quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Resenha de De Volta Ao Prazer

Oi gente, tudo bem?
Aqui estou, com mais um livro da Nana Pavoulih.
Conta as aventuras de Maria Luísa Vargas, a Malu. Uma mulher de quarenta anos que nasceu em uma época de mudanças, foi criada de modo arcaico e tentou ser o que a família queria. Agora, recém-separada, algo dentro dela grita por liberdade. Malu toma as rédeas de sua vida e começa a viver e se redescobrir como mulher. Nesse percurso ela se envolve com um homem misterioso, que a faz repensar seus princípios e valores; um carismático ator pornô, que traz leveza a sua vida; um pacato lutador, que a faz perceber que não quer mais o comum e sim novas aventuras; um artista adepto de BDSM, que lhe dá novas experiências e um empresário prepotente que desperta seu lado forte e decisivo. Cada um dos personagens tem seus defeitos e qualidades e influenciam a protagonista em suas escolhas.
A história vai muito além da busca do prazer, mostra uma mulher que sente a pressão e o preconceito da sociedade. Aborda diversos temas como machismo, homossexualidade feminina, a valorização da mulher como profissional e as perdas sofridas ao longo da vida.
Em uma narrativa que mistura ficção e realidade, a autora se apropriou de alguns elementos de sua vida e empregou nos personagens e suas ações. O leitor acompanha a trajetória de uma mulher como muitas, com suas dúvidas, anseios e cobranças. Nas palavras da própria autora “Malu é um pouco de mim e de todas as mulheres. São as experiências que todas queremos vivenciar, nossas opiniões, a vida que queremos ter. É um pouco de sonho, de realidade e também de pesadelo, uma mulher aprendendo a ser ela mesma, se conhecendo, se doando e tomando, até se tornar forte e dona de si mesma.”
Aqui conhecemos Malu, uma mulher de 40 anos, recém separada e mãe de 2 filhos: Bernardo e Chico.
Só sei que Malu, depois de 20 anos de casada, sendo o que todos queriam, mas sem encontrar a verdadeira felicidade, resolveu dar um basta na vida pacata que tinha.
Assumiu de vez, o seu hobbie de escrever e fez dele sua profissão.
Decidiu que agora, que ta livre, vai viver completamente sua liberdade, e se abrir completamente a novas experiências e sensações.
Dessa forma ela conhece Nico, Romeo, Lucca e Fred.
Nico um advogado e pai de um filho chamado Guilherme que tem a mesma idade de Bernardo.
Romeo um lutador de MMA, e super romântico a procura de uma mulher pra chamar de sua.
Lucca um artista abstrato, super conceituado dentro e fora do Brasil, mas que na vida pessoal gosta de ser o cara submisso a mulheres dominadoras.
E Fred um ator de filmes adultos e também escritor, com horror a monogamia e ao casamento, mas se torna o melhor amigo da Malu.
Enquanto Malu, vive novas experiências, vai se descobrindo como pessoa e como mulher.
Dessa forma, se torna uma pessoa feliz e realizada.
E que no decorrer do seu aprendizado como pessoa, ela vai ensinando Fred a ser uma pessoa melhor, que apesar do horror a sentimentos e a casamento, se apaixona pela Malu e deixa de ser ator, para se dedicar a Malu e a carreira de escritor.
No fim do livro, a autora coloca um segundo final, o final alternativo e diferente do original, para mostrar que tudo na vida depende das ações e escolhas que fazemos, e que a vida se tornaria diferente dependo do que escolhemos para ela.
Mais um livro favoritado da autora para a coleção.
Volto em breve.
Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário