sexta-feira, 16 de junho de 2023

Filme O Óleo de Lorenzo

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme baseado em fatos reais, que até recentemente estava no catálogo da Netflix. Possui aproximadamente 2h15min de duração. Pode conter SPOILERS.

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

A história se inicia em 1983. Nessa época Lorenzo tinha de 5 à 6 anos de idade. E está na África com sua família. Três meses depois de sua viagem à África, Lorenzo começa a apresentar os sintomas de sua doença genética. As pessoas ao redor, acham que Lorenzo tem algum tipo de deficiência física ou motora, e querem transferi-lo de escola.

Ele tem uma doença genética degenerativa, que aos poucos vai afetando tudo em seu corpo. Começou afetando sua audição. Ele fez exames e mais exames, mas  ninguém ainda descobriu o que ele tem. Lorenzo tem ALD, que afeta a degeneração do cérebro e só afeta meninos, e normalmente a criança morre em até 2 anos, após o diagnóstico da doença.

Seus pais estão destruídos, porque de acordo com os outros casos, Lorenzo acabará morto em até 24 meses. ALD é transmitida de mãe para filho. Lorenzo tem 2 irmãos mais velhos do 1º casamento de seu pai. Em questão de meses, Lorenzo entrou em uma espiral decadente de funções motoras.

Já vai fazer um ano do diagnóstico, e os pais estão lutando contra o tempo atrás de uma cura para Lorenzo. Eles conseguiram encontrar algo que estaciona a doença, e ninguém quer ter mais esperanças de cura da ALD. Todos são contra os Odone mostrar os resultados das pesquisas, apesar dos resultados positivos, e a mãe dele está cansada de todos duvidarem do amor deles por Lorenzo.

Para fazer os médicos acreditarem na eficácia do óleo, eles dividem o óleo com outros pais de crianças ALD para conseguir o mesmo resultado, somente quando outros pais comprovam a eficácia do óleo, e que os médicos admitem estar errados anteriormente, assim eles finalmente disponibiliza o óleo para todas as crianças com ALD.

Pode não melhorar no estágio atual, mas também não piora mais. As crianças que acabaram de descobrir a doença, podem até ter uma vida normal, se tomarem o óleo o resto da vida, para não piorar as coisas.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário