quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Resenha de A Guerra Dos Tronos

Oi gente, tudo bem?
Hoje venho falar do 1º livro d’As Crônicas De Gelo e Fogo, a Guerra Dos Tronos, que inclusive já virou a série de TV produzida pela HBO. Já assisti todas as temporadas lançadas, e só agora li o 1º livro, mas fazer o que se, o tamanho do livro sempre me fazia perder a coragem de le-lo.
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Logo que se inicia a leitura, já se sabe que Westeros entrará em guerra, afinal esta no próprio titulo do livro. O livro é contado através de vários pontos de vista, cada capitulo é contado por um narrador, o próprio titulo já diz quem será o narrador. Todos os personagens narradores são principais, mas não se engane achando que só porque o personagem é principal que ele não morre, porque morre. Sempre que o autor quer, então não se apegue a personagem para não sofrer.
A historia possui um arco de crescimento para cada personagem ao logo do livro. No prólogo somos apresentados a muralha e a patrulha da noite. Em seguida somos apresentados a Winterfell e aos Starks, que são os lordes do norte.
Os Stark são: Eddard, Catelyn, Robert, Sansa, Bran, Arya e Rickon. E também tem o Jon snow: que é o filho bastardo de Eddard Stark.
Já não gostava da Catelyn na série, mas depois que li o livro gostei dela menos ainda. A forma que ela trata o Jon me irrita, o que o Jon tem haver que o marido dela a traiu, ele não pediu pra nascer.
A Sansa é uma garota mimada e egoísta, que só pensa em si mesma: QUERO SER RAINHA E MANDAR EM TODOS.
Robert acha que possui tudo por direito de nascença, mas a única coisa que consegue é ter que se provar o tempo inteiro.
Bran é um garoto de espírito livre, que adora escalar as paredes de Winterfell, ate que acontece algo e isso muda completamente.
Arya não liga muito para coisas de garotas, o que ela quer mesmo é se tornar uma espadachim como nas historias dos contos de fadas.
Rickon não aparece muito nesse 1º livro, mas pra falar a verdade, ele é o garoto mais intuitivo que tem, ele sabe das coisas sem ninguém precisar dizer as coisas pra ele.
Jon é o filho bastardo, que se torna um patrulheiro da noite na muralha, quer se tornar alguém de respeito e descobrir seu lugar, enquanto luta contra os OUTROS.
A historia te prende do começo ao fim, e devo dizer que a adaptação feita pela HBO esta bem parecida com o livro. Foi adaptado uma temporada por livro, só as duas ultimas que não, porque não saiu o 6º livro ainda. Espero que os outros livros sejam tão bons quanto o primeiro.
É isso.
Volto em breve.
Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário