quarta-feira, 6 de julho de 2022

Resenha de Symbiosa e a Ameaça no Ártico

Oi gente, tudo bem?

Esse é o 2º livro dela que eu li na vida, e espero conseguir ler os outros futuramente. Pode conter SPOILERS.

Emma quase morreu quando era muito jovem, mas o seu elo com um falcão devolveu-lhe a vida, quase normal, se não fosse pelo fato disso oferecer à garota uma visão aguçada de uma ave de rapina. Convocada para uma misteriosa colônia de inverno, no extremo norte da Noruega, Emma terá a chance de fortalecer esse elo com o seu falcão, e conhecer de perto o segredo dessa união chamada Symbiosa: a solução que o povo Sami encontrou para curar todas as doenças humanas. Mas o que Emma não contava era que uma sinistra organização secreta vinha ameaçando a existência do Symbiosa, e agora ela confrontará uma dúvida atordoante: o Symbiosa é a solução para a vida das pessoas, ou uma terrível maldição?

O pequeno Bávva é um recém nascido já com uma doença terminal. Isso até os ancestrais dele descobrirem uma cura. Essa cura envolve a criação de um elo entre quem está morrendo e um animal. Esse elo é o que o povo Sami chama de Symbiosa.

Anos se passaram e Emma precisou recorrer a cura Symbiosa também. Um dia Emma ficou tão doente que está há dias sem ir a escola, deixando sua mãe tão preocupada que recorre à Bávva, o primeiro e que se tornou especialista na cura milagrosa do Symbiosa. Quando ele descobre o motivo dela estar doente, acaba deixando a mãe culpada por sem querer deixar Emma doente.

Bávva pede a uma amiga para cobrir seus pacientes no hospital, pois tem questões familiares urgentes para resolver na Noruega. Seu avô, o ancestral mais antigo Sami da história pede para se encontrar com ele antes de morrer.

Com o Dr. Bávva conseguindo descobrir o que Emma tinha de doente, depois de três semanas ela finalmente volta a ir à escola. Bem no dia da confraternização de alunos. Lá Emma volta a procurar Jonas, seu BFF que sumiu de repente. Emma encontra Jonas no laboratório de ciências, mas ela acaba encontrando sem querer um gato morto ensanguentado quando é vista pela diretória.

Acontece que ninguém da diretória está acreditando neles, tanto que Jonas acaba dizendo algo à eles que se fosse em outras circunstâncias ele não admitiria nem à pau. Agora por isso, eles estão sendo ameaçados de expulsão. No momento, por causa desse fato, os dois estão de castigo durante as férias. No dia seguinte, Emma vai para o acampamento de verão do Symbiosa. 

Marina e Emma começam a viagem em direção a colônia de verão do Symbiosa. Foram horas de viagem ate elas chegarem ao destino final. Logo Emma conhece pessoas novas, e fica sabendo um pouco de como as coisas vão funcionar por ali.

Mais tarde, no dia que chegaram os monitores chamam os adolescentes e os pais para uma reunião de emergência com todos, para discutir informações recentemente descobertas e deixar todos de aviso, que tem facções querendo acabar com a Symbiosa totalmente.

No dia seguinte, logo após o café da manhã, os monitores se reúnem com os adolescentes para saber mais sobre eles e seu animal de elo. Eles descobrem que começaram a aprender defesa pessoal para se defender das facções. E é claro que tinha que aparecer uma garota que se acha o centro do universo e gosta de provocar brigas com todo mundo.

Os monitores conversam com eles sobre a história do inicio do Symbiosa, e de como o elo é importante para salvar a vida das pessoas. O Dr. Bávva entrega fermentas que vai ajudá-los com seu treinamento de defesa pessoal. Emma fica sabendo que uma garota da escola morreu, no dia anterior a festa de encerramento da escola, ao pensar no assunto, Emma se lembra que ela também tinha um elo com um gato. Ao se lembrar disso, Emma se lembra do gato morto na entrada do laboratório de ciências, e que se seu animal de elo morre, você também morre.

Como os perigos estão aumentando cada dia mais, os monitores resolvem fazer um exercício de sobrevivência entre os humanos e seus elos. Emma é a que se sai melhor nisso tudo, com isso eles intensificam seu treinamento de defesa pessoal. Emma também conta a uma garota sobre o que houve antes dela vir pro acampamento, e diz que tudo o que está acontecendo agora pode ter relação com isso.

No dia seguinte à chegada de Bávva ao acampamento, eles ficam sabendo através de monitores e do próprio Bávva que um dos monitores do acampamento foi morto por um grande animal, e a policia está propensa a acusar todos os Symbiosa pelo crime cometido. Emma resolve contar à Bávva sobre o ocorrido em sua escola.

Após Emma contar a Bávva o que houve, ele acha sim que possa haver relação com tudo o que está acontecendo no momento, e quer investigar o assunto. Depois que Emma começa a contar a eles o que ela realmente tem visto desde que chegou ao acampamento, Bávva e Maya sua filha ficam mais alarmados ainda.

Assim a vida no acampamento vai seguindo seu curso. Kendra a patricinha esnobe, ainda odeia a todos ao seu redor e não esconde isso. Alguns adolescentes e seus elos foram escolhidos para procurar outra pessoa desaparecida.

Emma e os outros encontram o desaparecido mas ele já se encontra morto nesse tempo. Emma diz a Maya e a outro monitor como eles o encontraram, assim como aos policiais da área mais os policiais não acreditam em ninguém.

Alek e Emma vão para o local onde encontraram o corpo morto anteriormente, e usando as habilidades dos seus animais de elo, partem para investigar as coisas mais à fundo e descobrir o que realmente esta matando as pessoas com elo e seus animais no processo.

Emma e Alek contam a Maya e a outro monitor o que encontraram escondidos na floresta. E eles resolvem investigar eles mesmos isso e coletar provas contra as pessoas que estão fazendo isso com a federação do Symbiosa.

Enquanto estavam a caminho do local, todos aqueles que estavam com Maya foram perseguidos por animais raivosos, um mais do que os outros, tanto que ele esta em risco de morte. Mas Maya sabe como realizar o Symbiosa e tem uma chance de salvá-lo ao criar o elo pra ele também.

Com a criação do elo, ele agora tem a chance de ser salvo. Maya e os outros tentam levá-lo a outro lugar. Mas acabam no local onde a facção criminosa esta cometendo crimes. E os criminosos tentam matar todos eles. Em meio a tudo, Emma é atingida e corre o risco de morrer de novo.

Logo depois que Emma desmaiou, Bávva chegou com os policiais que prenderam todos os envolvidos naquele assunto. Mais tarde, quando Emma acorda, ela entrega a Bávva e Maya as provas que conseguiu esconder antes de desmaiar.

Com os envolvidos presos, e Emma de volta ao acampamento, ela aproveita quando estão sozinhos para tirar umas duvidas com Bávva sobre o seu elo com Ruponi o Falcão, assim ela descobriu o que realmente houve com Stela e o elo que ela tinha um gato. E descobriu que ela foi morta porque o seu vizinho que não gostava dela, matou seu gato e com isso ela também.

Agora que tudo acabou, inclusive o acampamento, tendo agora só uns dias de relaxamento que antecede o natal, todos trocam presentes e números de telefone para contato. Alek aproveita quando fica sozinho com Emma e beija.

Emma finalmente volta para casa e conversa com Jonas. Mas tarde Emma descobre que ela e Alek moram a 5km de distância um do outro, e combinam de se encontrar pessoalmente um dia desses.

Por hoje é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário