segunda-feira, 26 de junho de 2023

Filme Ponyo: Uma Amizade Que Veio Do Mar

Oi gente, tudo bem?

Hoje volto com mais um filme de animação do STUDIO GHIBLI que está na Netflix, com aproximadamente 1h40min de duração. Pode conter SPOILERS.

Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Ponyo é um peixinho fêmea que mora com muitos irmãos, e depois de deixá-los bem em sua toca, resolve explorar o fundo do mar, utilizando de uma água-viva como meio de transporte. Ponyo estava a caminho da superfície, quando acabou sendo pega por uma rede de pesca, e conseguiu sair, mais acaba presa dentro de uma garrafa de  vidro, até que um menino encontra o vidro com ela dentro, e quebra o vidro para libertá-la dali.

Sosuke decide que quer esse peixe para ele. Sosuke está preocupado com Ponyo lá fora, por isso não sai para brincar com as crianças no intervalo das aulas. Sosuke agora está preocupado porque Ponyo é um peixe com rosto humano, e alguns idosos dizem que esse tipo de peixe trás tsunami para a cidade.

O peixe rei quer que Ponyo volte para onde ela pertence. E ele acaba pegando ela de Sosuke. O pai de Sosuke é um marinheiro que não poderá voltar como tinha prometido para ele. Ponyo quer ser humana como Sosuke e deixar de ser um peixe. Porque o peixe rei não deixa Ponyo viver sua vida, como ela realmente quer pelo menos uma vez.

Ponyo está volltando mais uma vez para Sosuke como ela quer, resta saber se aquele que a criou vai deixá-la continuar com Sosuke. Está chovendo muito enquanto Ponyo tenta voltar para Sosuke, e aos poucos se tornando humana. Ponyo fez um furacão para chegar até Sosuke. Ponyo se tornou humana para ficar com Sosuke.

Sosuke reconheceu Ponyo e disse para sua mãe que Ponyo era um peixe que se tornou humana. Ponyo está muito feliz por viver entre os humanos com Sosuke. Agora que Ponyo está com Sosuke, o furacão se acalmou. A mãe de Sosuke pede que ele, fique em casa e seja o farol de luz que os marinheiros precisam para se guiar nessa tempestade.

O peixe rei descobriu que ela se transformou totalmente em humana e agora mora com Sosuke. Ele acha que a Deusa do mar vai ajudar Ponyo a voltar a ser um peixe. Ponyo deu vida a um barco de brinquedo. E agora vai ver se a mãe de Sosuke está bem. Eles estão felizes que Sosuke e sua mãe conseguiram chegar em casa naquela tempestade.  

Quanto mais poder Ponyo usa, mais cansada ela fica com isso. Quanto mais anda, mais Ponyo está se tornando peixe novamente, então Sosuke corre para colocar água no balde onde ela está, assim ele vai com Ponyo de encontro com sua mãe. No meio do caminho, o pai de Ponyo tenta impedir porque ele não quer Ponyo se torne humana.

Mas as irmãs de Ponyo ajudam, e ele chega onde está sua mãe e a mãe de Ponyo. Sosuke tem uma boa conversa com a mãe de Ponyo, e ele admite que aceita Ponyo do jeito que for. Assim a mãe de Ponyo diz para ela, que para se tornar humana, ela precisa desistir de seus poderes, o que ela faz, então quando eles voltarem para casa, e Sosuke beijar a bolha que a Ponyo está, ela se tornará verdadeiramente uma humana de 5 anos como Sosuke. Quando eles encontram o pai de Sosuke, Ponyo faz Sosuke beijar a bolha no susto.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário