segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Filme Rosa e Momo

 Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme que assisti recentemente pela netflix. Ele esta na guia de top 10 do catalogo. Um filme italiano com duração de aproximadamente 1h35min. Pode conter SPOILERS.

Acompanha uma sobrevivente do Holocausto chamada Madame Rosa que é responsável por cuidar de uma creche, e decide acolher uma criança de 12 anos que a assaltou recentemente.

Quando o filme se inicia, a linha temporal é de alguns meses depois que a historia em si se passou. Conhecemos Momo um órfão que fica passando de casa em casa, pelas assistentes sociais, ate que ele fica bastante tempo morando com um medico, e depois se muda para a casa de Rosa, uma ex prostituta sobrevivente do holocausto.

Quando Momo começa a contar sua historia, ele ainda esta morando com um medico, para quem ele foi mandado pelas assistentes sociais, só que esse medico precisará fazer uma viajem, e pede a Rosa uma paciente sua, que cuide dele por um tempo.

Só que Rosa não gosta dele no inicio, porque eles se conheceram com o pé esquerdo, mas pelo seu medico e um dinheiro pra mantê-lo, ela aceita acolhê-lo em sua casa. No inicio, nenhum deles gosta um do outro, mas Momo não é muito de falar, ele prefere observar e só responder quando alguém lhe pergunta algo diretamente.

Assim ele começa a observar Rosa e aprender algo sobre ela com isso. E aos poucos mesmo sem perceber, começa a respeitá-la como pessoa e a vê-la como alguém em que se pode contar.

Com o passar do tempo, ela já com a idade avançada começa a ter lapsos de memória e perder a noção da realidade em que esta de tempos em tempos, isso se tornando cada vez mais freqüente com o passar dos dias.

Só Momo sabe onde ela se esconde quando ta meio doida da cabeça. Ele ate chama o esconderijo de Rosa de BAT CAVERNA.

Em um dos seus momentos de lucidez, Momo a encontra na bat caverna, e ela fala porque se esconde ali, que é seu lugar seguro na casa, que ela se escondia dos seus captores em Auschwitz, e que agora só ali ela se sente realmente segura.

Ela também quando conta isso, faz ele prometer que não vai deixar ela ser levada ao hospital, que ela tem pavor de médicos por causa dos experimentos que os médicos de Auschwitz faziam nas pessoas de lá.

Mas ela acaba sendo levada mesmo assim ao hospital, porque quando houve o novo lapso dela ele não estava em casa. Quando ele vai visitá-la no hospital, ela não o reconhece mas ele acha que é birra dela por ele não ter cumprido sua promessa.

Mas mesmo assim, ele diz que já sabe o que ela realmente quer, e promete mais uma vez a tirar do hospital assim que possível, mas que vai precisar de sua ajuda porque não dá conta sozinho.

Quando ele finalmente a tira do hospital(só em filme mesmo para um hospital não ter câmera de vídeo filmando tudo o que acontece por ali, mas né é filme, fazer o que) eles vão se esconder na BAT CAVERNA, e permanecem lá só os dois como ela queria, com ele cuidando dela, ate o dia em que ela morre, e eles são encontrados por uma das mulheres que morou com Rosa por um tempo.

Filme emocionante que trás muita reflexão sobre a vida, ensina o certo e o errado, e também mostra a importância de uma figura materna e paterna na vida de um órfão, para lhe dar o carinho amor e atenção de que ele tanto precisa na vida. E também nos mostra que precisamos respeitar os desejos de quem já esta pra morrer, e não fazer o contrario do que eles querem para passar seus últimos dias de vida na terra.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário