quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Resenha de Os 13 Porquês


Oi gente, tudo bem?
Hoje vim falar sobre o livro, que originou a série da netflix: 13 reasons why.
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Devo dizer que, da primeira vez que tentei ler esse livro, era bem nova e sem maturidade para entender um livro que aborda esse assunto em particular: o suicídio. E por esse motivo, o abandonei e ate tinha me esquecido dele, ate mencionarem que iriam adaptá-lo para série, e sinceramente com tantas leituras ótimas a serem feitas, acabei por deixá-lo de lado outra vez.
Então logo após, assisti a série, e digo que o livro é bem fiel a 1T, com algumas diferenças é claro, mas no geral o livro foi bem adaptado.
O autor além de colocar o ponto de vista, de quem esta escutando as fitas, também apresenta pra nos em paralelo o ponto de vista da Hannah simultaneamente.
Ele nos mostra de uma forma bem séria, mas de uma forma que nos faz pensar o que o bullying e suas conseqüências são capazes de fazer na vida de uma pessoa ao ponto dela pensar em suicídio e chegar a finalmente a dar fim a sua vida de forma tão brupta.
O engraçado é que, quem pratica bullying na maioria das vezes, não tem nenhuma noção dos danos que eles causam ao psicológico da pessoa que é o alvo escolhido, acho que se as pessoas tivessem consciência do que suas ações causam o bullying não existiria mais.
Volto em breve.
Atenciosamente, Thays.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário