quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Resenha de De Gênio e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco

 Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um livro que encontrei no catalogo do Kindle Unilimited, que faz parte da série "O Vendedor De Sonhos" do Augusto Cury. Esse é um SPIN-OFF da série, contando mais sobre Bartolomeu e Barnabé, dois dos discípulos do mestre, que aparece em Vendedor De Sonhos. Pode conter SPOILERS.

Esse livro conta a história de dois loucos e dois gênios superdivertidos. Um deles, conhecido como Boquinha, acha-se um grande pensador. Tem compulsão por falar e filosofar. Nada nem ninguém controla sua língua. O outro, cujo apelido é Prefeito, pensa ser um grande político. Faz discurso e pede votos em qualquer lugar, até para crianças, embora não seja candidato a nada. Ambos são especialistas em arrumar confusões. Esses dois personagens foram extraídos dos dois volumes da saga O Vendedor de Sonhos, recebida com entusiasmo em muitos países e aclamada por uma grande editora chinesa como uma das principais obras internacionais publicadas recentemente. Alguns textos dessa saga foram adaptados para compor este livro. Boquinha e Prefeito foram mutilados na infância, perderam tudo, pai, mãe, lar, amigos, proteção. Viveram de sobras de alimentos, de afeto e de apoio social. Tinham tudo para dar errado. E deram. Mas, apesar de todas as perdas, desenvolveram uma alegria e loucura contagiantes. Choro e riso percorrem as artérias deste livro.

A sociedade precisa urgentemente de uma boa mudança. A sociedade de habitantes não sabe mais como aproveitar a vida calmamente. Estão todos irritados e estressados ao limite da razão, repetindo comportamentos diários como um robô, e ensinando os jovens e crianças a fazerem o mesmo com sua vida. Mais 2 pessoas fora do molde apareceu para agitar a sociedade de certinhos. Bartolomeu "Boquinha de Mel", era amado e odiado pelas pessoas na mesma medida. Boquinha de mel, tinha esse apelido porque falava de tudo e mais um pouco, inclusive da vida alheia. Ele cativava a todos de um jeito ou de outro, e conseguia dinheiro pra comer e viver a vida de boa e sem suar a camisa. 

Ele ganhava a vida sendo mais esperto que os outros, tudo na base da conversa. Nem sempre conseguia o que queria, mas mesmo assim é feliz e dá risada de sua própria estupidez. Bartolomeu e Barnabé ate fizeram uma musica tema pra suas vidas "Louco Genial", essa musica logo se tornou sucesso nas escolas. Os adolescentes gostavam de boquinha de mel e o apelidaram de "Belezura". Ele foi rejeitado desde muito cedo na vida. A única que já deu amor à ele alguma vez na vida foi sua mãe, porque seu pai não, ele devia ser proibido de gerar filhos. A mãe dele nunca pode denunciar o marido, por medo de ser presa e deportada, já que era imigrante ilegal no pais. A mãe de Bartolomeu morreu de câncer.

Para compensar a violência sofrida em casa, a mãe dele lia historias pra ele e alimentava sua imaginação. Bartolomeu tinha um irmão mais novo, que a mãe entregou pra adoção por pressão de seu pai. Bartolomeu perguntava sobre o irmão diariamente, ficou angustiado e sem brincar por semanas. A mãe também ficou bastante abatida pela culpa do que tinha feito com o filho mais novo. O pai de Bartolomeu morreu quando ele tinha 7 anos. A mãe acabou ficando muito doente, e teve que levar Bartolomeu a um orfanato, porque sabia que não tinha muito tempo de vida. Bartolomeu muito novo não entendia porque tinha que ficar ali, só sabia que a mãe estava doente. Bartolomeu do dia para à noite perdeu seu chão para caminhar. Uma das freiras do orfanato o ajudou a entender porque sua mãe o deixou ali, e também disse qual era a verdadeira doença de sua mãe.

Dorothy a freira, começou a ensinar as coisas a Bartolomeu com o passar dos dias. Dorothy abriu um orfanato, porque ela mesma foi abandonada em uma época da vida. Dorothy esta ensinando Bartolomeu a ser um pensador liberto, e não um depressivo com ideais suicidas, e baixa autoestima. Aos poucos graças a Dorothy, Bartolomeu voltou a ser o que era antes de sua mãe o deixar no orfanato. Bartolomeu um dia foi adotado, mais os novos pais, não o acolheram do jeito que era, queriam mudá-lo. O encheram de bens materiais, mais não deram a ele o essencial: Carinho, felicidade e amor familiar. Um dia, ele fugiu de lá, e encontrou sua antiga casa, e apesar de saber da noticia, ainda chamava pela mãe achando que ela ia voltar pra ele. Mais tarde, foi andando até o orfanato.

Bartolomeu voltou ao orfanato, tentando encontrar Dorothy mas ela foi pra Itália fazer um tratamento para controlar o MAL DE PARKSON. E as outras cuidadoras do orfanato não queriam ele por perto, já que ele não seguia os padrões da sociedade. Ele não ficava muito tempo em um único lugar, ele não se adaptava a lugar nenhum e ninguém o queria por perto. Ele não se adaptava a lugar nenhum, porque não se encaixava no molde nem na escola. E foi expulso do colégio pelo diretor. Quando fez 11 anos, fugiu de novo do orfanato, e foi viver nas ruas de vez, já que se alimentava mais nas ruas do que no orfanato.

Anos se passaram e por causa do que sofreu na infância, acabou se tornando um alcoólatra. Assim foi, um dia após o outro tentando sobreviver sozinho ate que encontrou sem querer o MESTRE. Ele estava tão bêbado que tropeçou na D. Jurema.

Mestre salvou Júlio Cesar o SUPER EGO do suicídio. O MESTRE esta feliz da vida com Jurema, e a fez se sentir com 20 anos de novo. SUPER EGO conhecia o poder da critica, mas desconhecia o poder do elogio, e o que ele faz com as pessoas. O mestre continuou perguntando dos sonhos das pessoas.

A cada dia que passa com o mestre, SUPER EGO vai percebendo que pequenos gestos valem mais do que grandes discursos. Júlio Cesar ficou abismado pelo mestre convidar o Bartolomeu para segui-lo. O mestre gosta de ajudar os desajustados da sociedade.

O mestre e aqueles que o seguiam dormiam onde dava. Júlio Cesar pela primeira vez experimentava na própria pele o que era ser do mundo dos excluídos sociais. O mestre foi colecionando as pessoas mais excêntricas e excluídas da sociedade para seu grupo de discípulos. O mestre chamou D. Jurema para segui-lo. Mas Jurema tem a coragem que os outros não tem, e deu um chacoalão no mestre. 

O mestre pede para eles acharem sonhadores nas ruas, Boquinha de mel vai nos bares pra isso, e acaba encontrando Barnabé, o PREFEITO seu amigo das épocas em que vivia nos bares. Bartolomeu e Barnabé são irmãos mais não sabem disso, porque foram separados ainda crianças. Bartolomeu leva Bartolomeu para seguir o mestre.

O grupo de seguidores está ficando doidos de vez, com boquinha de mel e prefeito juntos. Eles competem por tudo e conseguem o que comer levando os normais na conversa. Os dois levaram seus médicos normais a loucura rapidinho.

Os discípulos ficam sabendo a verdadeira historia de vida do prefeito. A cada hora que passa boquinha percebe o quanto sua história de vida é semelhante a do prefeito. E vai contando a todos os tombos que a vida lhe deu.

O mestre acolheu o boquinha de mel e o prefeito. Ele tem um fraco pelos desajustados sociais. Para Júlio Cesar conviver com os dois era um exercício de paciência diário. Mas ele aos poucos percebeu a genialidade escondida que existe em ambos. E assim os dias iam passando com os seguidores e o mestre colhendo sonhos e vendendo virgulas por onde passavam.

O ser humano nasce neutro, é a sociedade atual que o aprisiona e o corrompe. Todos querem ser livres mas não sabem como se libertar da prisão social em que vivem atualmente.

O mestre esta tentando decidir qual dos seus seguidores enviar para tentar impedir o cara suicida de pular. Acabou que a dupla de malucos foi lá, mais eles causaram mais confusão ainda.

Boquinha de mel e o Prefeito, não foram lá resolver os problemas para impedir o suicida de se matar, mas incentivaram o SUPER-EGO a fazer isso, já que ele mesmo tentou se matar antes de conhecer o mestre. 

Júlio Cesar, como um cara que já tentou se matar, foi lá tentar falar com ele, mas só conseguiu piorar a situação. Mas Boquinha de mel e Prefeito com seu jeito maluco e falando besteiras mais malucas que o suicida, faz ele desistir de se matar, se ele é doido, esses malucos são bem mais.

Júlio Cesar questiona Jurema. Boquinha e Prefeito continuam tentando chamar o suicida pra briga, e assim ele desiste de se matar. Jurema só dava corda pros dois. O cara desistiu de se matar para encher os dois de porrada.

Depois que o suicida desceu pra baixo, ele encheu de porrada Boquinha e Prefeito. Depois que cansou, começou a chorar, e a contar sua historia, e de como acabou em cima do edifício para se matar.

Depois de salvarem o suicida, eles seguem caminhando pelas ruas à fora, isso até Jurema ter um enfarto e ser levada as pressas ao hospital. Boquinha, Prefeito e o Mestre ficam com ela no hospital.

Eles estão acompanhando Jurema na UTI e quando todos acham que ela esta prestes a morrer, Boquinha e Prefeito falam muita besteira pra ela, que dá até animo para Jurema continuar vivendo. Todos estão perplexos com os dois, mas eles salvaram ela, então que seja né.

Enquanto estavam no hospital com Jurema, Prefeito viu pacientes recebendo comida grátis e quis uma boca livre também. Fingiu um desmaio para continuar no hospital, e receber comida, mais ia passando o tempo e nada de chegar a comida até ele.

Prefeito ficou esperando a comida grátis, mas como ela nunca chegava ele percebeu que tinha alguma coisa errada. Se passaram horas até alguém lhe trazer comida. Depois que terminou a sua comida, ele começou a apostar no baralho a comida dos outros pacientes. Até que ele recebeu alta do hospital.

Acontece que ele fez uma cena e conseguiu ficar mais uns dias. Mais depois de um tempo, ele percebeu que seu plano logo seria descoberto se ele não construísse uma boa historia de capa para ainda estar ali.

Só que com sua ultima historia contada, os médicos resolveram parar de levar comida pra ele, e ele esta com muita fome no momento. Agora os médicos acham que ele precisa de limpeza estomacal e uma cirurgia pra limpar o intestino.

Acontece que prefeito prefere ficar sem votos, a ir pra uma cirurgia. Ele começou a liberar todos os seus pecados para o mundo com o medo que tem de cirurgia. Mais tarde, descobriram que as pranchetas dos pacientes foram trocadas. Eles impediram a cirurgia, mas não a anestesia, e prefeito apagou feito vela no vento.

Conforme os dias foram passando, o mestre e seus seguidores foram cativando mais e mais pessoas. Toda sociedade estava sedenta pela água vendida pelo mestre, e aos poucos foram matando a sede de novas ideias.

Graças ao convite do diretor do presidio, o Mestre vai com seus seguidores ao presidio de segurança máxima, onde estão as piores pessoas do planeta. Os presos acham que os vendedores de sonhos e virgulas, estão de zoação com sua cara, e pensa em bater neles. Os presos também não acreditam no que o Prefeito diz.

Acontece que o responsável pelo ataque contra a família do mestre, estão ali naquele presidio. O mestre só não sabe disso ainda. Ao chegarem ao presidio, eles logo foram zoados pelos presos e quase foram espancados por eles.

O jeito desastrado e sem papas na língua de Boquinha e Prefeito conquistaram os presos, e assim eles seguiram em frente com a peça teatral.

No meio da peça de teatro no presidio, Jurema resolve se vingar de Boquinha e Prefeito pelo que eles já a fizeram passar desde que os conheceu. Os presos gostaram e muito daquela maluquice.

Júlio Cesar resolveu aproveitar e se vingar também com estilo desses dois. Tudo porque os dois tem pavor de ratos. Acontece que a maioria dos presos também tem medo de ratos. Todos nós temos medo de alguma coisa na vida, uns mais outros menos. Jurema ajuda eles a se livrarem do rato.

Mais o rato fugiu de novo, e se meteu no meio das partes baixas de Prefeito, que esta quase morrendo do coração por conta do rato. Todos tentaram de tudo para matarem o rato mais ele fugiu outra vez e venceu essa batalha.

Mais acontece que o ratinho fugiu para morrer de estresse. E os presos perceberam que muitos morrem de doenças da mente e estresse ali também. Quando os maiores presos dali iam bater em Boquinha e Prefeito, eles se lembraram que os dois eram seus amigos de infância antes de se perderem no mundo, cada um para um lado. Os quatro tem historias de vida muito parecidas que acabaram tomando um rumo diferente na existência. 

Todos agradecem ao Mestre e seus seguidores pela mudança positiva nos presos. Eles resolveram mudar o sentido de sua própria existência. E aos poucos aquele presidio parece outro, de tão transformado que se tornou. Os dois são malucos, mas o mundo está mais leve com eles por perto.

Por hoje é isso. 

P.S: Adorei acompanhar a historia desses dois, e pra quem quiser ver um final feliz desses dois, recomendo que leiam a trilogia original em que esses dois aparecem pela primeira vez.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário