sexta-feira, 3 de maio de 2024

Filme Sobreviventes: Depois do Terremoto

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme que entrou recentemente no Prime Video. Um filme Coreano com aproximadamente 2h10min de duração. Pode conter SPOILERS.

Depois de um poderoso terremoto, Seul é devastada, restando apenas as ruínas da grande cidade. O apartamento Hwanggoong é o único lugar que ainda está de pé após a tragédia, se transformando em um ponto de abrigo para os sobreviventes. Young-Tak conduz temporariamente os residentes do apartamento de Hwanggoong. À medida que a crise se desenrola, Young-Tak tenta proteger os residentes de estranhos que começam a chegar aos poucos. Min-Sung  que era um funcionário público, é escolhido por Young-Tak e se torna seu ajudante e enquanto isso Myeong-Hwa, esposa de Min-Sung é enfermeira a ajuda a cuidar dos feridos. Com o passar do tempo o número de pessoas no prédio só aumenta, exigindo uma medida especial.

Esse filme entrou recentemente no catalogo, e sem querer no Kwaii apareceu a recomendação dele, pois gosto muito de coisas relacionadas a cultura Coreana e Asiatica, e chamei minha mãe para ver junto, já que ela gosta de ver filmes onde sempre está acontecendo alguma coisa, então juntamos nos duas, mais um balde de pipoca em frente a TV.

O filme se inicia com um casal, indo dormir depois de um dia de trabalho, nessa grande cidade da Coreia. Não vou tentar escrever os nomes certos, porque nomes coreanos são difíceis e esquisitos as vezes. Esse casal é composto com os dois sendo servidores publicos, ele trabalha em administração de finanças e ela é enfermeira.

Então imagina, o cara indo dormir normalmente com sua mulher, depois de um dia de trabalho, e acordar no dia seguinte, e ver pela janela do apartamento, aparentemente todos os edificios de apartamentos domiciliares todos tombados, e só vê fumaça preta subido. Aparentemente somente este apartamento ficou de pé depois que um terremoto assolou a cidade sem aviso prévio.

Em um primeiro momento, todas as pessoas do apartamento são solicitas e caridosas, acolhendo sobreviventes dos outros lugares da cidade que desabou, mas a partir do momento em que a verdadeira situação em que estão se assenta em suas mentes a coisa muda de figura rapidinho.

Quando os sobreviventes do apartamento, se dão conta de que a cidade toda praticamente desmoronou e o resgate dos sobreviventes vai demorar para chegar, isso se vier alguem, os moradores se juntam e expulsam aqueles que não moravam ali antes do terremoto, tudo para ter comida por mais tempo.

Um cara se tornou um heroi dos moradores ao conseguir controlar um incêndio que ocorreu em um dos apartamentos. E ao que se sabe, ele é um dos moradores do condominio. Ele acabou se tornando um lider de crise e comissário para a resolução dos problemas que aparecem, a medida que aparecem.

Assim cada um dos moradores ali, tem uma função específica a desempenhar até que tudo se resolva. Alguns ficaram no apartamento impedindo a entrada de invasores, outros foram vasculhar o restante da cidade atras de comida e ver se alguem mais sobreviveu naqueles predios que tombaram.

Esse servidor administrativo fazia parte das equipes que buscava comida pela cidade, enquanto sua mulher que é enfermeira cuida de todos os ferimentos que acontecem com os moradores. A medida que o filme vai passando se tem alguns flashbacks que mostram a vida dos moradores, antes do terremoto.

E apartir desses flashbacks, nos damos conta de que o comissario, não é quem ele realmente diz ser, e que tem muito a esconder. A enfermeira junto com uma antiga moradora do condominio que estava fora, conseguiu sobreviver e retornou, sabem que tem algo errado com o que se diz comissário e aproveitam que ele saiu em uma das buscas por comida para investigar as coisas.

Elas acabam descobrindo que ele não é quem diz ser, que matou um antigo morador para assumir sua identidade e permanecer ali a salvo. Quando os moradores descobrem tudo isso, eles tentam fazê-lo ir embora dali, mas não deu tempo, pois os outros sobreviventes que ficaram de fora, invadiram o lugar e mataram todos que ofereceram resistência a eles estarem ali também.

A enfermeira e seu marido precisaram fugir dali para sobreviver, pois eles mesmo não fazendo nada foram muito agredidos pelos invasores que estavam atrás de comida. O marido dela não sobreviveu ao dia seguinte à fuga devido aos ferimentos que sofreu. Ela acaba sendo encontrada por outros sobreviventes, enquanto estava lamentando a morte recente de seu marido.

Assim ela foi levada por eles, ao lugar onde eles estavam se abrigando, em uns predios que tombaram mais não desabaram e que oferece abrigo contra o frio. A partir desse fato, percebemos o que as pessoas estão sendo capazes de fazer ou não para sobreviver, e que na maioria das vezes, a maioria da população esquece que são seres humanos, e passam a viver pela lei da selva, que é: você mata ou você morre.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário