quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Seriado Todo Dia a Mesma Noite

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com uma minissérie documental sobre o caso da BOATE KISS, que entrou no catálogo da Netflix dia 25 de janeiro de 2023, quase às vésperas de completar 10 anos dessa tragédia que virou notícia mundial. Contém 5 episódios de aproximadamente 50min de duração. Pode conter SPOILERS.

Todo Dia a Mesma Noite acompanha a tragédia real envolvendo o incêndio na Boate Kiss. Em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um descuido de segurança acarretou em um terrível incêndio que rapidamente tomou conta de todo o espaço da casa de festas. 242 jovens que estavam no local perderam a vida. A trama acompanha, partindo do momento do acidente, as histórias dos impactados por ela em diferentes pontos de vista, como o trabalho das equipes de resgate, as consequências para os sobreviventes e a negligência dos empresários da organização da boate. A minissérie ficcional enfatiza a luta das famílias das vítimas, que seguem em busca de justiça até hoje - uma década depois.

Estão comemorando o aniversário de 20 anos de Mari. Os pais só querem o melhor para a filha. Estão todos vivendo suas vidas normalmente, e não fazem ideia do que está para acontecer. Tem muita gente na boate. Um cara conquista a garota que queria na boate. Começou o incêndio completamente do nada. Naquele desespero para sair da boate, muita gente foi pisoteada. Muitos ficaram trancados sem acesso a saída de emergência. Muitos foram retirados da boate já sem vida. A garota do início conseguiu sair e foi ao hospital, ainda não se sabe se sobreviveu ou não. Muitos morreram antes de sair. Conforme as pessoas vão sabendo o que houve, mais desesperadas vão ficando com o tempo. É tanto desespero sem saber o que houve, sem notícias de nada. A quantidade de pais que perderam seu filho não dá nem para descrever.

Existem pessoas procurando sobreviventes em meio aos escombros do incêndio. Muitos ficaram feridos, e só conseguiram sair da boate, graças à adrenalina e ao instinto de sobrevivência que tomou conta na hora. Muitos morreram enquanto tentavam escapar pelo banheiro. Muitos morreram neste dia. Muitos deles tentando escapar com vida, mas não conseguindo. Alguns saem com vida da boate, mas não resistiu aos ferimentos no hospital. É nessa hora que percebemos que não valemos nada na vida no esquema das coisas, já que no fim das contas vamos todos para o mesmo lugar no fim da vida. Os mortos foram levados juntos para a identificação. Os pais todos desesperados sem saber se seu filho está vivo ou morto. A garota do início, acabou morta no fim das contas. Muitos morreram das consequências do incêndio. Enquanto alguns pais enterram seus filhos, a polícia começa a investigar as causas do incêndio. Os músicos que fizeram o show, e que sobreviveram podem ser presos. Alguns morreram dos ferimentos. O dono da boate não soube lidar com as consequências de suas ações, e tenta se matar, mas não consegue terminar o serviço. Os pais dos que morreram se juntam para buscar justiça pelos filhos.

Continuam as investigações das causas do incêndio, e agora os donos que estão vivos, ficam um jogando a culpa no outro. O dono diz que sua vida foi destruída, mas ele não se dá conta de que pelo menos, ele está vivo enquanto outras pessoas não. Os familiares assistem a reportagens sobre a boate na TV. O revestimento do teto foi feito com espuma tóxica inflamável. Muitos estão de luto pelas vítimas do incêndio e eles pedem por justiça. Os pais criam uma associação juntos, para investigar as causas e pedir justiça. O pai da garota do início, pede que investiguem as causas e que os culpados pela tragédia sejam presos, para dar um encerramento para eles, e enfim as almas dos mortos poderem descansar em paz. Os delegados de polícia investigam todas as pontas soltas para descobrirem a verdadeira causa do incêndio. Alguns pais estudam as leis a fundo querendo justiça pelos filhos. Buscando justiça pelos filhos em meio a dor da perda, alguns esquecem de seguir com suas vidas. Os delegados vão ao hospital atrás de alguns depoimentos sobre o assunto, com quem mais ficava na boate. Alguns sobreviventes acordam dias depois no hospital. É engraçado como o luto funciona, ele une pessoas completamente estranhas e diferentes, porque tudo é uma dor só e não existe distinção de nada nem ninguém em meio a isso. Quanto mais o tempo passa, mais fica evidente que toda essa tragédia aconteceu por ganância, pura e simples. Por querer economizar, acabou acontecendo isso e custando centenas de vidas que foram interrompidas na adolescência. É aí que percebemos que a vida é um sopro, já que ninguém está preparado para morrer, simplesmente acontece. Conforme o tempo passa, fica claro também que houve muita omissão e negligência envolvendo toda a boate. Todos os pais estão com sangue nos olhos, porque só ficam dando voltas nas coisas e acaba não dando em nada.

Os pais se juntam na frente da câmara querendo justiça pelos filhos. Os responsáveis diretos e indiretos acabaram sendo soltos. É impressionante a impunidade em que esse mundo permanece, só porque uns têm dinheiro e o resto é pobre. Já se passou um ano desde a tragédia, e os pais continuam na luta por justiça pelos filhos mortos. Os sobreviventes precisam viver com as consequências daquele dia. Alguns tiveram muitas partes do corpo queimado. Gabi se encontra com a pessoa que salvou sua vida naquele dia. Vários presidentes da associação de moradores tiveram que se aposentar por problemas de saúde. Apesar da tristeza, aqueles que sobreviveram, vivem suas vidas por eles e por aqueles que não podem mais. De tempos em tempos, os sobreviventes se encontram para celebrar a vida. Os pais vão em todos os lugares buscando justiça, mas no fim das contas, eles acabam sendo os culpados. Por conta das sequelas, muitos deixaram de realizar seus sonhos e hobbies de vida. Gabi ficou com raiva daquele que gostava, por ter sido abandonada quando mais precisou porque ele não quis encarar suas cicatrizes. E agora são os pais, que vão ser processados por procurar justiça, e não querer deixar barato o que acabou sendo feito com seus filhos. Tudo por querer arrastar as coisas para debaixo do tapete. Os filhos não conseguem nem se olhar no espelho por causa das cicatrizes do incêndio. 

Apesar deles responderem a um processo judicial, os pais não foram presos, mas foi por muito pouco que eles não foram presos. No momento acabou tudo em pizza, já que ninguém quer acusar ninguém, então acaba ficando por isso mesmo. Os pais passam por um processo acima do outro, querendo justiça pelos filhos, com isso eles querem que o processo seja julgado por júri popular. Com o passar do tempo, eles ficam cada vez com mais raiva dessa falta de justiça em certas coisas. Desde que começou essa luta por justiça, vários pais de filhos mortos morreram também. Todos querem fazê-los desistir, e viver a vida como se nada tivesse acontecido. Eles passam por um julgamento atrás do outro, dessa forma vai se passando o tempo, e não dá em nada. O júri popular ocorreu, eles foram presos mas depois foram soltos de novo, e agora estão aguardando um novo julgamento, enquanto isso não acontece, eles continuam em liberdade.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário