quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Filme O Caderno de Tomy

 Oi gente, tudo bem?

Hoje venho com um filme que estava a muito tempo, na minha lista do catalogo da netflix para assistir, mas estava sem coragem de ver. É baseado em fatos reais. Possuí 1h40min de duração. Pode conter SPOILERS.

Lutando contra um câncer terminal, uma mãe deixa um caderno cheio de reflexões sobre a vida, a morte e o amor para o filho se lembrar dela. 

Aqui conhecemos Marie, uma mulher na casa dos 40 anos. Que está com câncer, ela vai ao hospital para tratamento, mas em seu intimo ela sabe que vai morrer, só não sabe quanto tempo ainda tem.

Entre tratamentos para conter o câncer, e remédios para lidar com a dor, Marie passa os dias entre amigos e familiares, até relatando e as vezes reclamando de como é ser uma paciente com câncer no twitter.

Com o passar do tempo, graças as suas postagens no twitter, Marie acaba se tornando famosa, sendo chamada para dar entrevistas na TV, mesmo de dentro do hospital.

Em meio a esse turbilhão de emoções, e sabendo que morrerá em breve, Marie resolve escrever para o filho pequeno sobre as coisas, de como foi a história de seu nascimento, assuntos que ela queria dizer pessoalmente mais não poderá, pensamentos sobre a vida e também sobre a morte.

Também há a questão do suicídio consentido, quando a pessoa esgota suas forças e tratamentos possíveis, e já está ao ponto de não conseguir lidar com a dor. No caso dela, foi exatamente isso, porque se ela pudesse não teria escolhido essa opção, afinal antes do câncer ela era toda cheia de vida, casada com um filho pequeno que com certeza queria ver crescer.

Posso estar falando besteira, mas acho que nesse caso, pode até ser uma questão humana, dar a morte honrosa e escolhida pelo paciente terminal. Quem está ao redor, deve levar em conta os desejos da pessoa em si. Assim como tem pessoas que querem dar seus órgãos e ser cremada, um paciente terminal tem o direito de escolher como morrer.

Por hoje é isso.

OBS: Marie morreu 4 meses depois de dar entrada no hospital. O caderno que escreveu pro filho acabou sendo publicado, e se tornou um livro Best Seller pelo mundo.

Volto em breve.

Atenciosamente, Thays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário