domingo, 13 de março de 2022

Filme Em Silêncio

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme coreano, baseados em fatos reais que encontrei enquanto Zapeava no catalogo da netflix. Possui aproximadamente 2h5min de duração. Pode conter SPOILERS.

Gang In-ho descobre casos de abuso sexual e físico em uma escola para crianças com deficiência auditiva. Com a ajuda de um ativista de direitos humanos, Gang luta contra a comunidade para expor o abuso e acabar com ele.

Esse filme tem como plano de fundo, o ambiente escolar lá pelas bandas da KOREA. Com um professor que realmente se importa com seus alunos de necessidades especiais(Surdos). Esse filme apesar de ser baseado em fatos reais, foi adaptado de um livro.

O professor em questão, está voltando para sua cidade natal depois de muito tempo longe, pois conseguiu um novo emprego e assim poderá ficar mais perto de sua filha que ainda é uma criança. Uma moça bêbada, bate em seu carro, quando ele o deixa na oficina, e para considerar o assunto com ela acabado, ele pede uma carona para a escola de surdos.

Que sorte do cara, acaba sendo contratado para trabalhar em uma escola em que basicamente a pessoa trabalha de graça, pois tem que entregar um subsidio para continuar dando aulas no local.

Um aluno atrasado chega na sala e esta todo espancado. Ele tenta dizer a alguém, mais todo mundo desconversou e fingiu que não ouviu o que ele disse. No momento, ele esta tentando aprender mais sobre os alunos para conseguir se comunicar melhor efetivamente com eles.

O diretor e o policial gosta de abusar do poder que tem, achando que não vai ser pego, porque os alunos agredidos e abusados não tem uma forma de se comunicar e denunciar os abusos deles, principalmente porque um deles é policial.

Ele aos poucos esta percebendo que tem algo muito errado acontecendo na escola, pela forma que todos desconversam quando ele entra na sala. Ele acaba impedindo uma garota de cometer suicídio. Mais tarde, ele vê uma professora afogando uma garota usando uma maquina de lavar, além de antes ter batido nela pra caramba.

Com isso, ele à leva para o hospital, e chama aquela amiga policial que ajudou ele antes. Depois de conversar com a policial, e dizer que a garota é órfã, ele a deixa aos cuidados dela, e volta ao colégio para tranquilizar a outra garota que a salvou com a ajuda dele.

Mais tarde, ele descobre tudo o que houve com a garota no colégio, graças a policial, a principio ele não acredita no que ela diz, mais ela mostra a prova escrita pra ele. Ele descobre mais e mais coisas que acontecem no colégio com o passar das horas com a policial. Inclusive que todos os membros estão nisso juntos à tempos, menos ele que acabou de chegar lá.

Os criminosos tentam chegar até ela para impedir que ela faça algo contra eles, mais ela se escondeu antes que pudessem tentar fazerem algo. O professor e a policial, logo percebem o que esta acontecendo e correm ao hospital e encontram ela escondida em uma parede falsa.

Depois que conseguem acalmá-la, eles a levam ao centro de proteção à crianças especiais, e com a ajuda dele, eles começam a redigir o depoimento para denuncia posterior. Quando o depoimento termina e com base no que ele disse, o professor percebe que só não foi pior porque ele interrompeu o cara sem saber.

A mãe dele, sabe o que acontece na escola, mas cidades pequenas sabem o que acontecem com quem se mete no meio de pessoas poderosas e influentes, então elas ficam quietas se souberem o que é melhor pra elas. A policial esta p* da cara que ninguém da cidade faz nada para ajudar realmente as crianças.

Que nojo, será que todos os funcionários mais antigos daquele lugar não tem um pingo de decência e moral. Todo o depoimento do garoto foi transmitido pra TV. Agora que a população tem a chance de fazer alguma coisa, eles estão botando pressão pela prisão dos culpados. Agora o diretor depravado quer se fazer de vitima inocente.

Começou a audiência contra esses caras, mas a situação não esta favorável pra eles não, já que praticamente a cidade inteira foi comprada de uma forma ou de outra por esses caras. E como as crianças são menores de idade, se os pais assinarem um acordo, o caso é encerrado.

E como o professor não pode ser comprado com dinheiro, os poderosos da cidade estão ameaçando a filha dele. Apesar do advogado do acusado, tentar usar o depoimento da vitima contra ela, ela descobriu uma forma de provar pro juiz que ele era realmente culpado pelo que fez com ela.

Depois que ela reconheceu o responsável, o advogado do acusado ainda continua tentando invalidar seu depoimento. Ao que parece até o depoimento das outras crianças será invalido, por conta dos responsáveis por assinarem contratos de acordo judicial.

A única de que o juiz levará em consideração é o da garota órfã que confirmou que era o diretor, o restante as famílias assinaram contratos de acordos judiciais. A garota se lembrou de mais coisas que podem incriminar o diretor. Por isso, o professor e a policial retornam a escola para tentar recuperar as provas antes de serem destruídas.

Eles encontraram um vídeo incriminando o diretor diretamente. E o advogado de defesa das crianças vai mostrar isso diretamente pro juiz. Os abusadores escaparam com pouco ou quase nada de sentença de prisão, porque quase todos na cidade são comprados de uma forma ou de outra pelos abusadores.

Que nojo que tenho de uma farsa de justiça dessas. O menino que perdeu o irmão por causa deles também, agora quer vingança por si mesmo e por ele custe o que custar. O garoto morreu da mesma forma que seu irmão, mas levou o cara culpado indiretamente junto.

Muita coisa mudou para todos na cidade desde aquele dia. Apesar das pessoas em cargos públicos serem compradas de uma forma ou de outra pelos corruptos, as pessoas comuns da cidade tentam ajudar das formas que podem as crianças e adultos prejudicadas por eles. As crianças agora tem em seu coração, que apesar de tudo o que houve suas vidas importam de uma forma ou de outra.

Por hoje é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário