sábado, 2 de abril de 2022

Dorama Navillera

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com mais um dorama coreano, que já foi finalizado e esta dublado no catalogo da netflix. Possui 12 episódios com aproximadamente 1h10min cada. Pode conter SPOILERS.

Acompanha Shim Deok-chul, um carteiro aposentado de 70 anos que decide realizar seu sonho de aprender balé. Sua família, incluindo sua esposa e filhos adultos, não está feliz com sua escolha, mas Deok-chul não parece inclinado a desistir. Na academia de dança, ele conhece Lee Chae-rok, um bailarino de 23 anos que se interessou pela modalidade depois de experimentar diferentes esportes – desde beisebol até natação, passando por futebol. Chae-rok também não foi talentoso em nenhuma dessas atividades e acabou seguindo os passos da falecida mãe, que também era bailarina. Agora enfrentando dificuldades financeiras e completamente afastado do pai, o jovem pensa em abandonar o balé, até que seu caminho se cruza com o de Deok-chul. Um encontro que vai mudar a vida dos dois para sempre.


Aqui tem 2 personagens principais. Um jovem e um idoso. O jovem é um bailarino, que trabalha em um restaurante para pagar as contas(Talarico em Love Alarm e que também pegava todas em Apesar de Tudo, Amor), e tem o idoso que trabalhou a vida inteira e agora esta aposentado. O idoso vai no velório do amigo que acabou de morrer. Agora que se encontrou com o resto de seus amigos, eles falam da família e dos tempos de juventude. Com a idade, a morte já não importa tanto porque acabamos nos acostumando a nos despedir das pessoas. O idoso sempre quis aprender balé, mas não podia quando jovem. O jovem esta com a cabeça cheia, com a possibilidade de seu pai sair da cadeia, e ele esta deixando transparecer isso, mesmo não querendo. Com a morte de seu amigo, o idoso e seus amigos começam a reflexão sobre suas vidas, e das coisas que sempre quiseram fazer e nunca puderam fazer antes. Ele esta comemorando seu aniversario de 70 anos. Reunião de família sempre tem treta de uma forma ou de outra. Ele diz para a esposa parar de viver pelos filhos, e começar a viver por ela alguma vez. Ele resolve começar a viver como queria e não pode. O povo do trabalho descobre que o pai dele vai sair da cadeia, e esta bravo com ele por isso, como se fosse culpa dele o pai estar na cadeia. O idoso vai ver uma apresentação de balé, e percebe que ele continua com aquele sonho de infância ainda vivo na memoria. Depois de ver a apresentação de balé, ele se sente mais vivo do que nunca. O jovem vai ensaiar balé, mas esta com a cabeça cheia que nem consegue direito, e seu professor chega a lhe dar uma bronca. Ele resolve ir ver se consegue chegar para a soltura de seu pai. O idoso se arrepende dos sonhos que queria ter realizado e não conseguiu realizar antes. Que pai desnaturado, sai da cadeia e nem tem a dignidade de ir se encontrar com o filho, antes de sumir no mundo de novo. O amigo do idoso se matou por estar se sentindo sozinho no mundo, já que o único que o visitava ainda era o idoso. Assim o idoso, resolve meter a cara, e tentar realizar seu sonho de infância. As coisas eram diferentes naquela época, as crianças tinham que seguir o que seus pais mandam não importa o que realmente quer. Ele diz ao professor porque quer tanto fazer balé, e o professor coloca seu outro aluno para ensinar o idoso. Agora o jovem e o idoso precisam trabalhar juntos com um objetivo em comum. O idoso esta feliz de finalmente estar a um passo de realizar seu sonho.

O bailarino esta bravo com seu professor que o colocou para dar aulas de balé ao idoso. O professor diz para o idoso fiscalizar se o bailarino faz tudo o que tem pra ser feito, e foi feito no tempo certo, sem afobação. Como o novinho não quer realmente fazer isso, ele mostra um movimento pro idoso, e diz que se ele conseguir isso em uma semana, ele lhe ensina balé. Assim vai passando o tempo, com ele tentando aprender o movimento. A mulher cobra dele falar com os filhos, mas ele sabe no fundo que isso não vai adiantar nada. Daqui a pouco o velho fica descadeirado. O professor do novinho lhe dá lição de moral necessária. O idoso vai falar com seu filho medico, esse medico foi despedido porque ele causou a morte de sua paciente. Ele dá conselhos de vida pro filho do meio. Mais a cada dia que passa, ele esta ficando melhor nos passos. Chegou o dia que ele tem que mostrar que aprendeu algo. Ninguém mandou o jovem apostar com o idoso, agora tem que dar aulas pra ele. Ele não entende como um idoso de 70 anos quer aprender balé. O idoso ficou praticamente descadeirado logo na primeira aula, mas não desiste e vai em frente, e agora faz o que o dono do Studio pediu e se torna assessor do jovem, o seguindo por todo lado. O idoso pega muito no seu pé, e ele não esta gostando nada do idoso indo estudar dia após dia. O guri que odeia o jovem por algum motivo, adora humilhá-lo por tudo e qualquer coisa. 

Descoberto o porque do guri odiar o jovem, porque o pai do jovem bateu nele, e o guri acha que só isso já vale por todo o ódio, sendo que foi o pai e não ele que bateu. O guri tem que odiar o pai e não o filho. O professor do jovem se aposentou do balé por causa de uma lesão. O jovem valoriza mais o idoso depois que ele o defende. O jovem fica doente e o idoso cuida dele, faz comida e até dá remédio pra ele. Ele fica emocionado pela forma que o idoso cuida dele, melhor do que o próprio pai. Ele pergunta porque o idoso quer tanto dançar balé. A mulher dele descobriu as aulas e destruiu as roupas dele. Porque a mulher não deixa ele ser feliz pelo menos uma vez na vida. Ele resolve bater de frente, e dizer pra família que quer ser bailarino.

O que será que vai acontecer, com todos agora sabendo de seu sonho de ser bailarino. Já que ele mandou uma foto no grupo da família. Porque ninguém quer deixar o velho realizar seus sonhos, qual o problema de fazer isso, se ele quer ser feliz alguma vez na vida, a família virou um circo por causa disso. Mais pelo menos agora o jovem esta apoiando o idoso em seus sonhos. Ele quer passar o cargo para a neta do velho. Quando os dois conversam nenhum dos dois sabiam que estavam falando da mesma pessoa. O filho mais velho é totalmente contra isso. A mulher dele tanto fez que conseguiu. O velho esta meio apagado depois do que houve e ninguém percebe. O jovem enfrentou o guri pra valer. O filho mais velho chegou na casa dele, e falou um monte pro velho, mais a mulher chegou no meio da discussão e defendeu ele, finalmente disse umas verdades na cara do filho. Depois de defender o marido, ela percebeu que é o balé que o faz feliz. Agora ele vai voltar com tudo nos treinos. Finalmente os dois estão se dando bem. O velho agora quer juntar sua neta com seu professor de balé. A chefe dela só a sugou feito sanguessuga, e depois a descartou como uma banana podre.

Depois que a neta do cara, foi humilhada pela chefe, ele antes de procurar a neta disse umas boas verdades na cara da chefe dela. A neta do cara e o jovem vai acabar se tornando amigos. Até que ele sabe dar conselhos, e a incentiva a procurar aquilo que a faz feliz. A garota chega em casa, e o pai em vez de perguntar como ela estava depois de ser dispensada como um nada, ele só a esculacha como se a culpa de tudo fosse dela. No dia seguinte, o avô também dá ótimos conselhos à ela. Agora para se preparar ele vai andando pra tudo quanto é lado. A mãe diz a filha que deixou ele praticar balé porque o faz feliz. Depois que o jovem faz as pazes com o idoso, ele consegue entrar no concurso de balé. 

O guri ficou bravo porque ele entrou no concurso de balé, e enche ele de porrada. Tanto fez que ele cai da escada. Pelo visto o guri não vai parar ate ele estar morto. Mas o idoso o encontra e o leva para o hospital. Agora ele esta com o pé engessado. O idoso cuida do jovem como se cuidasse de um filho. O guri fez tudo aquilo por inveja. Diz que agora ele não vai mais voar como um pássaro. O idoso se encontra com o guri, e percebe que ele mesmo tem muito em comum com ele. Que desde jovem e casado fez tudo o que podia, apenas para sobreviver mais um dia e não adiantou muita coisa. E também dá conselhos valiosos ao guri. O jovem esta cada vez mais ligado ao idoso. E estão todos preocupados com o jovem. Aos poucos a família vai aceitando que ele gosta de fazer balé, menos o filho mais velho. O amigo do jovem esta com raiva porque o guri quase mata ele. Finalmente o guri esta gostando do idoso. Agora o jovem mesmo machucado treina o idoso para ficar com os passos afiados para a competição. O BFF do jovem, vai atrás do guri para tirar satisfação pelo machucado do amigo e diz umas verdades na cara do guri. A neta do idoso tenta descobrir o que gosta de fazer na vida. E ele pede uma carona pra neta. O idoso quer juntar o jovem com sua neta. Ele pergunta se ela descobriu o que a faz feliz, mas ela ainda não tem a mínima ideia. A mulher do filho mais velho, taca umas verdades dolorosas na sua cara, antes de se encontrar com a filha. A mãe dele ainda esta com raiva do que ele disse sobre seu pai. Apesar de tudo, o idoso se preocupa muito com os filhos. Ele conseguiu ate uma cadeira de rodas para o jovem. Ele se recuperou bem rápido das lesões graças ao idoso e sua esposa. Agora se ele fizer as fisioterapias, ele vai estar recuperado pra competir. A cada dia que passa, os dois se tornam mais amigos. Enquanto o professor observa o aluno, ele percebe que o jovem tomou remédio para dor. E percebe o quanto seu aluno é parecido com ele, e não quer que ele cometa os mesmos erros. O idoso percebe que tem alguma coisa errada com ele, por não se lembrar de seu aniversario de casamento. Eles vão a lugares para comemorar o aniversario de casamento. Eles vão ao aquário. O filho mais velho não esta gostando nada do sucesso da esposa. O professor tenta ajudar o aluno. A mulher acha que o idoso se perdeu. E pede ajuda ao jovem para encontrá-lo. O cara esta ficando desmemoriado.

O velho esta ficando sem memoria. Ele esta ficando tão ligado ao idoso, que quando ele some, ele corre para procurar. O cara esta perdido no aquário sem celular. Quanto tempo vai demorar para a família dele descobrir sua doença. Ele esta cada dia mais, esquecendo as coisas importantes. Aos poucos o jovem e o idoso vai se preocupando mais um com o outro. O cara esta preocupada com a filha fazendo Freelancer, em vez de apoiar e ficar feliz por ela. O jovem continua ensinando ele. A cada dia mais, o professor lamenta mais não poder dançar balé, e ele conta sua historia ao aluno. A mulher mete a boca na vizinha abelhuda invejosa, que tem inveja do idoso por dançar. Enquanto o jovem se abre com ele sobre as coisas, o idoso se lembra um acidente no passado que poderia ter acontecido a mesma coisa que aconteceu com o jovem. A cada dia que passa, as historias de vida se unem em um amor em comum pelo balé. É aniversario do filho mais novo. Todos no bairro diz que ele esta passando vergonha depois de velho. Dá pra aprender balé só assistindo. E o jovem em todos os momentos pensa em ensinar. Ele diz o que pensava e que as vezes sentia vergonha em roupas de balé. O professor diz que ele ainda pode achar seu estilo de balé. Parece que não é só o jovem que o idoso toca com seus ensinamentos de vida, mas também todos ao redor. O jovem diz que o idoso tem que mostrar seu treinamento para o povo assistindo, diz que isso tudo é só um aperitivo já que um dia ele voará como um pássaro nos palcos de dança. Foi linda a apresentação do idoso. O que mostra que não se tem idade para fazer as coisas que gosta. O jovem descobre que o idoso tem Alzheimer. O medico diz que ele tem que dizer pra família da sua doença da memoria. Porque eles podem ajudá-lo a se lembrar das coisas.  

O jovem descobre que o idoso tem a doença da memoria, agora não sabe lidar com esse segredo. Ele não sabe como contar isso para família. Parece que a família inteira já conhece o jovem de uma forma ou de outra. Ele foi atrás do idoso na casa dele todo preocupado com ele, mais não tem coragem de contar o que ele sabe pra família. Mais a mulher do idoso o apresenta para a família, como o professor de balé do pai deles, e ela já percebeu que praticamente toda a família já conhece o jovem de um jeito ou de outro. Ele conta pra família que o idoso se apresentou hoje para bailarinos experientes. O marido da filha do meio diz que as pessoas precisam se desafiar para fazer as coisas que desejam na vida. O jovem diz que inveja a família do idoso. Ele não sabe se deve ou não contar sobre a doença do idoso. O jovem aprender a se importar com o idoso. Ele percebeu que o idoso esqueceu o celular e o caderno. Ele esta cada dia mais esquecido com o passar do tempo. O professor do jovem esta ficando maluco. O jovem pergunta coisas sobre a vida com o idoso. Ele diz pro idoso como era sua relação com seu pai, e do porque ele foi preso. Ele conta pro jovem como foi a relação dele com seu pai, que era muito ruim mais que melhorou com o tempo. Pro jovem, o idoso esta se tornando o pai que ele não convive. Ele esta preocupado com o idoso por não ter contado para a família a doença da memoria. E pede conselhos ao seu BFF. A mulher do idoso esta preocupada com a filha e seu marido por não terem filhos ainda, eles devem estar chateados por depois de todo esse tempo, ainda não terem filhos. O idoso foi ao medico para a consulta marcada. Vai acabar dando um treco no idoso no meio da rua. O jovem percebeu o lapso de memoria do velho. Mas ele consegue achar o idoso, e enquanto o jovem dança para o idoso, ele se lembra de onde esta e quem é o jovem. Ele lembrou do jovem de novo.

O guri e os amigos ficam admirados com o bem que o balé faz para a memoria do idoso. O jovem não sabe o que fazer com seu segredo sobre o idoso. Mais ele acaba falando sobre a doença do idoso, com o filho mais novo, porque esta preocupado depois da falta de memoria que o idoso teve no meio da rua, e que ele podia ter se machucado seriamente por isso, se ele não tivesse encontrado o idoso a tempo. Ele não queria falar, mais acabou falando por causa da preocupação com o idoso. O mais novo fala com o mais velho, e sem querer descobre o porque de seu pai não ter dito sobre a falta de memoria. Ate o guri ficou mexido com o velho sem memoria. O filho mais novo, se deu conta de que o professor de balé do pai estava certo. E os dois resolvem se unir para ajudar o idoso. O mais novo resolve gravar um documentário sobre o pai e seu amor por balé, e ao mesmo tempo ficar de olho no pai. Ele achou a prova de que o jovem falava a verdade, e foi procurar um medico para saber o real estado de seu pai. Ele ainda não contou pra mãe da doença do pai. A mãe conta ao filho mais velho sobre o documentário que o mais novo vai fazer sobre o pai. O velho deixa uma mensagem para sua neta na radio, onde esta trabalhando de freelance. Ela fica feliz com a mensagem que seu avô deixou para ela através da musica e agradece. Agora mais do que nunca o jovem quer ajudar o idoso a realizar seu sonho. O idoso dá conselhos pro mais jovem sobre a vida adulta como é, e como ele pode querer um dia viver sua vida de forma plena. Pai e filho estão cada vez mais unidos conforme eles passam algum tempo juntos por conta da doença dele e do balé, acabaram se tornando confidentes. O jovem esta tão preocupado com o idoso que instala um GPS no celular do velho e conecta com o seu para saber onde ele esta no momento presente. Ele faz seu turno solo com o dono do Studio e depois vai para casa. O jovem sabe que o idoso esta doente e também sabe pelo que conhece dele, que ele quer fazer o melhor que pode até o fim, ou até esquecer quem é, o que vier primeiro. Mais bailarino famosos aparecem no Studio e ficam admirados por ele estar aprendendo balé aos 70 anos de idade. O jovem tanto fez, que conseguiu colocar o idoso em uma audição de balé. E o idoso quer apresentar o lago dos cisnes. Ele realmente gosta de o lago dos cisnes. O pai do jovem vai finalmente visitar ele. O filho mais novo esta feliz de seu pai finalmente conseguir seguir seus sonhos. E aos poucos as coisas entre o jovem e o pai dele vão se ajustando. O idoso tem outra recaída em sua doença.

O jovem encontra o idoso tendo outra recaída da doença, mas felizmente o idoso consegue se lembrar dele quando o vê. O idoso esta apavorado com o que esta acontecendo com ele. O idoso descobre que o jovem e o seu filho do meio já sabem de sua doença. Ele tão desnorteado com o descobrimento dos outros de sua doença que é quase atropelado. Ele esta tão preocupado com os repentinos lapsos de memoria do idoso que esta pensando em parar de dar aulas de balé para ele. O idoso não disse pro filho do meio que o jovem quer parar de lhe dar aulas de balé. Com a historia da doença do pai dele, o filho do meio se reaproxima novamente de seus pais. Até a mulher do velho já sabe de sua doença, mas quer fingir que não sabe até ele ter coragem de contar. Com cada vez mais seu pai esquecendo das coisas, o filho do meio quer contar sobre a doença dele para seus irmãos. A mulher logo descobriu a mentira do velho, e agora fala com o filho toda preocupada. Estão todos preocupados com ele, ainda mais agora que ele sumiu e não atende o celular. Todos que se preocupam com ele, estão rodando a cidade procurando ele. Preocupado com ele, o do meio diz ao mais velho a doença que o pai deles tem. Ele diz ao jovem que esta apavorado com sua memoria faltando, mas ele não deixou de ensaiar e a memoria muscular de seu corpo esta ótima. Tudo o que o idoso quer é voar como um pássaro pelo menos uma vez na vida.

A mulher espera pelo marido na porta de casa. Os dois se recordam do dia em que ele finalmente se aposentou do trabalho. Agora que todos descobriram sobre a doença, eles se unem para pensar em uma forma de ajudá-lo a passar por tudo isso o melhor que podem. Todos os filhos querem decidir sobre a vida dele agora, mas felizmente sua neta faz todos voltarem pra terra e diz que apesar de tudo, ele ainda tem direito a opinar sobre sua vida. A neta do velho se encontra com o jovem e agradece por ele estar cuidando de seu avô. O idoso conheceu o local da sua audição de balé. O idoso esta ajudando na vida de outros adolescentes também, além da sua neta e professor de balé. O jovem diz que mesmo que o idoso não se lembre dele, ele sempre estará do seu lado em tudo. O idoso vai concluir o ensaio do dia, no local onde será a audição de balé. O idoso esta preocupado com seu filho mais velho, que esta sendo o bode expiatório do escritório todo, com algo que ele não fez sozinho. Enquanto o filho mais velho esta depressivo com a vida que tem, ele se lembra de algo que seu pai lhe disse anos atrás para encorajá-lo a seguir seus sonhos na vida. Com a visita de seu pai no trabalho, o filho mais velho acaba se lembrando de um sonho de infância que tinha graças a um presente dele, e ele conversa com sua esposa sobre esse sonho que tinha mais nunca conseguiu realizar na vida. O idoso chega finalmente para sua audição de balé, e a apresentação é linda de ver, e seu jovem professor fica orgulhoso dele. Ele passou na audição e vai poder se apresentar num palco de verdade. A esposa do mais velho diz que vai apoiá-lo no que ele decidir e que se ele quiser parar de trabalhar ele pode, inclusive se ele quiser seguir seu sonho, ela estará junto com ele. Agora o idoso é oficialmente um bailarino reconhecido. O dono do Studio de balé diz que as coisas serem melhores se os dois apresentarem um dueto no palco. O idoso finalmente esta ensaiando para apresentar no palco o LAGO DOS CISNES. Finalmente as coisas estão se ajeitando para o jovem e seu pai. Enquanto estava voltando pra casa, o idoso tem uma recaída em sua doença, que ele sabe que vai piorar cada vez mais com o passar do tempo. Agora sua família inteira esta o apoiando com seu sonho.

Deu branco total na mente do idoso, ele não se lembra nem da esposa dele. O medico acha que ele não conseguirá se apresentar no palco pela falta de memoria recente. A mulher dele quer levá-lo ao Studio para ver se ele se lembra de alguma coisa ao estar lá, e eles querem avisar o jovem disso também. O jovem coloca lembretes nos lugares para ativar novamente sua memoria. Quando visita o Studio sua memoria vai voltando aos poucos e ele se lembra de quem lhe ensinou balé, e se lembra de sua família. Ele finalmente graças ao apoio de sua família, e começa a contar as pessoas sobre sua doença. Ele se recusa a dançar na apresentação sem o idoso, por causa de uma promessa que fez. Toda a família dele, vai prestigiar a realização do seu sonho de se apresentar como um bailarino. O jovem escreve palavras chaves para ajudar o idoso a se lembrar das coisas. Tem uma apresentação e a próxima é a apresentação dos dois. O jovem consegue trazer o idoso do fundo do poço das lembranças. Graças a memoria muscular e todos os ensaios que ele participou, ele  consegue se lembrar de toda a coreografia da apresentação. Ele realmente realizou seu sonho, e mais tarde conta a família que quer ir morar em uma casa de repouso para não dar trabalho à eles. Ele quer ir pra lá antes de perder a memoria de vez. Agora que o idoso já voou, ele quer ajudar o jovem a se preparar para sua apresentação solo, daqui a duas semanas. O filho mais velho conta para sua filha sobre seus sonhos de adolescente. E diz que era o basebol que o fazia feliz, e que ver seu pai realizando seu sonho no palco, o fazia lembrar disso. O filho do meio termina de gravar o documentário sobre o seu pai ser bailarino, e decide voltar a trabalhar como médico para dar mais tempo para as pessoas aproveitarem com quem ama. Aos poucos as pessoas ao redor vão descobrindo o que amam e realizam seus sonhos. Se passaram 3 anos desde que finalmente o idoso pode voar como um pássaro, e agora ele não se lembra de ninguém. Todos que ele conheceu enquanto fazia balé estão tristes com esse fato. O filho mais velho se tornou técnico de basebol. O jovem se torna um bailarino mundialmente conhecido. Graças ao balé e ao jovem, o idoso se lembra das coisas depois de 3 anos.  

Por enquanto é isso. Foi maravilhoso perceber que apesar de todas as dificuldades apresentadas no caminho, ainda a como sonhos serem realizados não importa a idade nem suas limitações.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário