domingo, 11 de abril de 2021

Filme A Tartaruga Manuelita

 Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme que me traz ótimas recordações de infância, de uma época em que todo fim de semana, ele passava no canal de TV ABERTA: SBT. Esse é um filme de 1999, que assisti em DVD recentemente. O filme possui aproximadamente 1h30min de duração. Pode conter SPOILERS.

Manuelita é uma pequena tartaruga que nasceu em Pehuajó, em um lar cheio de amor e ternura. Quando chega na infância ela impressiona a todos devido ao seu carisma, estando sempre próxima a Bartolito e Topy, seus melhores amigos. Até que, por estranhos caminhos, ela consegue chegar em Paris, onde consegue fazer sucesso no mundo da alta costura. Porém, a presença dos antigos amigos e a saudade de Pehuajó fazem com que Manuelita abandone o sucesso a fim de voltar para casa.


Esse filme me trás boas recordações de infância, antes de meus pais se separarem, mas tem uma coisa que até hoje não entendo, porque quando o filme é para crianças, é sempre contada a história em 3ª pessoa, sendo a narradora uma coruja.

A tartaruga Manuelita nasceu de forma bem inusitada, com a ajuda de uma gota de chuva, sua casca de ovo começou a se partir, e antes mesmo de se quebrar totalmente, ela já começou a ter suas próprias aventuras.

Depois que sua mãe ajuda a terminar de romper a casca dela, toda sua vila natal faz uma festa para comemorar. E assim ela foi crescendo e aprendendo, logo chegou o dia em que ela começou a ir à escola. Ela vai junto com seus 2 melhores amigos: Bartolito e Topy.

Manuelita sempre foi feliz e cheia de vida, que possuia muita imaginação, ela sempre foi fascinada em voo.

Um dia, com eles já adolescentes, Bartolito finalmente descobre o que sente por Manuelita e resolve se declarar. Mas não teve tempo, porque no dia em que ele tem coragem para fazer isso, chega um circo na vila e lá tinha um balão, e como disse, ela sempre foi fascinada por todas as formas de voar.

Então ela resolve experimentar, e entra no balão, mas o vento acaba sendo muito forte e o balão se solta, e é levado pelo vento com ela dentro. E assim continua suas aventuras dentro do balão, até que o balão é furado e ela se torna prisioneira de porcos piratas, no porão do navio, ela se torna amiga de uma família de ratos. Um dia o navio afunda, e ela foge com eles para terra firme, mas em terra firme eles se despedem para seguir caminhos diferentes.

Dessa forma, em meio ao acaso, ela se torna uma modelo, com a ajuda de um cara que só quer lucrar em cima dela. Ela se torna tão famosa em Paris, que sua família fica sabendo em sua terra natal. 

Nesse meio tempo, seus amigos e família tentam descobrir uma forma de buscá-la, agora que eles finalmente sabem onde ela está no mundo. Algumas coisas acontecem, e ela descobre o agente sanguessuga que ela tem, mas mesmo assim, perde quase todo o dinheiro pelo qual trabalhou, por culpa dele.

Enquanto ela sai para pensar na vida, ela se encontra com seus amigos que vieram a Paris buscá-la, e eles com o restante do dinheiro que ela conseguiu recuperar, voltam finalmente para sua terra natal.

Agora que ela retornou, ela se declara à Bartolito, eles se casam e têm 2 filhas. E eles partem para a lua de mel, a família inteira dentro de um balão.

Por hoje é isso.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário