quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Resenha de O Roubo

Oi gente, tudo bem?

Essa é a primeira historia que leio da Paola Aleksandra, do Livros e Fuxicos, e essa também é a primeira historia que ela realmente finalizou, mais que só agora teve coragem de publicar, apesar de já ter publicado: Volte para mim, Livre para recomeçar e Reflexos do passado.

Joana Lancaster faz parte de uma extensa e famosa linhagem de piratas. Desde que a mãe faleceu e a jovem decidiu viver com o pai nas mediações de um navio, o mar passou a ser seu único refúgio. Contudo, o futuro livre que havia imaginado transformou-se em um pesadelo quando Napoleão III assinou um acordo que extinguiu sua profissão. Proibida de viver como pirata, Joana transformou-se em uma ladra contratada pela nobreza. Trabalhando para sobreviver e não mais por prazer, ela nunca mais foi a mesma.
Cansado de ser ofuscado pela má reputação de sua família, Filipe Bourbon decidiu casar-se com uma jovem pura e honrada. A celebração impessoal do noivado revelou marcas do passado que ele gostaria de esquecer e, em um ato impensado de rebeldia, Filipe expôs em público uma das relíquias mais cobiçadas de toda a Europa: a famosa e amaldiçoada Máscara Branca. E, a partir de então, virou alvo de habilidosos e engenhosos caça-tesouros.
Joana passará semanas planejando como roubar a máscara de Sir Filipe Bourbon e, em uma única noite, descobrirá que é impossível roubar o que lhe é oferecido de bom grado.
Entrega, paixão e mistério rodeiam o enlace de um lorde quebrado e de uma pirata obstinada em O Roubo.

Joana a protagonista dessa historia, é uma pirata que de inicio foi contratada junto de seu pai para roubar um par de mascaras famosas, que foram mudando de mãos de geração em geração através dos séculos. Dizem que esse par de mascaras foi criado por um casal, que queria fugir para se casar contra a vontade dos pais, mas eles foram mortos e desde então a mascara esta ligada a sinônimo de má sorte. Os dois possuem esse ultimo trabalho para fazer, agora que com um acordo entre os reis, a pirataria foi extinta.  Ao que parece o paradeiro da mascara oposta esta em Paris. Uma das mascaras esta na posse de Filipe. Seu pai pede que Joana seduza Filipe e roube a mascara bem debaixo do seu nariz.

Joana e seu pai chegaram a Paris 10 dias antes das festividades do carnaval. Nesse dia, Joana resolve aproveitar o carnaval e festejar antes de ter que trabalhar no roubo da mascara. E um cara já contou sobre a beleza dela, e ela resolveu entrar na brincadeira desse cara.  E graças ao carnaval e todas as fantasias, Joana aproveita para ser diferente do que ela é atualmente. De pirata Joana se transforma em uma Lady que é capaz de conquistar o Lord Filipe Bourbon. E se transforma de patinho feio em cisne, apesar dela ser muito linda.

Agora somos apresentados ao ponto de vista de Filipe Bourbon, o noivo que é o dono da mascara branca. Ele não quer realmente se casar, mas para ter o respeito das pessoas recuperado, ele resolve se casar com uma Lady de boa família para recuperar o respeito perdido por seu pai e por seu tio, e por isso Filipe acabou herdando a fama construída por seu pai e tio, e Filipe acha que se casando sua honra será restaurada, e seus descendentes teriam o respeito e ficariam muito bem.

Joana se arruma para o baile, e se lembra de sua mãe no dia em que ela finalmente se casou com seu pai, foi um dia de muitas lembranças boas, mas que agora possuem uma pontada de tristeza ao lembrar-se dela que agora esta morta. Nesse baile, Joana garantirá um futuro feliz e sossegado para ela e seu pai. Coisas acontecem no caminho pro baile, e o vestido de Joana acaba com os bordados sujos de lama. Mas ela por acaso, se encontra com Filipe, o cara que ela precisa roubar a mascara.

Enquanto andam indo ao baile juntos, Joana percebe que Filipe só quer ser reconhecido por quem ele é, mas com a fama que ganhou graças a sua família, esse fardo pesa em seus ombros e ele não pode ser autentico como quer. E no momento, Joana esta com raiva de ter que enganá-lo, pois desde o primeiro momento em que o viu, ela o deseja ardentemente. E agora que ela já o conhece sem ter sido apresentada formalmente, ela o deixa guiá-lo por ai, no decorrer de tudo, Joana sabe que precisa roubar a mascara dele, mas também sabe que pode acabar sendo uma missão fracassada desde o inicio, porque se apaixonou pelo cara que precisa roubar para ter sucesso na missão.

Para aproveitar o baile, Filipe convida Joana para uma dança, para evitar que ela pense demais em uma noite de diversão. No meio da dança eles estão envolvidos ao redor de uma nuvem de luxuria, querendo dar vazão aos sentimentos recém descobertos um pelo outro. Em um segundo eles estão se agarrando em um quarto privado e do segundo seguinte ele para antes de chegar as vias de fato com ela. Depois disso, ele fala de seus sonhos e desejos de uma família longa e feliz com uma mulher e filhos que ama, e não estar casado simplesmente por negócios.  Filipe conta a Joana a verdadeira historia por trás das mascaras opostas. E ela finalmente entende seu poder, já que por causa dela encontrou o amor, mas que também por causa dela terá que desistir de sua felicidade ao lado dele.

Depois da noite ao lado dele, Joana se deu conta enquanto o observava dormir que realmente se apaixonou perdidamente por ele, assim ela não consegue fazer o que realmente foi ali para fazer e roubá-lo. Em vez disso, ela deixa a mascara ali e sai porta afora, saindo da vida de Filipe do mesmo jeito que entrou, como um sopro.

Dez anos se passaram desde aquela noite, mas aquela noite teve frutos que Joana levará para sempre, sua filha Beatrice exatamente como ela, mas com os olhos de Filipe. E Joana espera um dia reencontrar Filipe e apresentar pai e filha finalmente.

Não sei quando conseguirei comprar e ler Volte Para Mim mais pretendo.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário