domingo, 7 de abril de 2024

Resenha de Quinze Dias

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com meu primeiro contato com um livro de Victor Martins, que ouvi pelo Audible da Amazon.

Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo. Nesta edição de Quinze dias, além de conhecer ou revisitar a história de Felipe e Caio, o leitor vai conhecer mais sobre os bastidores do livro com uma cartinha de Vitor Martins e, ainda, será presenteado com um capítulo extra no ponto de vista de Caio, podendo entender como o garoto se sentiu no começo dessa aventura de autoconhecimento e amor. Porque, afinal, quinze dias são para sempre!

Felipe ainda está no ensino médio e é gordo. Por ser gordo, as pessoas chamam ele de muitas coisas. Quando se é gordo, nem as roupas legais servem. Até na hora de se vestir é ruim por isso, e é o último dia de aula para o início das férias. Por tudo isso, autoestima de Felipe é muito baixa. Felipe tem uma queda, pelo vizinho de apartamento. O nome de seu Crush é Caio, que tem a mesma idade que ele. Os pais de Caio precisaram viajar por uns dias, e a mãe de Felipe se ofereceu para tomar conta dele nesses tempos. Felipe conheceu o Caio na piscina do prédio. Desde pequeno, ele sente vergonha de tudo, o que as pessoas pensam dele. Pensa no desespero de Felipe, gordo, gay e apaixonado pelo vizinho, que hoje em dia não responde nem um oi, que Felipe fala para ele no elevador.

Caio aparece na porta, e sua mãe pede que ele ajude com as malas. Seu Crush vai passar 15 dias na sua casa. Felipe é muito dramático, com suas crises de adolescente. Sua mãe acha que, ele foi muito ruim com Caio. Agora Felipe está com ciúmes de sua mãe com Caio. Felipe fica sonhando acordado com seu Crush Caio.

Chegou o sábado, e Felipe gosta de suas tradições de sábado. Caio acordou com o barulho das panelas caindo no chão. Ele gosta das tradições que envolvem bolos. Caio ainda está lendo "A Sociedade do Anel". Felipe é muito neurótico, com as pessoas falando tão mal dele por ser gordo.

Ele encontra uma mensagem de sua mãe e Caio. Felipe é um desastre na vida pessoal. A mãe de Felipe, compra para ele uma camiseta xadrez. Todos na casa ficam falando de livros e filmes, e mais tarde Felipe e Caio finalmente ficam sozinhos.

Felipe está esquisito ao lado de Caio. Sua mãe é voluntária numa ONG no dia de segunda-feira. Muitas coisas não foram feitas para pessoas gordas. Na ONG eles ensinam de tudo um pouco. Felipe ajuda outra pessoa como ele na ONG. Ele ajuda João Eduardo, na aula de artes com a sua mãe. Caio assume que é gay para Felipe. Felipe se assumiu gay para sua mãe no ano passado.

Caio fica nervoso com a marcação cerrada de sua mãe para ele. A mãe dele não dá paz hora nenhuma. Felipe Faz terapia desde que se assumiu gay para sua mãe. Felipe tem que conversar com o Caio, a passos de bebê. Pensar em maneiras de se abrir com Caio. Felipe por ser gay e gordo, tem Muita ansiedade. Felipe parou de ir na piscina, porque começou a engordar, e tenho vergonha do seu próprio corpo. Eles conversam muito à noite.

A noite é fácil conversar com o Caio, mas de manhã é uma chatice. Caio se pergunta, porque Felipe é de um jeito de dia e de outra noite. Felipe finalmente conta a Caio, sobre o porquê e se abre com ele, sobre ter vergonha do próprio corpo. A mãe de Felipe, gosta de todos os programas da TV aberta e as de TV paga também. Felipe fala para Caio, sobre sua lista de filmes de musicais favoritos. Felipe já acha que Caio, está deixando pistas amorosas para ele. De madrugada, eles conversam sobre coisas aleatórias, para aprender mais um sobre o outro.

Felipe só se mostra de verdade de madrugada. Felipe está cansado de não saber o que fazer, e de nunca ser notado por ele, e não por ser gordo. Eles têm cada conversa maluca de madrugada. Caio quer apresentar sua BFF para Felipe. Felipe finalmente percebe que Caio, também é muito zuado do mesmo jeito que zoam ele. Felipe está com raiva de Rebeca, pode ter esquecido de Caio depois que arranjou uma namorada. Para Rebeca é ainda pior, porque além de gorda ela é lésbica. Felipe já virou amigo de Rebeca, mesmo tendo acabado de conhecer. Ele compra dois pijamas de super-heróis."O destino pode ser um escudo ou uma espada Cabe a você escolher"

Caio se abre com Felipe, e diz que na escola é um inferno, principalmente porque as pessoas sabem que ele é gay. E sua mãe não o apoia, e Rebeca é a única amizade verdadeira que ele tem, aquela que sempre o apoia quando precisa. Felipe, sua mãe e Caio ficam assistindo juntos na TV. Melissa é magra de doer. As pessoas ficam zoando Rebeca por sua gorda. Felipe não quer entrar na piscina por ser gordo, então ele passa o dia inteiro de molho no sol, só para não entrar na piscina.

Mãe do Caio odeia Rebeca, porque ela é lésbica. Felipe e Caio, vão se encontrar com Rebeca novamente. Felipe está oficialmente na friendzone. Cidadezinha pequena é muito preconceituosa. Eles finalmente descobre que Felipe vive sendo zuado na escola. Mas Felipe, finalmente enfrenta os valentões de uma vez por todas. E finalmente Felipe consegue amigos. Finalmente entre eles se tem uma conversa bem aberta, sobre o que cada um passou no colégio. Por conta do tema da conversa Felipe e Caio, acabam ficando muito bêbados e chegam em casa tropeçando na sombra.

Felipe acordou de ressaca.Mas apesar de acordar de ressaca, foi bom porque ele finalmente conseguiu enfrentar aqueles idiotas da escola.

A mãe dele vai para a ONG. Felipe vive preocupado, em como vai parecer para Caio. Rebeca assume para Felipe que Caio gosta dele, mas Caio não quer ser assumir gay, e ter namorado por causa da mãe besta que ele tem. Rebeca diz que se Felipe gosta dele, precisa ter coragem de se declarar, se quiser ter algo com ele. Felipe quer desesperadamente conselhos amorosos, além de ser uma enciclopédia ambulante sobre assuntos gays.

Chegou o dia da terapia, e ele finalmente se abre sobre as coisas. Felipe fica feliz, por ter conseguido encarar os valentões. Felipe vai na biblioteca municipal, onde sua avó trabalhava e ele fica feliz, por ser lembrado das memórias felizes com sua avó. Nas lembranças, sua avó aconselha Felipe a ser corajoso. Felipe também tem lembranças felizes, com a amiga de sua avó. Felipe acha que é assim, vai criar coragem para de se declarar para Caio.

Felipe acha que o Mágico de Oz é um babaca. A mãe de Felipe, sabe que ele gosta de Caio. Sua mãe quer que ele aprenda com seus erros na questão romântica, além de ser cupido do filho. Felipe não prestou atenção em nenhum filme, o tempo inteiro só querendo beijar Caio. Eles finalmente se beijam. A mãe de Felipe é muito Drama Queen. Felipe assume para Caio, que hoje foi seu primeiro beijo.

Mais tarde, ele se beijam novamente. Sua mãe não sabe lidar, com ele beijando alguém. Eles assumem que gostam um do outro. Caio descobre que Rebeca, sabe sobre eles dois. Caio fica com medo de sua mãe descobrir, que os dois estão ficando, ainda mais porque tem medo da mãe descobrir que ele é gay. Eles continuam se beijando às escondidas.

Felipe acorda Caio no susto por causa da mãe dele. Caio fica chateado por ter, que sair na casa de Felipe desde cedo. A mãe de Caio, continua detestando a Rebeca, porque ela é lésbica. Agora Felipe, coloca a sua série atrasada em dia. Na casa de Caio, tem pinguins de enfeite em todos os cantos que pode. Tanta coisa na vida de Felipe, muda depois da chegada de Caio na sua casa. Felipe colocou no papel todas as coisas, que gosta nele mesmo, e que não sabia. Caio leva Felipe às escondidas na piscina do prédio. Finalmente Felipe assume que gosta de Caio, desde a época em que eles brincavam de sereia na piscina do prédio.

Esse é o ponto de vista de Caio, durante os 15 dias na casa de Felipe. Caio não quer ficar na casa de Felipe. Sua mãe não confia nele, para cuidar sozinho dele mesmo durante esse tempo. Caio acha que Felipe, pode não ser tão hétero assim como ele pensa. Nesse meio tempo, Caio não percebe que Felipe está hiper nervoso.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário