranho, a esposa percebe que o marido quer pedir o divorcio, e ela contrata Woo para defendê-la nesse caso. Mais antes deles irem ao tribunal o cara morre em um feio acidente de carro, e quem acaba ficando com todo o dinheiro da loteria é a esposa viuva. O pai de Woo acaba vendo Woo e Jun-ho se beijando na frente de casa. Mais tarde, Woo admite para Jun-ho que pensa nele com a mesma frquência ou mais do que pensa nas Baleias.

Woo e sua equipe defende um caso de discriminação de genero, ao demitir todas as mulheres dos casais que trabalham juntos na empresa. Uma ativista dos direitos das mulheres, defende as únicas mulheres que tiveram coragem de ir contra a emprega em que trabalhava. Visando fazer com que Woo seja demitida, seu colega que tem inveja dela, envia documentos prejudiciais da advocacia a parte opositora nesse caso, como se fosse a Woo que tivesse enviado os documentos. Mas a ativista querendo também proteger Woo, não revela quem foi a fonte em seu caso. Mais tarde, Woo revela a Jun-jo que o pai dela os pegou se beijando na varanda antes. Ele fica chateado por ela não considerar eles um casal, mas Woo pede que eles saem em encontros para se conhecerem melhor, antes de darem esse passo em seu relacionamento.

O advogado senior que ensina coisas aos novatos, decide procurar um medico depois de vomitar sangue anteriormente. Woo viaja a trabaho para uma ilha. Para cuidar de um caso que envolve taxa de visitação a patrimonios culturais religiosos. Nessa viagem,Jun-ho apresenta Woo para sua irmã que não gosta dela, porque acha que Jun-ho se continuar com Woo se transformará em um cuidador dela para o resto da vida, e Woo sem querer escuta ela falando isso para Jun-ho. O advogado senior acaba desmaiando por causa de uma dor de estomago severa. 

O advogado senior acabou diagnosticado com câncer de estomago estágio 3. A equipe decide encontrar o cozinheiro que fazer o prato favorito dele, para que ele possa provar isso mais uma vez antes de morrer. Ele só tem 6 meses de vida, já que a doença dele não tem cura ainda inventada. Woo com medo de não ser capaz de fazer Jin-ho feliz, e de ser um fardo para ele, termina seu relacionamento com ele. Graças a investigador, a dona da Hanbada confirma que Woo é filha biologica de sua maior rival na advocacia: Tae Soo-mi. Agora ela quer destruir sua rival, usando Woo para isso.

Um funcionario de uma empresa de vendas é vitima de um hacker e tem os dados dos crientes da empresa vazados online. Um novo advogado assume o cargo do senior encontro ele se recupera de uma cirurgia. Mas ele odeia o fato de Woo ser uma autista que também é um genio, e a rejeita no trabalho de todas as formas que ele sabe sem ser um descarado para ser demitido, e ao longo dos casos, ele se mostra um incompetente em seu trabalho, e só não perde os casos porque Woo o ajuda de forma indireta. O novo advogado não aguenta a pressão de ser cercado por jornalistas, por conta de seu caso, abandona todos os advogados com ele e foge. Eles se encontram no local de trabalho da BFF de Woo, e ela descobre algo crucial no caso, mas o advogado idiota a expulsa do caso por Woo ser mais inteligente que ele, no que ele faz de melhor na vida. Apesar de Woo ter sido expulsa do caso, sua colega a SOL DA PRIMAVERA expõe no tribunal o que Woo descobriu para aquele idiota não ter como ser contra os fatos. No fim, é revelado que o hacker é meio-irmão de Woo.

O irmão de Woo revela para a mãe que ele foi o responsável por hackear a empresa. Mais tarde, ao descobrir que suas ações fez com que alguém fosse parar no hospital, ele se sente culpado pelo que fez. Ele finalmente conhece sua irmã Woo, e revela para ela o que ele fez, querendo assumir as consequências do que fez. O advogado idiota quer usar a confissão que Woo conseguiu dele contra Tae Soo Mi. Mas Woo tem outra solução já que os dados permanecem escondidos para quem não possui a chave criptografada. Ele por ordem de sua mãe acaba tendo que fugir do pais. Depois de retomar seu relacionamento com Jun-ho, Woo se encontra com sua mãe e pede que ela seja uma mãe melhor para seu irmão do que foi para ela, e que faça o que é certo para seu filho pensando no bem dele, e não no que é certo por sua carreira politica. Mais tarde, Tae Soo Mi se desculpa com o povo pelas ações de seu filho, e pensando no que é melhor para ele, se retira da carreira politica indefinidamente.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário