domingo, 4 de julho de 2021

Seriado Chernobyl

 Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com uma mini série em formato documental, completa com 5 episódios de aproximadamente 70 min de duração cada. Foi produzida pela HBO. Baseada em fatos reais.

Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome ao título. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov, a física Ulana Khomyuk  e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina tentam descobrir as causas do acidente.

Aqui conta a história de uma das maiores catástrofes já conhecida pela população. Toda criança e adolescente que nasceu depois desse desastre nuclear, sabe do que se trata só de ouvir o nome CHERNOBIL. 

Chernobil é o nome de uma usina nuclear da Ucrânia, que explodiu em 25 de abril de 1986, espalhando radiação nociva a milhares de quilômetros do local. A explosão ocorre às 1h23:45s do dia 25 de abril de 1986. 

A principio todos na cidade pensam que é somente um incêndio na usina da cidade. Os bombeiros são chamados para conter o incêndio. Mas antes disso, mostra um cientista que se matou, depois de gravar sua trajetória naquele local em fitas. Esse cara é um fisico nuclear que investigou a fundo todo o acidente.

Depois disso, retoma a poucos minutos antes do acidente ocorrer. Estão todos na sala de comando, quando um dos trabalhadores da usina, informa que o retor nuclear explodiu, após isso os operadores da usina entram em modo de negação. Logo depois disso os bombeiros são chamados, a família do bombeiro chefe será diretamente impactada com o desastre nuchear.

Chama-se mais funcionários da usina para lidar com aquilo, o que sela o destino dos moradores da cidade, e os trabalhadores. Os próprios bombeiros chamados ao local, percebem que tem algo terrivelmente errado, quando percebem um pedaço de gráfite do lado de fora da usina( o que não devia ter de jeito nenhum).

Todos na cidade são afetados pela radiação exposta da usina(uns mais do que outros, dependendo da distância em que estão da usina), assim uns morrem mais rápidos do que outros por exposição a radiação, todos tendo seus orgãos internos, derretendo de dentro pra fora, graças a radiação.

Uns politicos que não estão totalmente por dentro do role, acha que o incêndio não é nada de mais, e não querem avisar ninguém sobre isso. É engraçado o poder que a mentira tem, e que não afeta diretamente quem está contando a mentira, mas sim a população de gredúlos que acreditam nas mentiras, contadas pelas figuras de autoridade respeitadas no país.

Me irritou para caramba o fato dos trabalhares da usina, verem o que houve, e saberem o que aconteceu por um pedaço de gráfite cotinuarem em negação, e não aceitar o que está na frente dos seus olhos. O fato dos politicos mentirem e mandar milhares para a morte certa, por causa da mentira e não estarem nem ai pra isso, me deixou com muita raiva.

Por aqui já se passou 7h depois do acidente, onde temos um vislumbre da fisica nuclear que será bem importe para a história, que já do lado de fora do instituto,já sente emissão de radiação da usina.

Ela e seu assistente ligam para a usina na Lituânia e descobre que o BO não era por lá. A unica outra usina seria a de Chernobil, mas ela acha que não pode ser, porque Chernobil fica muito longe do Nível de emissão detectado.

Em 7h o nível de radiação já viajou pelo ar em uma distância de mais de 300 km do local. Assim a radiação vai se espalhando e chega a paises européus. A fisica vai trabalhar ao lado de Legasov e outros cientistas para amenizar esse desastre.

Ela é essencial pois, ela além de Legasov que alertam para os riscos de uma nova explosão, o que aumentaria o desastre atual. Em quanto o mundo está se acabando, ainda se tem esperança na humanidade, quando pessoas que se odeiam, conseguem se unir para superar problemas aparentemente impossíveis.

Vamos os esforços da mulher do chefe dos bombeiros, enquanto ela tenta visitar seu marido no hospital. Ela está gravida no momento e devia ficar o mais distante do marido possível, mas aparentemente ela não tem ideia do grande risco que esta correndo. Assim também vemos o horror dos médicos do hospital enquanto eles tentam tratar dos bombeiros. Assim que se dão conta da emissão de radiação, eles se livram das roupas dos bombeiros.

Legasov enquanto espera pela reunião de comissão, lê o relatório do acidente e logo entende a gravidade da situação, seu olhar de desespero ao encarar a folha de papel é nitido em quilometros.

Logo no inicio da reunião conhecemos Boris que repete o que se sabe, já que foi isso que ele foi informado. De imediato, Legasov tenta de forma frenética fazer todos na reunião entender a gravidade da situação, ao falar do grafite encontrado no chão da usina, que só poderia estar ali se o reator nuclear tiver explodido.

Depois disso, Boris é eleito como chefe de Legasov, e ambos parte para Chernobil avaliar a situação. Ulana conta o que descobriu ao seu superior, que manda ela esquecer do assunto, mas ela p* da vida lembra ele que ela é fisica nuclear e ele é ex-diretor de uma fabrica de sapatos, o que mostra qual é o nível das autoridades no país.

De forma meio torta, percebemos que Boris só quer ajudar Legasov a resolver o problema, só não soube se expressar direito. Ao chegarem a Chernobil Boris se encontra com os responsáveis que tentam enrolá-lo.

Eles precisam de uma forma de medir a real emissão de radiação da usina. Legasov explica a Boris que o nível de radiação mostrada no medidor é muito alta, e que eles precisam despejar produtos no reator, se quiserem diminuir a propagação da radiação.

Legasov finalmente consegue convencer Boris que precisa evacuar a cidade e ao redor da usina. Boris informa a Legasov que a radiação já foi sentida na Alemanha. E as crianças por lá não podem ir mais na escola. Mais por ali, ninguém está realmente preocupado ainda apesar da fumaça ao fundo.

Através que uma transmissão, vemos que a radiação já está sendo sentida ao redor do mundo, e que só agora 36h depois do acidente é que as pessoas na cidade estão sendo evacuadas, pelo fato do resto do mundo ter noticiado o acidente na usina, as pessoas não podem mais permanecer em constante estado de negação.

Quando Ulana chega a Chernobil, ela fala com Boris e Legasov que ela explica que pelos tanques estarem cheios de água, os riscos de outra explosão são muito mais altos. Os três explicam a situação ao chefe da reunião em Moscou, e Legasov pede permissão para enviar trabalhadores da usina para esvasiar os tanques de água.

Boris explica aos trabalhadores o que eles teram que fazer, e que também apesar deles próprios saberem que morrerão ao fazer isso, pelo menos vão salvar o restante da população, diminuindo a quatidade de mortes por exposição radioativa.  

No começo desse episódio as coisas aparentam pelo menos estarem encaminhadas para o seu desfecho. A mulher do bombeiro finalmente consegue autorização para visitá-lo e é  informada dos riscos, inclusive os médicos pedem que ela não encoste nele, o que ela ignora totalmente isso ao vê-lo.

Ela não informa aos médicos que está grávida, pois depois que descobre os riscos, ela sabe que se eles descobrirem que ela está gravida, eles a proibirão de ir vê-lo. No momento em que ela o vê, ele está bem, mais sabemos só de ver as queimaduras que isso não irá durar muito.

Os politicos estão lendo a repercução do acidente no jornal, e liga para Boris que o informa da nova situação e que o derretimento da camada de concreto pode contaminar o rio de radiação e contaminar milhares de pessoas.

Boris explica a ele a ideia de Legasov para evitar o derretimento do concreto, mais que precisará de todo o nitrogênio disponível conhecido. Boris pergunta a Legasov o que acontecerá com as pessoas envolvidas no acidente, e ele explica em detalhes o que está acontecendo com os bombeiros no hospital.

O que Boris escuta de Legasov o deixa branco feito papel:  "os danos celulares começarem a se manifestar, e a medula óssea falha. O sistema imunológico falha. Os órgãos e tecido mole começam a se decompor. As artérias e veias vazam como uma peneira, ao ponto de não conseguir dar morfina para a dor, que é inimaginável. Dentro de três dias a três semanas, você está morto. É o que vai acontecer com esses rapazes."

Legasov pede que Ulana vá entrevistar os trabalhadores da usina, para descobrir o que realmente aconteceu na sala de controle do reator. Os mineiros são chamados para cavar um túnel embaixo do reator. Os mineiros são informados que o túnel terá que ser feito manualmente, isso enquanto eles recebem mascáras de ar.

Ulana continua investigando as coisas, enquanto o bombeiro chefe está as portas da morte. Os mineiros dissem que o trabalho estará concluido em 4 semanas, quando Legasov e Boris chegam para falar com eles, os mineiros estão pelados por conta do calor escaldante.

Legasov lembra a todos que uma area de 300km² terá que ser evacuada, e os animais sacrificados pois todos eles estão contaminados e pode contaminar mais ainda as pessoas. Mais tarde Ulana conta a Legasov que o botão de cancelamento foi aperta antes da explosão, o que indica falha de projeto do reator.

Em todo episódio tem cenas marcantes, muitas até dificéis de processar. Só consigo assistir um episódio mesmo, essa série tem que ser assitida aos poucos e digerir os acontecimentos marcantes mostrados, é muito forte e impactante as cenas.

Aqui já se começa com o sacrificio dos animais. Vemos alguns dos que são obrigados a matar os animais realmente não querem isso. Vimos também como era o governo de antes, que realmente não ligava para os desejos da população.

A viúva do bombeiro que atualmente está grávida, se mudou para outra cidade com o respaldo do governo para recomeçar a vida. O chefe da defesa cívil junto com Legasov e Boris começam o planejamento para a remoção dos escombros radioativos do teto do reator. 

Os trabalhadores usam partes da usina para criar proteções caseiras contra a radiação. Por causa da incompetência dos trabalhadores do governo, Boris fica p* da vida e destroi um telefone no processo de controlar sua raiva.

Quando a ideia de usar robôs para tirar detritos do teclado não funciona, eles usam mais trabalhadores da usina que poderão tirar detritos somente por 90 segundos. O bebê da viúva do bombeiro acabou morrendo algumas horas depois de nascer, pois foi a responsável por absorver toda a radiação em que sua mãe entrou em contato.

Legasov diz a Ulana que irá a Viena para falar sobre o acidente. Boris logo puxa seu tapete e diz que o governo não permitirá que ele diga a verdade para a população. Boris diz a Ulana que Legasov e sua família serão ameaçados de morte se ele revelar a verdade ao povo.

Logo no inicio desse episódio final, temos um vislumbre do que realmente motivou o acidente nuclear em si. E de quebra o julgamento de alguns dos responsáveis pela explosão. Em pensar que o verdadeiro causador de tudo é a ganância humana. Quem é realmente ganancioso não está nem ai por quem morre no processo, contanto que no fim de tudo ele consiga o que quer.

E graças ao erro de projeto, um botão de cancelamento acaba se tornando um gatilho de explosão. E por causa das condições anteriores do reator, o botão de cancelar se tranformou em um explosivo.

Ulana pede que Legasov conte a verdade ao juri, para tentar fazer a diferença e consertar os erros de projetos nos reatores RBMK. A cena do julgamento merece um oscar, assim como um também pela atuação dos atores presentes. 

Antes do julgamento, Legasov sabia que se ele falasse a verdade, ele seria executado a tiros. Quando começa o julgamento, todos são chamados para depor sobre o que houve no acidente. Primeiro foi Boris, depois Ulana e por fim Legasov.

Chegando a vez de Legasov, ele aperta o botão do FODA-SE, e diz a verdade mesmo e não o que eles querem realmente escutar na hora. Porque FODA-SE ele já está morrendo mesmo, por exposição a radiação nuclear.

Acontece que por ele ter feito o teatro que eles queriam para a população, ele se tornou o herói do povo, e por isso eles não vão executá-lo, pois se isso acontecesse o povo ia desconfiar de alguma coisa.

Mas por ter feito isso, ele é obrigado por eles a não ter mais contato com ninguém, pelo que resta do seu tempo de vida. Foi emocionante de se ver, a linda amizade construída entre Legasov e Boris durante todo o caos que foi o desastre nuclear de Chernobil. 

Legasov diz: “cada mentira que contamos gera uma dívida com a verdade. Cedo ou tarde, essa dívida deve ser paga. É assim que o núcleo de um reator nuclear RBMK explode. Mentiras.”

Esse episódio definitivamente lacrou o fim da série. Toda ela foi maravilhosa, mas esse foi sensacional. Nos últimos minutos, vemos o que houve com todo mundo depois do julgamento na própria Chernobil. 

Por hoje é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário