sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Filme Batalhão 6888

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme baseado em fatos reais, que tem como plano de fundo a 2ª Guerra Mundial. O  filme esta na Netflix com aproximadamente 2h10min de duração. Pode conter SPOILERS.

Batalhão 6888 reconstrói a jornada de um grupo de mulheres negras que fizeram a diferença em meio ao cenário devastado e ao espírito exaurido de um país em conflito. Essa inspiradora história se passa no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1943, quando as ofensivas de guerra se intensificam e as prioridades governamentais se voltam para as estratégias balísticas. É assim que, durante três anos, milhares e milhares de cartas se acumularam em balcões das forças armadas, esperando serem enviadas para os campos de batalha. Um batalhão inteiramente feminina, então, é convocado para resolver esse problema. O 6888º Batalhão do Diretório Postal Central, com suas mais de 800 oficiais, correm atrás de cumprir sua missão, levando esperança, conforto e lembranças para os soldados no front, apesar das descrenças e dos encorajamentos racistas e machistas da corporação.

Esse é um filme baseado em fatos reais com o plano de fundo a 2ª Guerra Mundial. Se inicia em San Pietro na Itália em dezembro de 1943. São tiros e bombas dos inimigos de tudo quanto é lado. Um soldado conseguiu pegar uma carta para a familia de um de seus companheiros caídos.

Ao voltar ao QG, ele coloca a carta do morto na sacola de correspondência para a familia. Todos que estão na guerra só pensam nas suas pessoas importantes em casa para quem voltar. Muitos soldados deixaram em casa: Namoradas, esposas e filhos. E eles tem esperança de um dia voltar para casa.

Em meio a guerra surge muitos romances proibidos. Um judeu branco se apaixona por uma garota negra, e promete que ao retornar da guerra, eles serão uma familia. Mas acontece que antes dele fazer isso, ele acabou morrendo no bombardeio descrito no começo. Depois disso, Lina decide ir para a guerra também.

Lina foi mesmo para  o exercito, ela e mais algumas mulheres negras pelo visto farão parte do regimento que separa as cartas para enviar as familias. Tudo ao que que parece em todos os lugares foram feitos para brancos, então Lina e as outras terão que lutar para se encaixar e deixar tudo perfeito, porque lá eles exigem perfeição.

A capitã começa o treinamento rigoroso das novatas, e Lina está sofrendo muito com o treinamento, pois ela apesar de ser negra foi protegida o maximo que podia em casa. Lina por enquanto parece Mulan, mas assim como ela, Lina vai melhorar com o tempo e treinamento certos.

Mas as mulheres importantes no gabinete do presidente, consegue convencer os homens no poder, a deixar o batalhão de mulheres negras encarregadas de encaminhar as cartas para as familias dos soldados em guerra. Com o batalhão 6888 sendo encarregado da correspondência, elas são enviadas de navio para a Escócia em fevereiro de 1945.

Ao chegar no local esperado, existe muitas cartas em varios locais por mais de 10 meses esperando para chegar no destino pretendido. Tem literalmente milhares de cartas, e a capitã assim como outras mulheres, tem certeza de que só foram enviadas para lá porque eles tem a convicção de que as mulheres do batalhão 6888 vão acabar falhando em sua missão oficial.

Todas as mulheres vão se instalar em um novo QG e depois de torná-lo habitável, para tornar o serviço executável, elas criaram um sistema de filtragem de cartas antes de entregá-las. Apesar da capitã nunca ter recebido ordens diretas, porque os poderosos quer quer elas chutem o balde de vez, a capitã assume as rédeas e coloca ordem nas coisas.

Finalmente Lina conta para as garotas sua historia e do porque fica tão abalada olhando as cartas dos mortos, porque alguma dessas cartas podem ser para ela de seu antigo namorado que foi morto em serviço. Agora a capitã sabe do motivo que faz Lina seguir em frente e não desistir.

Apesar de todo o trabalho para enviar as cartas, muitas tem voltado porque o destinatário foi morto ou desapareceu em combate, agora elas precisam localizar para quem são as cartas, mais rapido ainda se quem entregar as cartas para as pessoas ainda com vida. Depois de muito tempo, as garotas encontram uma carta endereçada a Lina que foi escrita por ele, antes de morrer.

Depois de uma inspeção meio porca só para falar que elas não tem o necessario para o trabalho, a capitã enfrenta o Major para obter mais respeito. Quando o Major estava pedindo a corte marcial para a Capitã, as cartas finalmente começam a chegar aos destinatários.

Com a chegada das cartas, os soldados e suas familias ficam felizes e o Major precisa engolir tudo o que queria dizer sobre a Capitã. Por causa disso, todo o batalhão 6888 agora é reconhecido e ovacionado em todos os lugares. Depois de conseguir entregar todas cartas acumuladas em 3 meses, finalmente reconheceram o trabalho do batalhão 6888 e elas foram enviadas para a frança.

Mais depois que tudo acabou, ninguém reconheceu o trabalho delas na guerra quando retornaram para casa. As meninas tinham mais reconhecimento em terras estrangeiras do que em sua terra natal. Só agora com o filme é que realmente as meninas do batalhão 6888 estão sendo reconhecidas pelo seu trabalho na guerra.

No exato momento, no ano de 2024 quase todas do batalhão já morreram no decorrer dos anos, mas ainda tem algumas mulheres do batalhão que ainda estão vivas. Lina no momento do lançamento do filme, tinha pouco tempo que tinha morrido. Ela morreu em 2024. Lina se casou com o homem amigo dela que ela conheceu no exercito.

O batalhão 6888 foi o unico batalhão composto inteiramente de mulheres negras que foram servir na Europa durante a 2ª Guerra Mundial. Mais tarde, o QG em que elas ficavam foi renomeado em homenagem a Capitã e sua Vice, reconhecendo e honrando todo o trabalho delas na Guerra. 

Em 2022, Lina recebeu a medalha de ouro do congresso por seus serviços durante a guerra. Ainda em 2022 somente 5 membros do batalhão 6888 ainda estavam vivas. Lina morreu no inicio de 2024, e esse filme foi feito em homenagem as suas colegas de batalhão que morreram em serviço na guerra. 

Por hoje é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário