quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Filme A Princesa Mononoke

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com mais um filme do STUDIO GHIBLI que está na Netflix com aproximadamente 2h15min de duração. Pode conter SPOILERS.

Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a floresta.

Nessa história ainda se fala dos espíritos dos Deuses. As coisas na vila estão estranhas  com os animais fugindo de lá. Os animais estão fugindo do demônio sanguessuga que quer matar todos na vila. O herói da vila tenta impedir o massacre no local. Ele é o Príncipe da vila e matou a fera que colocou todos em perigo.

O monstro era um Deus Javali enfurecido. O Príncipe precisa sair da vila para encontrar a cura de seu ferimento. Seu nome é Ashitaka. Ele sai da vila e inicia sua jornada. No caminho ele é cercado por batalhas, e precisa fugir dali porque não consegue lutar com seu braço infectado com sangue de demônio.

Ele está chateado por ter matado alguém. Mas o sábio diz que todos morrem uma hora, uns cedo outros não. Como não existem carros, todos andam a cavalo por ali. Os aldeões tentam matar os lobos que querem seu arroz. Ashitaka finalmente conhece a P. Mononoke. E encontra também espíritos da floresta.

Ele encontra um caminho para a vila usando a floresta. Ele mostra aos outros seu ferimento pelo javali. Ele descobriu quem foi responsável por transformar o javali num monstro, mas essa mesma pessoa, mostrou a ele um caminho para curar seu ferimento. A P. Mononoke vive na floresta, e é chamada pelos aldeões da vila de P. Loba.

A prefeita da vila odeia a P. Loba e os lobos da floresta. E os lobos a odeiam de volta porque ela matou muitos lobos, e os lobos quando matam, o fazem somente para se defender deles. Quando Sam volta para a vila, Ashitaka percebe que é uma armadilha preparada para pegá-la logo de cara, e ele tenta impedir as duas líderes de lados opostos de se matarem no processo.

É muito ódio que liga essas duas, e se não pararem alguém ainda vai se matar. Ashitaka deixa a líder da vila inconsciente e leva Sam de volta para a floresta antes dela ser morta. Quando Ashitaka leva Sam os aldeões atiram neles. Ele só desmaiou do ferimento quando chegou na floresta.

Mais tarde, Sam sabe que ele não é um inimigo, porque o espírito guardião da floresta salva sua vida. Sam sabe que ele vai ser importante no grande esquema das coisas, na luta entre os humanos e os espíritos da floresta. Os javalis estão com raiva porque o grande espírito da floresta salvou um humano e não o javali que foi morto por Ashitaka.

Os animais da floresta querem briga, mas Ashitaka não quer mais briga, porque briga gera ódio, que gera ódio e assim continua o ciclo de ódio indefinidamente. A regente da vila do ferro arma uma armadilha que mata todos os javalis, e que transforma o javali mestre em um monstro.

Sam está com o javali mestre na hora, e o monstro javali tenta transformar Sam em um monstro também, mas a loba que a criou junto de Ashitaka conseguiram impedir Sam de se transformar em um monstro. Logo depois, a regente mata o grande espírito da floresta, e ele por ter sido morto, espalha morte por onde passa, até que Ashitaka e Sam devolvem sua cabeça para o grande espírito descansar em paz, e espalhar vida novamente.

Por conta da regente ter sido salva por Ashitaka, e ver em primeira mão a vida e paz que o grande espírito traz a floresta e aos arredores, ela finalmente percebe que o ódio só causa ainda mais ódio e morte, e resolve reconstruir a vila com a ajuda dos moradores, e ser uma pessoa melhor, e viver em harmonia com a floresta e a natureza.

Por enquanto é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário