quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Seriado The Handmand's Tale 3T

Oi gente, tudo bem?
Hoje volto com mais sobre The Haindmaind’s Tale, agora com a 3T, que começou a passar no Paramount Channel Brasil, no dia 18 de agosto de 2019, passando todo domingo as 20h ate ser finalizado no dia 10 de novembro de 2019.
Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma “handmaid”, ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema.

No fim da 2T, foi orquestrado a fuga de June com a Holly e as outras aias, mas a June preferiu ficar por conta da Hannah e entregou a Holly para Emily fugir com ela para o Canadá, onde elas seriam livres dessa opressão finalmente.
Agora no inicio da temporada, June foi pega de novo e foi entregue novamente ao comandante, que assim que ela voltou ficou tentando descobrir para onde levaram Nicole(nome dado por ele á Holly). Mas como sempre a June se recusou e quando ela foi mandada ao QG, foi torturada como punição por desrespeito ao comandante.
Mas voltando ao inicio, Serena Joy a esposa do comandante que aprendi a respeitar ao longo da ultima temporada, estava maravilhosa toda se fazendo de vitima ao comandante, e ainda por cima, quando ele saiu do quarto, ela aproveitou para botar fogo na casa, foi maravilhoso assistir aquela casa virar cinzas aos poucos.
Acompanhamos com grande aflição, toda a fuga de Emily com Holly para chegar ao Canadá, o medo dela ser pega outra vez, quase que me deu um troço, mas elas chegam a um lugar onde são resgatadas e levadas ao Canadá em segurança, onde se encontram com Luke e Moira.
O que não entendo é que com a June, causando tantos problemas aos comandantes, como eles tem coragem de mandar ela realocada ao comandante que ajudou Emily e outras aias a fugirem do regime escravista reprodutivo.
No episodio 2, as aias ainda estão lidando com as conseqüências da fuga de Emily e Holly(Nicole) no fim da temporada anterior.
Agora June esta tecnicamente sendo aia do antigo comandante da Emily, e ainda é uma força considerável contra o regime escravista imposto em Gilead, e agora esta ajudando por debaixo dos panos as Martas a enviar mensagens e coisas aos seus aliados contra Gilead.
Dando um pulinho ao Canadá, para descobrirmos da Emily ficamos sabendo que ela e Nicole estão com Moira e Luke, assim como Emily ainda esta enfrentando o TEPT pela fuga de Gilead.
Ela ainda não esteve preparada para dizer a sua esposa que tinha conseguido fugir e agora esta no Canadá livre desse inferno finalmente.
Achava que a tia Lydia tinha sido morta pela Emily mais pelo visto sobreviveu a peste, fala serio, achei que com a perspectiva da morte eminente, ela estaria mas benevolente com tudo, pois é minha gente, só que não, ao que parece ela voltou mais tinhosa ainda, ninguém merece.
Parece que eles conseguiram fazer lavagem cerebral em algumas aias, só pode, é a única explicação para ter aia feliz com Gilead, sendo um cordeirinho obediente ao comandante, esperando pacientemente o dia da cerimônia, onde é estuprada ate ficar grávida.
P.S: Ao que parece o mundo de hoje, esta se tornando mais parecido com Gilead a cada dia que passa, é a única explicação para ter sido aprovada uma lei, onde o feto gerado e o medico terem mais direitos sobre o corpo que o gera, do que a mulher que é tecnicamente dona do corpo dito, por isso digo, prestem atenção e lutem para que os direitos da mulher sejam preservados, e que nossa sociedade não se torne uma replica de Gilead.
Gente, me desculpe o desabafo, mais as vezes alem de recomendar as coisas para vocês, aproveito para tirar algumas coisas do peito.
Mas voltando a serie, no presente momento estava ocorrendo uma reunião de interesses na casa do novo comandante da June. E ele como é meio pirado, aproveitou essa reunião e depois dela para ensinar algumas coisas de comandar e liderar para ela, parece que ele quer que ela se rebele e foge de Gilead.
E como sempre, June só segue o fluxo, e ao mesmo aprende que quem quer libertar o povo e liderar, precisa aprender a tomar decisões difíceis, para a sobrevivência do maior numero de pessoas e crianças, e não apenas alguns privilegiados por terem nascidos na casa certa.
Nessa reunião June reencontra Nick e mais tarde a Serena Joy, o que da forças para June fazer o que precisa ser feito e ser uma boa líder da resistência contra Gilead.

No momento atual, os governantes de Gilead estão presidindo uma cerimônia para comemorar o nascimento de novas crianças no distrito. Não me entenda mal, o nascimento de crianças é, e continuara sendo uma benção, mas a forma com que ela vem ao mundo é imperdoável. Na verdade o estupro é, mais apesar de tudo, o aborto é ainda pior não importam as circunstancias. A cerimônia em si, é a cerimônia de batismo dos recém nascidos na província.

Finalmente tem o encontro da Emily com sua mulher e filho no Canadá. Agora o Fred esta dando uma de marido preocupado em torno de Serena, e enquanto todos estavam na casa de um comandante para comemorar os batizados, Fred e June tem uma conversa calorosa escondidos na cozinha da casa. Mesmo depois, desse tempo Fred ainda acha que a filha de June teve é dele. Com certeza ele é estéril e fica se achando o homem por causa da Nicole, sendo que a Nicole é filha do Nick.

É engraçado como as aias de Gilead as vezes são burras, fala serio, será que não percebem que sozinhas elas não conseguem fazer nada, mas juntas elas podem tudo. Olhe para a Serena e a June mesmo, elas são fortes e inteligentes juntas, mas separadas não conseguem fazer quase nada do que querem.

Gilead ainda esta de pé, porque eles pregam a divisão e a delação de delitos flagrantes, se as aias se juntassem contra Gilead essa republica escravista já não existiria, mas como as aias estão com muito medo para ir contra, isso ainda continua.

Com a descoberta de que Luke esta cuidando de Nicole no Canadá, ânimos afloram e memórias a muito perdidas para June retomam sua memória. E agora que eles descobriram onde Nicole esta e com quem, a província de Gilead esta querendo abrir um processo contra quem a levou para lá e contra quem esta cuidando dela efetivamente.

Depois de muito tentar, Serena finalmente conseguiu se encontrar com Nicole. Na volta para casa Fred resolveu dar uma de engraçadinho e falar pro mundo que Nicole foi sequestrada e que querem a volta dela a província de Gilead.

Depois do pronunciamento de Fred na TV, ele e a família junto com June partem para a capital do estado fazer as negociações para a volta de Nicole. Enquanto June esta por lá, ela reencontra Nick e tenta de todas as formas garantir a presença e segurança de Nicole longe de Gilead e de preferência no Canadá. Ela inclusive faz um acordo com o parlamento da suíça para em troca eles negarem a volta de Nicole á Gilead.

Depois da reportagem na TV, o povo de Gilead tem que enfrentar as consequências da repercussão mundial. Inclusive os refugiados de Gilead no Canadá. Enquanto os políticos de Gilead pressionam os refugiados no Canadá a lidarem com as consequências de suas ações antes de fugirem, as aias precisam lidar com uma situação desesperadora.

Como pode ter pessoas que tentam de tudo para se livrar de uma situação de perigo, mais outras que vivem a mesma situação em vez de lutar, resolve apenas seguir o fluxo, e só viver um dia após o outro, conforme quem dita as regras locais manda, senão acaba morrendo.

Enquanto June tenta descobrir uma forma de pelo menos ver a filha que foi sequestrada, a outra aia na mesma situação em vez de ajudar só piora, e acaba falando o que não devia, fazendo outras pessoas pagarem por isso, não sendo ela, porque afinal ela esta grávida, e Bendito Seja o Fruto.

Quando June descobriu quem a delatou, ela partiu para cima da aia, não ligando se ela esta grávida ou não, o que  no fim das contas é compreensível, porque afinal, todo plano que ela tinha feito para ver a filha foi para o ralo.
June ficou com tanta raiva, que as outras aias tiveram que separá-las, para não causar mais danos do que já houve ate o momento.

Depois daquela aia ter falado o que não devia, as outras aias resolvem se distanciar dela, para ensiná-la uma lição, a não ser dedo duro. Afinal, não se pode contar os segredos dos outros, sem esperar as consequências dessa ação.
Ainda mais que agora essa aia, esta sensível por causa da recente gravidez. As outras vezes que essa aia esteve grávida foi antes do surgimento desse novo regime escravista. Então ela não estava realmente por dentro do que acontece com as outras crianças que acabam caindo nesse regime, devido às circunstâncias atuais.
Conhecemos também mais sobre o passado da Tia Lydia, e como ela se fez bem presente na construção atual de Gilead. Vemos porque ela é do jeito que é, e do porque ela entrou para esse regime como uma supervisora de aias autorizada.
Mas ela esquece que se as aias cometeram seus pecados, ela também tem sua cota de pecados cometidos antes que esse novo regime surgisse. O que houve foi, que de uma forma ou de outra a Tia Lydia cometeu mais pecados do que as próprias aias.
E agora aquela aia que denunciou a outra, piorou por ter ficado sem ninguém por perto. Ela pirou por estar distante e começou a pensar besteira. Com isso, não suportando o próprio peso dos pensamentos contraditórios e distantes da própria crença, ela resolveu acabar com tudo e tirar a própria vida.

Após o ocorrido anteriormente com a aia, por conta de sua sanidade danificada, June é obrigada pela Tia Lydia a permanecer no hospital junto com a aia, por causa da gravidez de risco.

June acaba ficando com a aia no hospital praticamente a gravidez inteira, isolada de tudo e todos, ela pira totalmente e fica assim por um bom tempo. É só após a visita de Serena, que June acorda e percebe o que esta fazendo com sua sanidade e sua vida.
No decorrer de tudo, é que ela percebe que precisa fazer alguma coisa para salvar a maioria das crianças existentes no povoado de Gilead. Para impedir que as crianças sofram o mesmo que ela futuramente, e esse destino não é bom para ninguém.
Porque imagina ser abusada todo santo mês, para ficar grávida, não né, isso não é vida para ninguém, apesar das crianças serem uma bênção divina e não pedirem para nascer.
Ser obrigada a passar por isso todo mês, não é vida para ninguém, principalmente para as crianças que não sabem nada da vida, e acha que tudo isso é normal no cotidiano, por causa da lavagem cerebral que os governantes de Gilead fazem em sua população.

Depois de sua temporada no hospital em vigia da aia, June finalmente toma uma decisão sobre o rumo de sua vida e de toda a resistência que se formou em Gilead.

Ela tomou a decisão de em vez de fugir, vai se juntar a resistência para libertar o maior numero possível de crianças de Gilead.
Enquanto isso ocorre, o comandante Fred resolve dar uma de boazudo, e testar a fidelidade para Gilead do comandante de June.
Ele dá um jeito de pessoas importantes presenciarem a cerimônia, para ver se ele não foge e ainda consegue dar conta do recado.
Depois que isso ocorre, o comandante diz que ajudara June a arranjar um caminhão para fugir com o maior numero possível de crianças, se ela levar também sua esposa nessa aventura rumo ao Canadá.
O comandante de June, agora tem que lidar com as conseqüências da noite anterior. A mulher do comandante não gostou nem um pouquinho do que ele teve que fazer, e o culpou por tudo que ocorreu na noite passada.

Ela meio que pirou, a única pessoa que conseguiu retirá-la do mundo que se enfiou em sua mente foi June. Com as informações oferecidas pelas Martas, June foi capaz de bolar um plano para libertar as crianças de Gilead.
Mas esse plano possui muitos desdobramentos e ramificações que ela não estava esperando, fala serio, ela teve que matar um cara para conseguir se libertar, e voltar para casa como se nada tivesse ocorrido.
Enquanto isso, Serena e Fred fazem uma viajem clandestina, com a esperança de recuperar Nicole, mas eles são enganados e presos pela pessoa que os ajudaria na missão
Agora June tem que lidar com as conseqüências de ter matado aquele cara, e o pior é que se ela for pega pelos caras que vigiam os muros de Gilead, ela será presa e enforcada pela transgressão cometida.

As conseqüências da viajem clandestina de Serena e Fred aparece aos montes. Fred foi preso, e Serena espera ver Nicole logo depois.
Luke e Moira precisam lidar com a presença de Serena e Fred no Canadá. Moira diz muitas verdades na cara de Serena. Enquanto Fred quis dar uma de boazudo, dizendo algumas coisas que ele considera verdade sobre June, Luke só socou sua cara em retaliação.
Enquanto arruma as coisas para a fuga, June e o comandante se deparam com a morte de sua esposa. A doce e compreensiva Eleanor.

Após o enterro da esposa do comandante, ele e June voltam para a casa. Os dias passam e finalmente chega o dia da fuga para o Canadá. A maioria das martas esta nervosa, só June que esta de boa na lagoa, ela diz que tem fé de que tudo ocorrera como planejado.
Fred é uma pessoa mesquinha, só porque a esposa dele, decidiu viver para a filha adotiva, ele ficou com recalque, e decidiu culpar ela por crimes que ela nem cometeu.
Mais o besta esqueceu que a esposa é inteligente e advogada, capaz de redigir um acordo de ambos os lados com o povo do Canadá para ficar fora da prisão, o trouxa se lascou sabendo que vai mofar na prisão sozinho.
Enquanto esta ocorrendo a fuga, imprevistos acontecem que fazem June questionar se esta disposta a tudo mesmo. E pelo decorrer dessa temporada, pude ver que sim, para dar continuidade ao plano ela é capaz de tudo mesmo.
Tudo para ver as crianças livres dessa vida, com oportunidade de ser quem elas são, sem precisar se encaixar no molde de Gilead.
Ansiosa por uma nova temporada.
Volto em breve.
P.S: Assisti semanalmente essa temporada pelo Paramount Channel, aos domingos às 20h, mais meu note resolveu pifar, fazer o que, mas agora que ele retornou as postagens vão voltar a normalidade, quer dizer, a não ser que fique sem internet. Nesse caso, depois que retornar postarei um extra ate voltar ao normal com o cronograma de postagem.
Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário