quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Resenha de Vivendo Nas Entrelinhas

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um livro de uma pessoa que sigo no YouTube. Comecei a ouvi-lo pelo STORYTELL e terminei pelo AUDIBLE. Pode conter SPOILERS.

Tudo vai bem na vida de Heloísa. O casamento, a mudança para outra cidade, o emprego novo, os amigos. Mas, se está tudo bem, por que ela sente que nada se encaixou como deveria? Ou talvez seja ela quem deva se encaixar. Sendo um ou outro, há um crescente sentimento de que algo se perdeu no caminho. Casada há algum tempo com Guto, Heloísa é uma professora de História que gostaria muito de ter mais tempo para fazer coisas de que gosta. Dividida entre as preocupações do trabalho e as demandas de seu relacionamento, tudo o que ela mais quer é conseguir devorar livro atrás de livro, como fazia na adolescência. É então que descobre um clube do livro por um anúncio esquecido entre as páginas de um livro da biblioteca da escola. Indecisa, mas curiosa, permite-se uma jornada de autodescobertas a partir da literatura. Ela sabe que não é normal o incômodo que sente por atitudes de Guto e por ter seus planos e sonhos relegados a um segundo plano. Agora, com a ajuda de novas e velhas conexões, Heloísa tem a chance de compreender o que falta para si, ainda que isso possa causar uma ruptura muito maior do que ela esperava. 

Helo não gosta de se maquiar, mas faz para sair com seu marido Guto. Helo é uma professora de jardim de infância e fundamental. Ela não conhece ninguém, somente os amigos de seu marido. Eles ficam doidos por Helo querer dar aula de história em uma escola.

Helo se sente uma alienígena em seu próprio ambiente. Helo hoje mora em um apartamento, em vez de uma casa com quintal. Helo precisou mudar tudo em sua vida, quando se casou com Guto. Helo é professora de história há 5 anos. Helo está fazendo tudo no piloto automático, está bem desanimada. Está chateada pelas pessoas odiarem o fato de Helo gostar de ler, por gostar. Helo amava ler, mas com o passar do tempo, parece que o fato de gostar de ler, é como se fosse um crime, se não fosse por trabalho obrigatório. No meio de um livro, Helo descobre um folheto de um clube de leitura da cidade.

O casamento de Helo está em crise, só não percebeu isso ainda. Ela sente falta da família, já que mudou de cidade, depois que se casou. Helo e Guto estão se tornando estranhos na mesma casa. Helo se tornou professora de história porque queria aprender mais sobre a história do mundo. Helo quer voltar a ler, como fazia quando era criança. Helo quer viajar pelo mundo.

Helo quer se aproximar mais de seus alunos. Helo e Clara se tornam amigas. Para Helo vai ser bom ter amigos próprios na cidade, e não só conviver com os amigos de seu marido. Guto é esquisito, não quer que Helo tenha amigos. No fim das contas, Clara não convidou Helo para seu aniversário somente por educação. Aos poucos, Helo se sente presa por seu casamento. Helo foi criada pela sua mãe e sua avô, já que seu pai sumiu de sua vida quando criança.

Helo resolve ir ao encontro do clube do livro no sabado. Finalmente Helo fará amigos novos, diferentes de seu marido. As pessoas ali se conhecem à muito tempo. Os encontros do clube duram em torno de 2h cada um. Eles tem encontros no clube do livro, uma vez por mês. Helo descobre através de Clara o que as pessoas pensam dela.

Os professores não gostam muito de Clara, porque ela não tem medo de dizer a verdade na sua cara. Helo está voltando à sua vida de leitora. Livros te mostram um mundo novo. Helo agora tem amigos leitores e está bem mais feliz. Guto é muito quadrado, e quer controlar a vida de Helo. Helo está começando a perceber que Guto, está tentando controlar sua vida.

Helo hoje em dia, anseia pela liberdade, e está aliviada por ter um lugar só dela para se libertar das amarras. Helo tem um lugar garantido no clube do livro. Nos clubes tem muitas histórias de vida ricas e diferentes. Algumas mulheres são obrigadas pela criação e pelos pais a aguentar parentes abusivos.

Helo está mais livre com as pessoas e si mesmo. Agora ela conseguia horario para ler. Ela queria ter mais tempo, mais a vida de adulta é complicada. Helo aprende sobre os talentos ocultos de Clara. Clara queria ser ilustradora, mas não tem o apoio dos pais para ser desenhista.

Helo planejou muitas aulas em conjunto com outros professores. Helo ainda quer conhecer o museu do Louvre. Helo lembra do quanto sua mãe foi forte, por ter criado os filhos sozinha, depois que foi abandonada pelo marido. Guto não percebe que Helo quer ser livre, e ele só prende ela ainda mais. Agora que Helo tem seus próprios amigos, ela percebeu a diferença gritante nas coisas.

Aos poucos Helo vai percebendo conforme os dias passam, quem é na verdade seu marido: exigente e controlador. Ele gosta de controlar tudo, e Helo gosta de ser livre. Agora depois de adulto, Helo não tem tantos amigos como na infância. Ela percebeu que, aos poucos se afastou das amigas depois que casou com Guto, e ela percebeu isso porque agora as pessoas vão conversar com ela no trabalho. Guto não quer que ela saia sozinha de jeito nenhum. Helo ama um livro físico, mas ela logo vai partir para o digital também. Agora que Guto percebeu que no clube do livro, tem membros homens, vai fazer de tudo para Helo não ir mais as reuniões mensais.  

Clara e Helo estão se tornando melhores amigas com o passar dos dias. Ela está cada vez mais à vontade com as pessoas da escola. A professora de matemática vai se aposentar. Helo quer ser mais aberta com as pessoas. Guto está com raiva por Helo estar tendo uma vida separada da dele. Ele não gosta de quem Helo se tornou.

Helo perdeu a hora, depois de ficar lendo de madrugada. Helo esta achando Guto cada dia mais estranho. As pessoas estão gostando mais dessa nova Helo a cada dia que passa. Helo lembra do dia de seu casamento. Helo tem uma BFF de infância chamada Luana.

As pessoas tem o direito de ser feliz, e pensar em si mesmas. Clara teve que se mudar de casa, quando assumiu o relacionamento dela com Diana. Seu pai não aceita ela realmente como é. Mas depois que ela mudou de casa, eles começaram a vê-la como é. Eles estão lendo no clube “O retrato de Dorian Grey” . Guto agora quer de todo jeito impedir Helo de ir aos encontros do clube do livro. Tanto que ele inventa um encontro com os amigos do escritório só para Helo não sair de casa.

Clara é compreensiva com o motivo da falta de Helo no encontro do clube. Agora o povo do clube vai se encontrar em um novo lugar para conversar. João também é advogado. Susana tem uma loja de roupas. Helo finalmente aprende a se maquiar direito.

Helo vai visitar sua família. A casa de sua família é grande em uma área rural. O irmão de Helo faz faculdade na sua cidade natal para não sair de casa. Vinicius ficou muito revoltado ao ser abandonado por seu pai quando criança.

Helo vai ao seu lugar favorito para ler. Ela finalmente se sente em casa. As coisas mudaram quando Helo se mudou depois de casa. Helo encontrou seu lugar favorito novamente. A avó percebeu que Helo finalmente está feliz de novo.

Helo vai ficar na casa da família do Sabado para o Domingo. Helo encontra novamente Luana. Os pais de Guto são tão quadrados quanto o filho. Guto se tornou muito controlador com o passar dos dias, quer controlar tudo que Helo faz da vida. Helo vai visitar Luana na sua casa. Luana está muito feliz com sua vida de casada. Luana percebe que Helo não sabe o que houve antes dela se casar. Nessa época, Guto já tentava controlar a vida de Helo.

Helo estava com a cabeça cheia de coisas, que sua avó disse no fim de semana. Graças aquela conversa com sua avó, Helo percebe que seu pai saiu de casa. Helo está com a pulga atrás da orelha, depois da conversa com Luana.

4 meses se passaram desde a conversa com Luana. O encontro do clube dessa vez foi em um parque. Helo está muito feliz com os amigos do clube do livro. As coisas voltaram em um flashback, e o Guto parece que quer vencer Helo pelo cansaço, achando que assim ia melhorar seu casamento. Quando Guto voltou para casa, ele estava bêbado, e tenta transar com ela desse jeito mesmo, mesmo ela não querendo isso. Clara percebe que tem algo errado no casamento dela com Guto. Ele está se tornando muito possessivo com ela e quer controlar todas as partes de sua vida.

O casamento de Helo está indo de mal à pior. Helo já percebeu que o casamento virou rotina, e já não existe amor entre eles. Guto não escuta sua mulher, e depois se pergunta porque o casamento está indo ladeira abaixo. Ele esconde tudo de Helo, e quer controlar toda a vida dela. Agora Helo está percebendo alguma coisa errada no casamento.

Helo começou a descobrir as mentiras de Guto. Todas as amigas de Helo da escola já perceberam que tem alguma coisa errada com ela. Com a ajuda das amigas, Helo quer descobrir a verdade sobre Guto. Ainda bem que Helo agora tem suas próprias amigas. Graças a suas amigas, Helo vai percebendo que Guto quer afastar ela de todas as amigas, para ter só ele como centro de seu universo, isso mesmo antes de seu casamento com ela.

Helo percebeu o que Guto fez depois ao afastar sua amiga de infância. Ela percebeu que Guto mentiu para ela desde o começo de seu casamento. Helo é muito complacente das coisas, mas logo ela precisa fazer algo à respeito. Guto não gosta que Helo tem amigas só dela. Com o que descobriu sobre Guto, ela não consegue dormir. Guto jogou o remédio dela fora, querendo ter um filho para prendê-la ainda mais à ele.

A avó de Helo foi internada no hospital. Ela vai a sua cidade natal, ficar com sua família. Quando Guto não atende, Helo vai de ônibus até lá. Guto ficou abismado, pelo fato de Helo fazer as coisas sem precisar dele. A avó acabou na UTI.

Ela só esperou Helo chegar para falecer. Helo acabou ficando muito isolada, e Guto detestou isso. O casamento está tão no fim que, ela não ligou se ele estava com ela ou não, na verdade foi um alivio quando ele foi embora para casa. Helo está tentando se encontrar na vida, agora que sua avó faleceu. Com as últimas palavras que Helo ouviu de sua avó, Helo vai tentar continuar com sua vida e ser feliz novamente. Helo conta para sua mãe o estado em que se encontra seu casamento.  

Por causa de sua avó, Helo quer dar continuidade ao que decidiu fazer na vida. No fim das contas, Helo decidiu pedir o divorcio à Guto. Ela precisa ter a conversa final com Guto mais ele está fugindo dela. As amigas dela a ajudam nesse momento de perda. Helo pede ajuda à Rute para conseguir um advogado de divorcio. Guto finge que não sabe que Helo quer pedir o divorcio, mas ele acha que tudo é brincadeira.

Helo percebeu que Guto estava tratando ela como um objeto que ele conseguia ter. No dia em que Helo pediu o divorcio, ela viu quem Guto realmente era. Ela fica por uns dias na casa de Clara. Helo se sente livre agora que está longe de Guto. Helo se encontrou novamente como pessoa quando começou a ir no clube do livro. Guto foi atrapalhar Helo no trabalho por não aceitar Helo ter pedido o divorcio.

Helo se muda para uma nova casa, com a ajuda de Clara. Helo está finalmente livre de Guto. Ele não acreditou que ela teve a coragem de se separar. Helo pede a estante de sua avó para sua nova casa. Helo finalmente se mudou de vez em Janeiro.

Helo conseguiu se divorciar em 2 meses, e nesses meses ela não foi aos encontros do clube do livro. Helo terminou o livro do mês, bem rapidamente. Clara também abraçou seu talento no desenho, com a ajuda das amigas do clube.

Se passaram um ano, agora Helo está se preparando para sua primeira viagem internacional ao lado de Clara. Ela vai para Paris e Roma. Agora ela está realmente feliz com sua vida. Helo visitou o Museu do Louvre e o Rio Senna. Ela vai a livrarias locais e compra um livro em francês.

Se passaram 10 anos desde a viagem para Paris e Roma. Helo agora tem uma filha de 7 anos. E voltou a morar em sua cidade natal. E está morando na casa que é de sua mãe e sua avó Lena. Vinicius também se casou e tem um filho. O nome de sua filha é Anna.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário