sexta-feira, 18 de março de 2022

Resenha de A História de Amor de Anastásia Romanov

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um livro, que foi o primeiro contado que tive com essa escritora. Tenho ele fisco mais ouvi a historia pelo StoryTell, que assinei recentemente outra vez.

Esta história começa na cidade russa de São Petersburgo, no verão de 1901, com o nascimento de Anastásia, a grã-duquesa da Casa Romanov. Filha do czar Nicolau II da Rússia e da czarina Alexandra Feodorovna, acredita-se que a moça foi assassinada, junto à sua família, pelos soldados bolcheviques na horrenda noite de julho de 1918, no entanto, as circunstâncias de sua morte são tão duvidosas que geram discussões até os dias atuais. Mais de setenta anos após o massacre dos Romanov, os restos mortais da família foram encontrados e examinados, sanando assim grande parte dos questionamentos acerca do episódio, contudo, a morte de Anastásia ainda é envolta em mistérios. Este livro é baseado em fatos reais e especula ficcionalmente o que teria acontecido à grã-duquesa, caso tivesse sobrevivido, após a noite trágica que assolou a família imperial russa. Seu nome é Anastásia Romanov e esta é sua história de amor.

NARRAÇÃO POR NOEL ROSS

No inicio dessa historia estamos no verão dos dias atuais do séc. XXI, e um dos narradores é um adolescente prestes a terminar o ensino médio em NY. Seu avô é um renomado historiador que logo vai se aposentar, e esta em seus últimos dias de carreira.

Esse neto aproveita as férias de verão para ficar com seu avô, e ao mesmo tempo tentar descobrir que tipo de faculdade quer fazer para começar uma carreira tão prospera quanto a de seu avô.

Em sua casa, vive somente ele e seu pai desde que sua mãe morreu quando ele era criança. Seu pai nunca se recuperou desse trágico acontecimento em sua vida amorosa, e depois disso ele se dedicou a criá-lo como ele e sua mulher amada iam querer.

O neto pensando que iria visitar os pontos turísticos com seu avô e se divertir enquanto pensa no que fazer, quando seu avó recebe uma ligação importantíssima do trabalho. Como ele esta com seu neto, resolve levá-lo junto com ele.

Ele passa os dias, lendo seus amados livros no verão, enquanto seu avô faz o que precisa fazer com relação ao trabalho. Alguns dias depois com essa rotina especifica, seu avô o chama para uma sala especial no trabalho, e mostra pra ele no que estava trabalhando recentemente.

A partir dai, seu avô conta a historia conhecida dos ossos recentemente encontrados, do porque seu avô precisava trabalhar deles nos últimos dias para confirmar seu DNA e nome conhecido. Seu avô diz que os ossos encontrados pertencem a família real dos últimos CZARES da Rússia, a família ROMANOV.

Assim seu avô começa contar à ele, a historia conhecida atualmente dos Romanov. E conforme vai se seguindo o relato de seu avô mais interessado na historia ele se torna. Seu avô diz que no fim da dinastia dos Romanov, estavam presente 11 pessoas, entre família e criados, mas só foram encontrados ossos pertencentes a 9 pessoas. Diz que atualmente os ossos de Anastásia e Alexei Romanov ainda não foram encontrados.

E com isso, especula-se que os dois últimos Romanov tenham sobrevivido ao massacre e fugido, e se escondendo pelo restante dos seus dias, e a parir disso, pensam-se até que eles possam ter tido filhos e dado continuidade a descendência dos Romanov.

Com a revelação a população da descoberta real dos ossos, seu avô e sua equipe de descobridores ficam cada dia mais famosos mundialmente. Ele com isso e toda a historia acerca da descoberta dos ossos, fica cada vez mais apaixonado pela historia da Grã Duquesa Anastásia e tudo o que a rodeia.

A partir disso, ele resolve pesquisar mais sobre o assunto e acaba desenvolvendo uma forte paixão pela historia em si, e resolve estudar historia para ser um historiador famoso como seu avô. Em paralelo a isso, ele acaba desenvolvendo uma paixão unilateral pela Anastásia, já que provavelmente se ela tiver mesmo sobrevivido ao massacre, nessa altura da vida ela já estaria verdadeira e realmente morta.

NARRADO POR ANASTASIA

Eles se tornaram prisioneiros de guerra dos bolcheviques, e foram exilados na Sibéria. A família Romanov é composta por 5 filhos, 4 meninas e 1 menino. Olga, Maria, Tatiana, Anastásia e Alexei. Logo eles serão transferidos novamente.

Agora que eles tem a confirmação da transferência, Anastásia presta mais atenção aos guardas e percebe que ai tem coisa. Alguns dias depois que eles tinham sido transferidos para a Sibéria, Anastásia conheceu Vladimir, um soldado bolchevique, o único que a trata como humana e não como prisioneira.

Sendo exilada na Sibéria, Anastásia só tem a família e a memoria dos dias dourados para acompanhar os dias. Eles estão voltando à Rússia. Foi uma longa viagem. Por conta da viagem, Alexei acaba tendo uma de suas crises que durou dias de muitas dores e sofrimento.

Vladimir e Anastásia tenta se encontrar nesse outro local, mais como tudo é secreto, ele nem sempre consegue mas sempre que a via, Vladimir estava preocupado, e Anastásia não sabe se quer saber o que esta acontecendo ou não. Anastásia se lembra das vezes em que Raspultin ajudava Alexei em suas crises.

Pelo modo que os guardas estão agindo desde que os soldados bolcheviques os trouxeram de volta a Rússia está prestes a acontecer, e Anastásia sente até um frio na espinha. Conforme as horas se passavam, e o que eles pensam que vai acontecer vai chegando, todas as pessoas no local, conversam sobre as historias douradas do passado e sobre o presente, porque o futuro para eles provavelmente não existe mais.

Anastásia tem a sensação de que sua mãe estava se despedindo dela com antecedência com medo do que vai acontecer a seguir. Eles pensam que vão tirar fotos para provar a população Rússia que os Romanov estão vivos, mas Anastásia tem certeza que não é isso que vai acontecer. Os soldados bolcheviques os fuzilam com balas de armas de fogo.

Anastásia sabia que ali naquele porão se fará o fim de sua dinastia. Eles foram fuzilados a queima roupa em julho de 1918. E em seus momentos finais um vislumbre de toda sua vida passa diante de seus olhos. Graças ao que sua mãe lhe disse, Anastásia esta viva e provavelmente Alexei também estará vivo. Parece que a premeditação de sua mãe salvou sua vida.

Algum tempo depois, Anastásia se dá conta de que Alexei também estava vivo junto com seu cãozinho de estimação. Agora Anastásia pensa em um plano de fuga para ela e seu irmão. Uma mãe sabe das coisas, ela sabia que morreria e se despediu no dia anterior, e o que ela disse antes salvou suas vidas.

Vladimir acabou ficando encarregado de verificar se alguém permaneceu vivo. Ele fingiu que ela permanecia morta e quando foi ver o irmão dela, ele percebeu que ele também sobreviveu ao massacre. E ao olhar pra ela, ele fingiu o mesmo pelo irmão dela. 

Agora eles são cumplices desse segredo sombrio. Ela tenta pensar em uma forma de fugir com seu irmão e continuar viva. Vladimir ajuda Anastásia e seu irmão em seu plano de fuga desesperado.

NARRAÇÃO POR ALEXEI

O anjo elimina a escuridão que assusta. Ele começa a descrever o que sente em meio as suas crises, que o mergulha em dor sem fim como um buraco negro. E diz que são as lembranças de Anastásia que o trás de volta a realidade.

Vladimir ajuda na fuga dos dois, sem dizer uma palavra com medo de serem descobertos. Anastásia se esconde com seu irmão no local que ela descobriu dias atrás, um baú oco que tinha espaço ainda que apertado para os dois.

Eles fogem e se escondem no meio da floresta, de forma que eles passaram despercebidos. Agora começa uma nova vida renascida para os dois. Alexei pensa em quem da família Vladimir teve que matar. Mais Alexei agradece por ele ter salvado ele e sua irmão. Alexei pensa em sua vida antes deles serem presos e o restante de sua família massacrada.

De agora em diante, Anastásia e Alexei continua fugindo com a ajuda de Vladimir enquanto passam pelo luto, e tentam pensar numa forma de recomeçar suas vidas. Vladimir revela que ele não foi responsável pelos tiros que mataram sua família. Ao olhar entre Anastásia e Vladimir, Alexei acha que sabe o motivo de Vladimir ter se virado contra os bolcheviques.

NARRAÇÃO POR VLADEMIR

Vladimir vai contando como foi sua infância, cheio de risos e brincadeiras até que a crise na Rússia começou a atingir a todos. Eles tiveram que vender suas coisas e se mudar para conseguir sobreviver por um tempo. As coisas ficam cada vez mais escassa entre todos. Tudo que Vladimir é hoje se deve aos seus pais.

Logo as coisas mudam mais ainda, e Vladimir é forçado a largar a escola para arranjar emprego, mas não dá certo e ele diz a sua mãe que conseguiu serviço e saiu de casa para evitar dar mais decepção a sua mãe.

Ele pensa na sua vida de escassez e na vida dos czares Russos cheia de luxo, assim ele vai mudando o pensamento e se torna amargo com a vida e da desigualdade da população. Ele pensa em sua mãe que por causa de como estão as coisas, acabou doente e todo o dinheiro que seu pai consegue acaba servindo apenas para comida e remédios.

Logo Vladimir se torna um soldado do exercito bolchevique, tudo por uma vida melhor, uma hora que ele já tinha perdido a esperança. Ele agradece pela oportunidade em que teve de mudar de vida.

E enfim inicia seu treinamento de soldado. Ele leva semanas para se acostumar com os treinos. Com isso, Vladimir consegue trazer seus pais para morar com ele novamente. E pensa em como sua vida mudou apesar do jeito que esta a população. A cada dia que passa o povo fica com mais raiva do Czar governante, e eles começaram a planejar o golpe de estado que tirariam os Czares do poder.

A cada dia que passa, Nicolau II fica com mais raiva dos manifestantes, e ele manda seus soldados atirar neles. Entre os mortos estavam os pais de Vladimir, e no momento ele busca vingança de Nicolau II.

Logo o golpe aconteceu, e os Romanov são feitos de refém e presos pelos bolcheviques. Levando os Romanov são mandados para Sibéria, para evitar que eles retomam o poder com o apoio de uma minoria extremista que ainda quer que Nicolas II volte ao poder.

Apesar do ódio de Vladimir, ele fica com pena do restante dos familiares deles que não tem nada haver com aquilo. Logo ele é enviado para ficar de olho dentro da casa, e o que acontece com a antiga família real. Ele logo fica admirado com a força interior de Anastásia para seguir com a vida.

Ele logo aprende mais sobre Anastásia. E percebe a ligação forte entre Anastásia e seu irmão mais novo: Alexei. Ele percebe que todo o mal que Nicolau II toma conta de sua família como erva daninha. A partir do primeiro encontro ao acaso, Vladimir passa a se importar com Anastásia mais do que deveria por suas obrigações.

Ele percebe que apesar deles ter nascido em berço de ouro, eles sofrem tanto quanto os pobres, apesar dos luxos no palácio, tudo por conta do Czar Nicolau II. Com o passar dos dias, Vladimir vai se apaixonando por Anastásia Romanov.

NARRADO POR NOEL ROSS

A partir da nova descoberta, Noel acaba perdendo a hora de ir ao trabalho. Ele percebe coisas novas sobre ela, principalmente sobre uma pessoa ligada a Anastásia e Alexei. Tudo o que Noel Ross quer é achar mais peça do quebra cabeça sobre Anastásia Romanov. Ele descobre sobre o diário perdido de Vladimir.

Logo Ross percebe que Vladimir é completamente apaixonado por Anastásia. Vladimir dizendo que ele tem mais em comum com ela do que pensava na vida deles marcadas por tragédias frias e violentas. Valdemir fica cada dia mais preocupado com o destino que cerca Anastásia. Ele tenta pensar em uma forma de ajudar ela a fugir da prisão em que estava.

Cada dia que passa, mais Ross pensa no que leu no diário perdido de Vladimir. Ross conta ao seu avô sobre o diário perdido de Vladimir. E ele pensa se Anastásia se salvou por conta de um amor nascido em meio ao sofrimento da prisão forçada. 

Ross se sente ligado a historia de Anastásia por coisas que os dois tem em comum e tragédias semelhantes, forçando os dois a encontrar forças para se reinventar totalmente em meio a dor do luto.

NARRADO POR ALEXEI

Em 1918, Alexei já se acostumou com sua nova e diferente vida. Alexei e Anastásia vendem as joias escondidas que foram costuradas por sua mãe, com a ajuda de Vladimir. Em um lugar que eles não serão reconhecidos mais. Vladimir diz que os bolcheviques conseguiram tudo aquilo pelo que lutavam antes.

Depois da morte dos Romanov, iniciava-se a guerra civil sangrenta onde ocorreriam mais mais mortes pelos bolcheviques. Alexei e Anastásia presenciam mais mortes sangrentas pela guerra. E eles voltam a presenciar o fuzilamento de outra família pelos soldados bolcheviques. Alexei acabou tendo mais uma de suas crises violentas enquanto eles fogem da Rússia.

Ele acaba entrando em outro buraco negro de dor. E ele pensa sobre Raspultin que tanto o ajudou já na curta vida. Alexei acabou presenciando uma profecia dita por Raspultin sobre ele e sua família. Uma profecia sangrenta com data definida de execução. Anastásia esta desesperada ao ajudar Alexei em mais uma de suas crises violentas.

Em meio a dor das crises, enquanto dorme ele vê sua família que estava morta. Vladimir diz que ele estava em volto nas crises violentas por 3 dias. Vladimir diz que admira a força de Alexei ao passar por suas crises violentas. 

Vladimir diz que ele não tem culpa pelas ações de seu pai, que as decisões de seu pai era culpa apenas dele. Vladimir diz que apesar de tudo o que o Czar já fez, os filhos dele eram sua luz em meio a escuridão. De seu jeito torto Nicolau II amava seus filhos.

NARRADO POR ANASTASIA

Eles foram pegos de novo enquanto fugiam. Ela não sabe mais o que fazer para fugir de novo. Ela esta muito preocupada por Alexei, principalmente que ele tinha acabado de passar por uma de suas crises.

Ela vê Vladimir, ela pergunta por Alexei mas ela não chega a saber o que houve com Alexei, porque Vladimir a abraça e a beija. Horas mais tarde, Anastásia volta a perguntar sobre seu irmão Alexei a freira.

A cada hora, ela fica mais preocupada com Alexei conforme a freira vai contando sobre os campos de concentração de prisioneiros. Ela finalmente fica sabendo de seu irmão depois de muito tempo. Mais tarde, Anastásia vê Raspultin. E logo Anastásia se dá conta do que realmente aconteceu com eles.

Acontece que tudo o que houve com Anastásia e Alexei juntos com Valdemir, foram tudo imaginação dos espíritos de Anastásia, Alexei e Vladimir se eles tivessem de fato conseguido sair vivos daquele porão.

NARRADO POR NOEL ROSS

Finalmente depois de anos de pesquisa e procura, Ross encontra objetos originais da família Romanov, e terá uma nova exposição sobre a dinastia dos Romanov. Ele sabe que Vladimir e Anastásia são almas gêmeas até na vida após a morte.

É isso por enquanto.

Amei esse livro, mais sou suspeita para falar já que sempre amei historias sobre a dinastia russa imperial e sobre a própria Anastásia.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário