quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Filme Uma Vida A Historia de Nicholas Winton

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme baseado em fatos reais que esta presente no Prime Video com aproximadamente 1h50min de duração. Pode conter SPOILERS.

Uma Vida - A História de Nicholas Winton mostra o extraordinário e humanitário Nicholas Winton que, em 1938, durante a Segunda Guerra Mundial, foi visitar Praga e se horrorizou com a situação em que as famílias ali viviam por conta de forte influência da Alemanha nazista. Compadecido com a situação, Nicholas junto com um grupo de apoio, conseguiu ajudar, principalmente crianças, a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes das fronteiras serem fechadas. Entretanto, anos depois, Nicholas Winton fica atormentado com o sentimento de culpa pensando naqueles que ele não conseguiu resgatar. Somente quando ele reencontra com uma sobrevivente que ele socorreu é que ele consegue se livrar do peso da culpa.


Em 1938, Hitler tomou posse da Austria e exigiu de outros pais mais territórios, caso contrario entraria em guerra com eles também. Depois da ocupação da Austria, muitos fugiram disso com suas familias e crianças pequenas para uma cidade desocupada na Italia.

A historia sera toda contada atraves de flashbacks, já que estamos em 1987 e tudo sera contado por Nicolas Winton que viveu tudo isso. Nick é um velho aposentado que virou um acumulador de tralhas pela casa, e sua esposa pede que ele de um destino final para isso.

Um Nick bem jovem esta tentando ajudar muitos refugiados a sair da Italia em direção a outro local. Nick foi chamado para ajudar porque entende de burocracia e do que precisa fazer para levar as pessoas novamente a um lugar seguro.

Nick também tem origem judia, e para ele é uma obrigação conseguir levar pelo menos as crianças para um local seguro, livre da guerra. E ele de todas as formas que pode, tenta ajudar. Nick descobriu o que precisa para levar as crianças em segurança da Italia para Londres.

Com a ajuda de sua mãe, Nick escreve uma reportagem de jornal sobre o assunto. Eles estão com raiva dele e de sua mãe por fazer isso. Eles conseguem abrigos para varias crianças. Eles basicamente gerenciam um canal de adoção para crianças refugiadas.

Durante esse tempo, mais judeus foram mortos e seus filhos mandados para os campos forçados. Chegou o dia em que as crianças vão viajar de trem para encontrar sua nova familia. Todos ficam chateados por ter que separar os irmãos, mas é melhor isso do que eles serem mortos pelos nazistas.

Nessa primeira leva de refugiados, eles salvam 20 crianças. Graças a eles, agora essas crianças tem uma familia adotiva, e pode realmente ter uma chance de viver. Enquanto Nick se lembra de seu passado, ele se culpa pelas crianças que não conseguiu salvar a tempo.

Nick se encontra com um daqueles que ajudou ele a salvar crianças. Ele ainda é assombrado pelas crianças que não conseguiu salvar da morte. Anthony Hopkins esta dando um show no papel de Nick Winton. Nick era voluntario nos "Bons Samaritanos".

Nick pensa todo dia nas crianças e em como elas estão hoje em dia. Nick se tornou uma pessoa muito contemplativa com a velhice. Em 1938, Hitler invadiu o escritorio, onde estava a lista de refugiados. Com isso, eles estão desesperados para realocar mais crianças.

Nesse ponto, algumas dessas crianças refugiadas estão desaparecidas. Os pais não querem ficar longe dos filhos, mas é melhor isso do que eles mortos. Mal sabe as crianças, que nunca mais verão seus pais biológicos. A mulher de Nick volta para casa. 

Nick vai se encontrar com uma historiadora para falar dos refugiados. Ele salvou 669 crianças trazendo-as para Londres. A mulher ficou abismada com a quantidade de crianças que ele salvou. O ultimo trem de refugiados foi atacado, e todas as mais de 200 crianças foram mortas.

E ele ainda se sente culpado por isso. A historiadora tem certeza de que as crianças que ele não conseguiu salvar, foram mandadas para os campos de concentração e morreram. Nick foi convidado por uma emissora de TV para falar de seu papel ajudando a realocar as crianças refugiadas. 

Ele encontra na plateia com alguns refugiados que salvou. Na semana seguinte, Nick vai no mesmo programa e descobriu que praticamente uns 20% das crianças que ajudou a salvar estava na plateia do programa junto com ele.

Depois do ultimo programa de TV que participou, Nick continuou recebendo em casa e tendo contato com as crianças que salvou ate quando morreu aos 105 anos de idade. As crianças se intitulavam "Crianças de Nick", ele e seus amigos receberam a maior honra que se pode receber pelo que fez, direto da Rainha Elisabeth II.

O seu album com os nomes e os fatos foram doados para um museu do holocausto em Praga na Italia, depois que se encontrou com as crianças que salvou durante aqueles dias.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário