quinta-feira, 13 de abril de 2023

Filme: A Lista De Schindler

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme baseado em fatos reais, que tem como plano de fundo a 2ª guerra mundial. Possui aproximadamente 3h15min de duração. Pode conter SPOILERS.

A inusitada história de Oskar Schindler, um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Oskar Schindler é muito rico durante a 2ª guerra na Alemanha. Ele participa de muitos círculos sociais, com muitas pessoas importantes nesse período. Ele fez por onde ser incluído nas coisas. No início desse filme, os judeus já são separados pelo modo de se vestir na Alemanha.

Naquele momento, se quisesse ter alguma paz, procurava se aliar ao partido de AH, se não era caçado feito criminoso. Ele conversa com alguns judeus, que tinham negócios por ali antes de tudo ir pelo ralo, e propõe uma sociedade na empresa. A igreja, ao que parece, acabou virando ponto de encontro onde as pessoas negociam todo tipo de coisa, enquanto fingem rezar.

Naquela época, até cachorro tinha mais direitos que os judeus. No começo, Oskar não é tão bom assim, e tenta lucrar em cima de qualquer coisa. Mas mesmo assim, ele falsifica muitas carteiras de trabalho para serem aceitas, e as pessoas poderem trabalhar e viver como podem sem serem tratadas como animal.

Em pouco tempo tendo a fábrica, Oskar está começando a ficar rico, e usando o dinheiro para ficar ainda mais rico. Apesar do contador estar trabalhando para Oskar, ele não está gostando nada disso. Com a guerra em seu auge, Oskar fica ainda mais rico. Apesar de tudo, Oskar liga para seus funcionários, os caras do exército não dão a mínima pra isso.

A guerra mal começou, e já estão matando judeus por todos os lados. Tem até um muro que corta a cidade de fora a fora, separando os judeus do restante das pessoas. Mesmo gostando das pessoas, Oskar por estar ali, acaba se tornando como eles. Agora a guerra está no auge, com o exército matando qualquer pessoa que quiser.

Eles estão fazendo um limpa de judeus na cidade, quem não é útil em algo, é morto ou transferido para campos de concentração. Oskar está quase sem operários nas fábricas por conta do exército. Oskar aos poucos, vai tirando as pessoas dos campos de concentração para trabalhar nas fábricas dele.

O exército já começou a matar com as câmaras de gás. Oskar percebeu que sua fábrica se tornou um refúgio, porque quem trabalha lá tem mais chances de sobreviver. Mas apesar de ser cruel com os outros, ele ainda tenta salvar o máximo de pessoas que puder. O contador financeiro de Oskar sabe que pode não sobreviver no fim das contas.

Agora Oskar vai levar as pessoas das fábricas para longe, e tem uma lista de nomes a serem transferidos de pais. Ele está pagando uma fortuna para transferir as pessoas. Aparentemente, Oskar consegue transferir as pessoas para Berlim. Aos poucos, com uma mentira ou outra, Oskar vai transferindo os operários das fábricas para Berlim.

Vamos ver, ao fim de tudo, quantos Oskar vai conseguir salvar para trabalhar com ele em Berlim. As pessoas são transferidas como gado de um lugar a outro. Quase que as mulheres são mortas à toa, mas Oskar consegue chegar e impedir isso. Oskar consegue encontrar a mulher que ama em Berlim, e agora eles vivem como casados.

Ele conseguiu salvar seu contador também nos carregamentos. Agora a fábrica de Oskar é de munição para armas e não panelas. O acordo de rendição foi assinado. Oskar percebeu o que fez de errado no meio da guerra, e tentou salvar o máximo que conseguiu nesse tempo. No fim, ele se arrepende do que fez.

No fim da guerra, Schindler conseguiu salvar mais de 1000 pessoas, e ele foi convidado a plantar uma árvore na avenida dos justos em Jerusalém. Oskar acabou falecendo em 1974, e até hoje é lembrado por sua coragem ao salvar todas aquelas pessoas.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário